Questões Militares Sobre pneumologia em fisioterapia

Foram encontradas 87 questões

Q2090133 Fisioterapia
A posição prona constitui recurso avançado nos casos de Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) grave. Durante a pandemia da Covid-19, muitos pacientes têm sido submetidos à posição prona, considerando a alta prevalência dos casos de hipoxemia grave nesse perfil de pacientes. Quais são as contraindicações absolutas da realização da posição prona?
Alternativas
Q1818064 Fisioterapia
Com o intuito de avaliar a capacidade funcional de um indivíduo com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o fisioterapeuta aplicou um teste por meio do qual orientou o paciente a caminhar um percurso de 10 metros, entre 2 cones, a uma velocidade previamente determinada, iniciando de maneira mais lenta, com um aumento controlado e progressivo do ritmo a cada 60 segundos. O paciente avaliado perpassou por doze estágios, sendo que a cada minuto um sinal sonoro indicava o início de um novo estágio que apresentava velocidade crescente. O teste foi interrompido assim que o paciente foi incapaz de manter o ritmo de deslocamento, não alcançando o cone subsequente, por duas vezes consecutivas.
Considerando a metodologia da aplicação do teste descrito, seu nome correto é
Alternativas
Q1786032 Fisioterapia
Em relação à mecânica do sistema respiratório, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1786030 Fisioterapia
Em relação ao sistema de controle respiratório, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1786024 Fisioterapia
A disfunção dos músculos respiratórios pode contribuir para a intolerância ao exercício, dispnéia e falência respiratória. Em relação ao treinamento específico dos músculos respiratórios, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1786018 Fisioterapia
A dosagem contínua da concentração de gás carbônico ao final da expiração (ETCO2) é uma forma importante de monitorização respiratória, pois permite de modo não invasivo a identificação e diagnóstico diferencial de situações que levam a distúrbios da ventilação. Em relação à capnometria e capnografia, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q1786015 Fisioterapia
A insuficiência respiratória aguda é a principal causa de morbidade/mortalidade nos pacientes com doenças neuromusculares (DNM), por isso, os testes de função pulmonar são muito utilizados para o diagnóstico e acompanhamento dessas condições. Sobre os testes de função pulmonar é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1786014 Fisioterapia
A partir de 2012, com a Definição de Berlim, a gravidade da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) passou a ser expressa, de acordo com a relação entre a pressão parcial de oxigênio no sangue arterial e fração inspirada de oxigênio, em Grave (PaO2/FiO2 ≤ 100), Moderada (PaO2/FiO2 entre 101 e 200) e Leve (PaO2/FiO2 entre 201 e 300).
Em relação às estratégias ventilatórias que devem ser utilizadas nos pacientes com diagnóstico de SDRA, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1786012 Fisioterapia
Sobre as técnicas de desobstrução brônquica utilizadas em adultos, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1786010 Fisioterapia
A curva de dissociação da hemoglobina reside na resposta da saturação às diferentes pressões parciais de oxigênio (O2), para atender as demandas metabólicas de captação e liberação de oxigênio. Em relação à curva de dissociação da hemoglobina, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1786009 Fisioterapia
O coração e o pulmão trabalham em conjunto para manter a oferta de oxigênio tecidual. Em relação à interação entre os sistemas cardiovascular e respiratório e aos possíveis efeitos da aplicação de pressão positiva expiratória final (PEEP) sobre eles, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1786008 Fisioterapia
A tosse é um mecanismo de defesa cujo objetivo é a limpeza das vias aéreas inferiores e da laringe. Com relação à tosse, atribua “V” para as assertivas verdadeiras ou “F” para as falsas e, em seguida, marque a alternativa que contém a sequência de resposta CORRETA, na ordem de cima para baixo:
( ) A fase explosiva pode estar comprometida em doenças obstrutivas ao fluxo de ar, estados dolorosos, instabilidade das vias aéreas ou acometimento em qualquer das outras 3 fases da tosse. O fisioterapeuta poderá assistí-la incentivando uma expiração forçada para facilitar a eliminação de secreção. ( ) A paralisia das cordas vocais, a traqueostomia, a intubação endotraqueal e a redução da tração elástica pulmonar são alguns fatores que podem comprometer a fase inspiratória da tosse. ( ) Além das vias aéreas, seios paranasais, nariz, faringe, pleura, diafragma, estômago e ouvido médio podem conter receptores sensitivos da tosse. ( ) Quando a pressão pleural se iguala à pressão intraluminar brônquica, é atingido o ponto de igual pressão (PIP), que depende do volume pulmonar. Quanto maior for o volume pulmonar durante a fase inspiratória, maior será a força de tração elástica e mais distante o PIP estará das vias aéreas periféricas.
Alternativas
Q1786007 Fisioterapia
Os músculos respiratórios são considerados músculos esqueléticos, e sua principal função é deslocar ritmicamente a parede do tórax para possibilitar a ventilação pulmonar e manter os gases sanguíneos arteriais dentro dos valores de normalidade. Em relação ao músculo respiratório diafragma, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1679669 Fisioterapia
A oximetria de pulso permite realizar a monitorização não invasiva da saturação de sangue. Apesar de sua praticidade, baixo custo e facilidade de manuseio, apresenta algumas limitações técnicas. A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os fatores que prejudicam a leitura da oximetria a seu efeito causador.

