Questões Militares
Sobre teoria quântica em física
Foram encontradas 28 questões
A respeito desses dados é correto afirmar que
Considere que um feixe de raios X com comprimento de onda 8,88 × 10–11 m incida sobre uma amostra de carbono e os fótons desse feixe, espalhados pelos elétrons livres da amostra, sejam observados a 60º da direção de incidência. Adotando h = 6,6 × 10–34 J · s para a constante de Planck, c = 3,0 × 108 m/s e m = 9,1 × 10–31 kg, a energia dos fótons dos raios X, após o espalhamento causado pela amostra de carbono, é
O filamento aquecido libera elétrons (efeito termiônico) que são acelerados pela fonte de alta tensão e, em seguida, bombardeiam o alvo A, ocorrendo aí a produção dos raios X. Se a ddp na fonte de alta tensão for de 25 kV, o comprimento de onda mínimo, em Å, dos fótons de raios X será de, aproximadamente,
Na questão de Física, quando necessário, use:
• massa atômica do hidrogênio: mH = 1,67⋅10–27 kg
• massa atômica do hélio: mHe = 6,65⋅10–27 kg
• velocidade da luz no vácuo: c = 3⋅108 m/s
• constante de Planck: h = 6⋅10–34 J⋅s
• 1 eV = 1,6⋅10–19 J
• constante eletrostática do vácuo: k0 = 9,0⋅109 N⋅m2 / C2
• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2
• cos 30º = sen 60º = √3/2
• cos 60º = sen 30º = 1/2
• cos 45º = sen 45º = √2/2
No interior do Sol, reações nucleares transformam quantidades enormes de núcleos de átomos de hidrogênio (H), que se combinam e produzem núcleos de átomos de hélio (He), liberando energia.
A cada segundo ocorrem 1038 reações de fusão onde quatro átomos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio, conforme esquematizado abaixo:
4H → He + Energia.
A energia liberada pelo Sol, a cada segundo, seria capaz de
manter acesas um certo número de lâmpadas de 100 W.
Nessas condições, a ordem de grandeza desse número de
lâmpadas é igual a
Analise as afirmativas abaixo, com relação aos princípios de Mecânica Quântica.
I - A função de onda de uma partícula permite calcular o valor esperado de qualquer grandeza observável.
II - O deslocamento Compton devido ao núcleo é muito maior que o devido ao elétron.
III- A corrente fotoelétrica é diretamente proporcional à frequência da luz incidente.
IV - A função trabalho é uma quantidade que depende apenas do metal considerado.
V - É possível medir simultaneamente, com precisão arbitrária, as três componentes do vetor posição de uma partícula.
Assinale a opção correta.
Analise a figura abaixo.
Um elétron com energia cinética de 1,000MeV colide com um pósitron em repouso. As duas partículas se aniquilam emitindo dois fótons, conforme a figura acima. Qual é a energia de cada fóton?
Dados: massa do elétron m = 9,109x10-31kg,
carga do elétron e = 1,602x10-19C,
velocidade da luz c = 2,998x108m / s .
Um elétron, movendo-se sobre uma reta, tem sua função de onda dada por (x)= A e-|x|/a onde A e a são números reais com dimensão apropriada. O valor de A é :
A incerteza mínima na energia de um estado excitado de um átomo é uma grandeza conhecida como largura natural do estado. Se a vida média de um dado estado excitado de um átomo é de 10-8s, sua largura natural, em eV, é
Dado: h= 6,58.10-16 e V.s
o fenômeno do efeito fotoelétrico consiste na liberação de elétrons pela superfície de um metal, após a absorção da energia proveniente da radiação eletromagnética incidente sobre ele, de tal modo que a energia total da radiação seja parcialmente transformada em energia cinética dos elétrons expelidos. Analise as afirmativas abaixo, relativas à explicação desse fenômeno, tendo por base o modelo corpuscular da luz.
I - A energia cinética máxima dos elétrons expelidos depende apenas da intensidade da radiação eletromagnética incidente e da função trabalho do metal.
II - Os elétrons com energia cinética nula adquiriram energia suficiente para serem arrancados do metal .
III - Para que os elétrons sejam expelidos do metal, é necessário que a intensidade da radiação incidente seja suficientemente alta, independentemente da frequência da radiação.
Assinale a opção correta.
Pode-se afirmar que
A figura acima apresenta uma placa fotovoltaica em forma de hexágono sustentada por uma estrutura em forma de cubo, que pode girar em torno do eixo de rotação assinalado. Esta placa tem a capacidade máxima de 100 W de potência e sua tensão de saída é constante em 10 V. A potência máxima é atingida quando a radiação solar incide na placa perpendicularmente. Sabe-se que a radiação incide perpendicularmente à aresta e ao eixo de rotação (θ = 0 na figura). A maior inclinação θ que a estrutura cúbica pode sofrer, diminuindo a potência fornecida pela placa, e ainda assim permitindo que a mesma alimente um resistor de 2,5 Ω, é: