Questões Militares
Sobre fisioterapia neurológica em fisioterapia
Foram encontradas 219 questões
Sobre as abordagens Fisioterapêuticas no tratamento das disfunções sensoriomotoras, muitas vezes presentes no paciente com EM, analise as assertivas a seguir.
I. Para manter a mobilidade articular e controlar a espasticidade, o Fisioterapeuta deve levar em consideração a dominância de reflexos, hipertonicidade e movimentos estereotipados. Alongamentos passivos e ativos devem ser realizados diariamente, assim como exercícios ativos na amplitude de movimento disponivel.
II. Com a intenção de gerar compensação da perda de sensibilidade, frequentemente presente no paciente com EM, deve-se objetivar a maximização da segurança, utilizando do feedback visual e aumento da consciência da distribuição do comprometimento sensorial. A utilização de exercícios de coordenação combinada com estimulação sensorial pode melhorar a percepção sensorial.
III. Os exercícios de fortalecimento para os músculos agonistas relativamente fracos, associados aos exercicios de relaxamento dos músculos antagonistas, podem levar à melhora da mobilidade e funcionalidade do paciente com EM. A redução da funcão muscular, geralmente, resulta de uma variedade de causas, incluindo o processo patológico, o desuso, ou a própria espasticidade dominante sobre os músculos antagonistas.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Associe as colunas relacionando as patologias neurológicas com suas respectivas definições.
Patologia neurológica
(1) Meningite
(2) Doença de Huntington
(3) Síndrome de Wolf-Hirschhorn
(4) Doença de Wilson
Definição
( ) infecção que se alastra através do líquido cérebroespinhal com o processo inflamatório envolvendo a piamáter e a substância aracnoide, o espaço subaracnóideo e, menor extensão, os tecidos superficiais do cérebro e da medula espinhal.
( ) também denominada de degeneração hepatolenticular, causada por metabolismo deficiente de cobre. Na patologia ocorre uma elevação de cobre absorvido do trato intestinal, com uma elevação subsequente na quantidade de cobre no sangue e aumento de cobre depositado nos tecidos. Os efeitos tóxicos causados pelo cobre levam a uma degeneração do fígado e dos gânglios da base.
( ) caracterizada clinicamente por retardo no desenvolvimento psicomotor e de crescimento grave, hipotonicidade, convulsões e microcefalia, incluindo outras anomalias como palado fendido e malformações cardíacas.
A sequência correta dessa classificação é:
Considerando as diversas causas de dor lombar e a possibilidade de a lesão discal estar presente, analise as assertivas abaixo.
I. Em uma protrusão discal o disco se torna mais saliente posteriormente, sem ruptura do anel fibroso. II. Em um sequestro discal há formação de fragmentos do anel fibroso e do núcleo pulposo fora do próprio disco. III. Em uma extrusão discal ocorre perfuração do anel fibroso e deslocamento de material discal (parte do núcleo pulposo) para o interior do espaço epidural.
Estão corretas apenas as assertivas
( ) Tratamento dos sintomas para reduzir ou eliminar a dor ou os ruídos articulares, ou ambos.
( ) Tratamento da causa subjacente e recuperar a função mandibular e cervical normal. Geralmente, os exercícios selecionados são executados pelo paciente de forma regular para manter a força muscular e a mobilidade artrocinemática da articulação na ATM e na coluna cervical.
( ) Tratamento do fator predisponente. Isso pode ser alcançado de forma mais eficaz com uma abordagem abrangente com foco nos fatores que contribuem para a má postura, estresse, depressão e hábitos orais parafuncionais.
A sequência está correta em
I. Sistema cardiovascular (taxa cardíaca, ritmo e pressão arterial anormais). II. Sistema metabólico / endócrino (osteoporose). III. Sistema neuromuscular (fraqueza muscular generalizada, perda de resistência). IV. Sistema pulmonar (taxa, ritmo, padrão respiratório anormal).
Está correto o que se afirma em
( ) A obstrução de uma das artérias cerebrais anteriores pode causar, dentre outros sintomas, paralisia e diminuição da sensibilidade no membro inferior do lado oposto.
( ) Quando não são fatais, na obstrução da artéria cerebral média pode haver graves distúrbios de linguagem.
( ) A obstrução da artéria cerebral posterior (ramo direto da artéria cerebelar inferior posterior) pode causar distúrbios no campo visual.
