Questões Militares Sobre neuroanatomia em fisioterapia

Foram encontradas 57 questões

Q2194763 Fisioterapia
Os nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. A maioria deles liga-se ao tronco encefálico, excetuando-se apenas os nervos olfatório e óptico, que se ligam, respectivamente, ao telencéfalo e ao diencéfalo. Os pares de nervos cranianos fazem, de maneira geral, o suprimento sensitivo e motor da cabeça e do pescoço, e podem ser classificados em nervos eferentes ou motores (quando a informação sai do sistema nervoso central), nervos aferentes ou sensitivos (quando a informação entra no sistema nervoso central), ou nervos do tipo mistos.
Associe as colunas relacionando os nervos cranianos com suas respectivas funções.

Nervo Craniano 
(1) Glossofaríngeo (2) Trigêmeo (3) Hipoglosso (4) Facial

Função
( ) motricidade da língua. ( ) sensibilidade gustativa nos 2/3 anteriores da língua. ( ) sensibilidade geral e gustativa no terço posterior da língua. ( ) sensibilidade geral (temperatura, dor, pressão e tato) nos 2/3 anteriores da língua.
A sequência correta dessa classificação é: 
Alternativas
Q2194755 Fisioterapia
Os nervos periféricos são focos frequentes de lesões traumáticas, tais como esmagamento, compressão, estiramento e avulsão com secção parcial ou total, que resultam na descontinuidade da transmissão correta de impulsos nervosos e na diminuição ou perda da sensibilidade e motricidade no território inervado.
As lesões dos nervos periféricos podem ser divididas em três categorias, sendo que a condição onde o tubo de mielina encontra-se intacto, mas há ocorrência de comprometimento axonal com degeneração walleriana distal à lesão, é denominada de
Alternativas
Q2194754 Fisioterapia
Estrutura anatômica do sistema nervoso que limita posteriormente o III ventrículo, acima do sulco hipotalâmico, já na transição com o mesencéfalo. Contém como elemento mais evidente a glândula pineal, glândula endócrina de forma piriforme, ímpar e mediana, que repousa sobre o tecto mesencefálico e tem importante função, dentre outras, a regulação do ciclo de sono-vigília.
A estrutura anatômica descrita acima é o
Alternativas
Q2194748 Fisioterapia
Como todo o Sistema Nervoso Central, a medula é envolvida por membranas fibrosas denominadas meninges. A meninge mais delicada e mais interna adere intimamente ao tecido nervoso da superfície da medula e penetra na fissura mediana anterior. Quando a medula termina no cone medular, ela continua caudalmente, formando um filamento esbranquiçado nomeado de filamento terminal.
Marque a opção que apresenta a meninge citada no texto acima.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173835 Fisioterapia
São zonas e barreiras normais do movimento, EXCETO
Alternativas
Q2090214 Fisioterapia
A dor referida para o quadril é comum e deve ser avaliada na ausência de trauma agudo ou quando os sintomas não se originam claramente do quadril. A dor pode ser referida à região do quadril a partir de uma série de origens neuromusculoesqueléticas, EXCETO:
Alternativas
Q2090083 Fisioterapia
Ataxia é o termo geral utilizado para descrever a coordenação anormal de movimentos, sendo caracterizada por deficiência na velocidade, amplitude de deslocamento, precisão direcional e força de movimento. A dismetria é caracterizada por amplitude incorreta de movimento e força mal direcionada e reflete a deficiência na regulação da força muscular. Há uma quantidade excessiva de movimento (hipermetria) ou quantidade insuficiente de movimento (hipometria). Os movimentos hipermétricos podem ser melhor observados em movimentos curtos, rápidos e intencionais e durante os ajustes posturais. Por outro lado, os movimentos hipométricos são mais observados em movimentos lentos e de pequena amplitude. (SHEPHERED, R. e JANET, C. 2008.)
Em relação às manobras que são utilizadas para realizar a avaliação da coordenação motora, analise as afirmativas a seguir.
I. Prova index-nariz: tocar a ponta do nariz com o indicador. Essa prova deverá ser realizada acompanhada ou não pelo auxílio da visão.
II. Prova index-nariz-index: consiste em tocar o nariz com o index e, posteriormente, o index do examinador de forma repetida e com deslocamento de posição do index do examinador.
III. Prova calcanhar-joelho: paciente em decúbito dorsal, deve tocar o joelho com o calcanhar do lado oposto e deslizar o calcanhar ao longo da crista da tíbia.
IV. Prova dos movimentos alterados: efetuar movimentos sucessivos de pronação e supinação das mãos.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1818076 Fisioterapia
Cannoni et al (2012) estudaram 54 pacientes com lesões traumáticas de nervos cranianos atendidos no Pronto-Socorro Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no período de junho de 2010 a julho de 2012, por meio de estudo prospectivo baseado em protocolo próprio. Os autores constataram que o nervo craniano mais afetado de forma isolada, com quase 30% dos casos, foi o responsável por causar hiposmia ou anosmia uni ou bilateral quando lesado.
É correto afirmar que o nervo que se refere ao estudo apresentado é o
Alternativas
Q1818066 Fisioterapia
Existem alguns padrões de perda sensorial na mão que são decorrentes de lesões nervosas.
É correto afirmar que uma perda sensorial de 1/3 ulnar da mão toda (ventral e dorsalmente), do 5º dedo e metade ulnar do 4º dedo, corresponde a um possível comprometimento do nervo
Alternativas
Q1679640 Fisioterapia
O músculo tríceps braquial tem como ação a extensão do cotovelo. A cabeça longa também auxilia na adução e na extensão de ombro.

