Questões Militares
Sobre cinemática vetorial em física
Foram encontradas 31 questões
Assinale a alternativa que apresenta a expressão correta do módulo da velocidade da sombra a partir do instante em que esta começa a ser projetada sobre a parede.
O desenho abaixo mostra um semicírculo associado a uma rampa, em que um objeto puntiforme de massa m, é lançado do ponto X e que inicialmente descreve uma trajetória circular de raio R e centro em O.
Se o módulo da força resultante quando o objeto passa em Y é √5 mg , sendo a distância de Y até a superfície horizontal igual ao valor do raio R, então a altura máxima (hmax) que ele atinge na rampa é:
DADOS: Despreze as forças dissipativas.
Considere g a aceleração da gravidade.
Calcule a velocidade tangencial, em km/h, do movimento de translação do planeta Terra em torno do Sol. Para esse cálculo considere:
1- Que a luz do Sol leva 8 minutos para chegar até a Terra.
2- A velocidade da luz no vácuo igual a 3.108
m/s.
3- As dimensões da Terra e do Sol devem ser desprezadas.
4- O raio do movimento circular da Terra em torno do Sol como
a distância que a luz percorre em 8 minutos.
5- O movimento da Terra em torno do Sol como sendo um
Movimento Circular Uniforme (MCU).
6- O valor de π = 3.
7- Um ano = 360 dias.
Observações: • considere a terra uma esfera perfeita; • considere o eixo de rotação do planeta perpendicular ao plano de translação; • o experimento foi executado na linha do Equador; e • desconsidere o movimento de translação da Terra.
Dados: • período de rotação da Terra: T; e • distância vertical entre os olhos do segundo observador e o nível do mar: ℎ
Um cilindro de raio R rola, sem deslizar, em velocidade angular , sobre uma superfície plana horizontal até atingir uma rampa. Considerando também que o rolamento na rampa seja sem deslizamento e chamando de g a aceleração da gravidade, a altura máxima, h, que o eixo do cilindro alcança na rampa em relação à superfície plana é:
Analise a figura abaixo.
A figura mostra um pequeno bloco de massa m, que inicialmente estava em repouso na posição A, e deslizou sobre a superfície sem atrito em uma trajetória circular ADB de raio r. Sendo g a aceleração da gravidade, qual o módulo da força exercida pela superfície sobre o bloco, ao passar pelo ponto C, em função do ângulo a indicado na figura?
Considere que um garoto desce um rio em uma pequena jangada cujas águas possuem velocidade constante de 10 km/h em todos os pontos e que esse garoto precisa ser resgatado. A equipe de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar fará o resgate em um barco cuja velocidade própria é de 50 km/h. Analise a imagem a seguir.
Enquanto não chega à jangada, e para resgatar o garoto
sem variar a direção da proa do barco, o vetor velocidade
desse barco deverá apontar para o sentido
No plano Oxy, em que o eixo Oy é vertical e orientado para cima, um ponto material de massa m desliza sobre a curva xy = 1 , 1/2 ≤ x ≤ 2 , sob a ação exclusiva da força peso.
Admita que a aceleração da gravidade é g = 10m / seg2 e que o ponto material foi abandonado com velocidade nula no ponto mais alto da curva. Nessas condições, considerando o SI, seu vetor velocidade ao chegar ao ponto mais baixo da curva será:
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos
(PROSUB) da Marinha do Brasil (MB) prevê para os
próximos anos a conclusão da construção de quatro
submarinos convencionais e um submarino de propulsão
nuclear. O moderno submarino convencional pode
manter, quando submerso, uma velocidade média de 25
km/h, enquanto o nuclear 50 km/h. Considere o cenário
em que um navio inimigo aproxima-se de uma Plataforma
de Petróleo da Petrobrás distante 100 km da Base Naval
de Submarinos. A MB resolve, então, enviar um submarino
a fim de dissuadir o inimigo. O nuclear encontra-se pronto
para partir da base e o convencional encontra-se em
pronto-emprego no mar a 75 km de distância da
mencionada plataforma. Desconsiderando qualquer tipo
de correnteza e considerando que tanto um como o outro
possam se deslocar em linha reta submersos até a
plataforma e que o critério de escolha do submarino por
parte da MB se baseie apenas no menor intervalo de
tempo de deslocamento para chegar ao destino, marque a
opção que apresenta o submarino que será escolhido e a
diferença de intervalo de tempo entre eles.
Analise a figura abaixo.
Na figura acima, duas partículas A e B estão conectadas por
uma haste rígida de comprimento L e massa desprezível. As
partículas deslizam ao longo de trilhos perpendiculares que
se cruzam no ponto O. Se A desliza no sentido negativo de y com uma velocidade constante vA, a razão entre a velocidade
de B e a velocidade de A, vB/vA, quando 0=30º, ê
Analise a figura abaixo.
Uma placa quadrada, de momento de inércia I=7, 0kg.m2 em relação ao eixo fixo z, está firmemente presa a este mesmo eixo. Desse modo a placa está confinada a mover-se sobre o plano xy e a girar em torno deste, com velocidade angular constante ω=0,70rad/s. Num dado instante t, ima partícula altamente aderente, uma partícula altamente aderente, de massa m=2,0kg, posicionada sobre o eixo z a uma distância de 5,0m da placa, conforme indica a figura acima, é lançada com uma velocidade =2,0 (m/s), no mesmo instante do plano xy. Qual a velocidade angular, em rad/s, da placa em torno do eixo z, no instante t=5s?
DADO: g=10m/s2
Analise a figura abaixo.
Uma haste uniforme, de comprimento L, massa M e momento de inércia I, gira em torno de um eixo vertical fixo com
velocidade angular ω, conforme indica a figura acima. Num
dado instante t', ela tem todo o seu comprimento colocado em
contato com uma superfície horizontal. Sendo g a aceleração
da gravidade local e μ o coeficiente de atrito cinético
entre a haste e a superfície, quanto tempo leva, a partir de
t', para a haste atingir o repouso?
Um observador posicionado na origem de um sistema cartesiano verifica que uma partícula livre, de massa m=1kg, no instante t=2s, ocupa a posição (2m, 5m,0) e, no instante t=5s, ocupa a posição (4m,3m,0). Qual a medida do vetor quantidade de movimento angular da partícula efetuada pelo observador em t=7s?
Caso necessário, use os seguintes dados:
Constante gravitacional G =6,67 × 10−11m3/s2kg. Massa do Sol M= 1,99× 1030 kg. Velocidade da luz c = 3× 108m/s. Distância média do centro da Terra ao centro do Sol: 1,5 × 1011 m. Aceleração da gravidade g = 9,8 m/s2 . Raio da Terra: 6380 km. Número de Avogadro: 6,023 × 1023 mol−1 . Constante universal dos gases: 8,31 J/molK. Massa atômica do nitrogênio: 14. Constante de Planck h =6,62× 10−34m2kg/s. Permissividade do vácuo: ε0 = 1/4πk0. Permeabilidade magnética do vácuo: µ0.
Considere a Terra como uma esfera homogênea de raio R que gira com velocidade angular uniforme ω em torno do seu próprio eixo Norte-Sul. Na hipótese de ausência de rotação da Terra, sabe-se que a aceleração da gravidade seria dada por g = GM/R2 . Como ω ≠ 0, um corpo em repouso na superfície da Terra na realidade fica sujeito forçosamente a um peso aparente, que pode ser medido, por exemplo, por um dinamômetro, cuja direção pode não passar pelo centro do planeta. Então, o peso aparente de um corpo de massa m em repouso na superfície da Terra a uma latitude λ é dado por
Um avião decola de uma cidade em direção a outra, situada a 1000 km de distância. O piloto estabelece a velocidade normal do avião para 500 km/h e o tempo de vôo desconsiderando a ação de qualquer vento.
Porém, durante todo o tempo do vôo estabelecido, o avião sofre a ação de um vento no sentido contrário, com velocidade de módulo igual a 50 km/h.
Decorrido, exatamente, o tempo inicialmente estabelecido pelo piloto, a distância que o avião estará do destino, em km, é de