A sequência está correta em
I. Fase I: flacidez; Fase II: desenvolvimento gradual da espasticidade com início de sinergias.
II. Fase III: aumento da espasticidade com algum controle voluntário das sinergias; Fase IV: diminuição da espasticidade com aumento do controle dos componentes sinérgicos. A recuperação pode terminar nessa fase com a persistência das sinergias ou com a diminuição parcial das sinergias totais.
III. Fase V: as sinergias já não controlam os atos motores.
IV. Fase VI: desenvolvimento do movimento articular individual com início de coordenação.
Está correto o que se afirma em
I. 0: ausência de tônus.
II. –1: leve aumento do tônus. Mínima resistência a extensão máxima em movimento passivo; +1: leve aumento do tônus. Discreta resistência persiste em menos da metade do movimento passivo.
III. 2: aumento nítido do tônus, mas membro movido facilmente; 3: aumento considerável do tônus – dificuldade de movimentação passiva.
IV. 4: membro rígido na extensão e na flexão.
Está correto o que se afirma em
(TEIXEIRA, A. et al., 2007.) Nos reflexos superficiais (cutâneos e mucosos) o estímulo provocador do reflexo é superficial e feito, em geral, com um estilete de ponta romba (palito de fósforo); a resposta é a contração de um grupo muscular. Em relação a tais reflexos superficiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Reflexo cutâneo abdominal: estimulação com um objeto semipontiagudo na região abdominal dos flancos para a cicatriz umbilical na região da inervação das raízes T7-T9, T9-T10, T11-T12, com o paciente deitado. É importante que o estímulo provocador seja rápido, sendo difícil provocar a resposta com a manobra lenta. Como resposta, haverá a contração da musculatura abdominal com desvio da cicatriz umbilical para o lado estimulado (músculo reto abdominal e oblíquos). Esse reflexo encontra-se abolido nas lesões segmentares da medula (T6-T12) e nas lesões piramidais acima de T6.
( ) Reflexo cutâneo plantar: estimulação com um objeto semipontiagudo na planta dos pés, do calcanhar em direção aos dedos, pela borda lateral do pé, com o paciente deitado. Como resposta, ocorrerá contração dos músculos flexores dos pododáctilos.
( ) Reflexo cutâneo plantar: estará abolido, sendo substituído pelo sinal de Babinski, nos casos de lesões nas vias piramidais.
A sequência está correta em
I. Prevenção de contraturas e trombose venosa profunda; redução de padrão motor espástico, bipedestação e deambulação.
II. Melhora da condição cardiopulmonar e metabólica; controle de movimentos de membro superior, como a preensão manual.
III. Movimentos para vencer a ação da gravidade e estimulação de movimentos finos como escrever.
IV. Respiração artificial com estimulação do nervo frênico; esvaziamento da bexiga e fortalecimento do assoalho pélvico.
Está correto o que se afirma em
Atualmente, devido à etiologia dos TCE, a maioria dos pacientes é acometida pelo TCE fechado, em que a calota craniana não é penetrada. Nos casos de acidentes automobilísticos, nos quais ocorre o impacto brusco ou aceleração-desaceleração, geralmente acontecem danos cerebrais difusos com uma variedade de problemas comportamentais, físicos e cognitivos. Dessa forma, o papel da reabilitação é fundamental, a fim de maximizar a qualidade de vida reduzindo a incapacidade desses pacientes. Em relação à fisiopatologia do traumatismo cranioencefálico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Lesão cerebral focal: apresentando como resultado a contusão, laceração e hemorragia intracraniana por trauma local direto.
( ) Lesão cerebral difusa: causando lesão axonal difusa e aumento do tamanho do cérebro (edema) pelo mecanismo de aceleração/desaceleração.
( ) Resultado da lesão cerebral: definido por dois mecanismos ou estágios diferentes: lesão primária (ocorrida no momento do trauma); lesão secundária (sendo o processo patológico iniciado no momento do trauma com manifestações clínicas tardias).
A sequência está correta em
A intensidade da resposta reflexa é graduada de acordo com uma escala. Em relação a tal escala, analise as afirmativas a seguir.
I. 0 = abolição do reflexo. II. 1 a 3 = clônus transitório. III. 4 = presente e com intensidade crescente. IV. 5 = clônus permanente.
Está correto o que se afirma apenas em