Com relação à inervação do músculo tríceps braquial, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1679639 Fisioterapia
Analise as seguintes características.

I. Inervação realizada pelos nervos C4 a C8.
II. Motor acessório da inspiração.
III. Contração simétrica determinando a extensão da coluna cervical sobre a coluna dorsal.
IV. Músculo composto principalmente por fibras musculares tipo I.

São características dos músculos escalenos
Alternativas
Q1668597 Fisioterapia

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a estrutura e a função da medula espinhal.

( ) É uma massa cilindroide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral.

( ) Está envolvida por membranas fibrosas denominadas meninges: dura-mater, aracnoide e pia-mater.

( ) Possui um funículo anterior que está situado entre a fissura mediana anterior e o sulco lateral anterior.

( ) Dela sai um total de sete pares de nervos cervicais que correspondem exatamente às sete vértebras cervicais.

A sequência correta é

Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: PM-AP Prova: FCC - 2018 - PM-AP - 2º Tenente - Fisioterapeuta |
Q959263 Fisioterapia
O cerebelo é muito propenso a sangramentos e hematomas intracerebelares. A artéria cerebelar superior possui ramos finos que podem romper em condições hipertensivas e lesar o cerebelo rostral e núcleos profundos como o núcleo
Alternativas
Q831391 Fisioterapia
Como se chama a via aferente do cerebelo que auxilia na correção dos movimentos em execução, uma vez que fornece ao córtex cerebelar detalhes da intenção de cada movimento? 
Alternativas
Q831389 Fisioterapia
Assinale a opção que apresenta a descrição do sinal de Tinel.
Alternativas
Q831387 Fisioterapia
Um paciente de 33 anos do sexo masculino apresenta alterações sensoriais, paralisia dos membros inferiores, da bexiga e do intestino. Não há hipertonia muscular e hiper-reflexia e os neurônios motores superiores permanecem intactos. Esse quadro clínico é compatível com
Alternativas
Q831386 Fisioterapia
Cristas ampulares e máculas são espessamentos do epitélio, das ampolas dos duetos semicirculares e do utrículo e sáculo, respectivamente, diferenciados em neuroepitélio, no qual terminam as ramificações da parte vestibular do nervo vestibulococlear. Sendo, assim é correto afirmar que as cristas ampulares são o meio pelo qual obtêm-se informações sobre
Alternativas
Q831376 Fisioterapia
No exame neurológico do traumatismo raquimedular (ASIA), a avaliação da motricidade pelo movimento dos dorsiflexores do tornozelo é indicação da preservação da raiz nervosa de
Alternativas
Q831369 Fisioterapia
O esvaziamento voluntário da bexiga depende da atividade coordenada da uretra e do músculo detrusor, com o relaxamento do assoalho pélvico. Isso ocorre com a ativação no músculo vesical dos receptores 
Alternativas
Q672862 Fisioterapia
Para a realização de exercícios terapêuticos da região lombopélvica, deve-se anteriormente avaliar os exames neurológicos desta região, como os testes neurocondutivos, analisando alterações sensoriais, motoras e de reflexos tendinosos, e assim correlacionar com o seu nível discal ou nervo periférico específico. Assim, na verificação de alterações de condução nervosa para o músculo quadríceps, a raiz nervosa e o nervo periférico envolvidos são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: A
5: C
6: E
7: A
8: B
9: A
10: D
11: C
12: B
13: B
14: D
15: A
16: E
17: B
18: B
19: E
20: B