COLUNA I
1. Deslocamento do sensor 2. Fotodetector não capta os feixes de luz 3. Vasoconstrição periférica

COLUNA II
( ) Agitação e mau posicionamento do paciente. ( ) Hipotermia e hipotensão. ( ) Esmalte e pele escura.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1679651 Fisioterapia
São, respectivamente, objetivos e intervenções relacionadas à higiene brônquica, exceto:
Alternativas
Q1679650 Fisioterapia
Os espirômetros de incentivo têm como objetivo o aumento dos volumes e capacidades pulmonares e melhora da estabilidade alveolar.

São indicadores que determinam a eficácia da utilização dos espirômetros de incentivo, exceto:
Alternativas
Q1679645 Fisioterapia
Sobre o padrão respiratório, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando a dificuldade ao respirar à sua característica correspondente.

COLUNA I
1. Dispneia 2. Ortopneia 3. Platipneia

COLUNA II
( ) Aumenta quando ocorre sobrecarga dos músculos inspiratórios e também quando a capacidade dos músculos inspiratórios se encontra reduzida.
( ) Acarreta aumento da resistência de vias aéreas na posição supina.
( ) Sensação de falta de ar na posição assentada, sendo aliviada na posição supina.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1679633 Fisioterapia
Diversos sensores, distribuídos nos pulmões, no sistema cardiovascular, nos músculos respiratórios e nas vísceras, podem desencadear alterações reflexas do controle da respiração.

O reflexo de insuflação de Hering-Breuer ocorre pela ativação de:
Alternativas
Q1679627 Fisioterapia
A ventilação colateral consiste na passagem de ar entre estruturas adjacentes no pulmão. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os canais colaterais pulmonares à respectiva classificação.

COLUNA I
1. Interbroquiolar 2. Bronquíolo-alveolar 3. Interalveolar

COLUNA II
( ) Poros de Kohn ( ) Canais de Martin ( ) Canais de Lambert

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1668584 Fisioterapia

Um paciente em Unidade de Terapia Intensiva, aos cuidados da equipe multidisciplinar, apresenta piora respiratória progressiva e necessidade de ser entubado. O médico assistente solicita exame gasométrico e pede avaliação fisioterapêutica para possíveis ajustes na ventilação mecânica. O paciente encontra-se sedado em modo ventilatório controlado e sua gasometria arterial indica: pH 7,32 / PaO2 85 / PaCO2 47 / HCO3- 22,5 / BE +2,2 / SatO2 95%.

Acerca do caso clínico relatado, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.


( ) A gasometria apresentada evidencia uma acidose respiratória compensada. 

( ) Os dados gasométricos sugerem uma possível alteração V/Q, com manifesta hipoventilação.

( ) O ajuste ventilatório devido requer elevação da oferta de oxigênio ao paciente, evitando-se a hipoxemia.

( ) De acordo com as alterações presentes na gasometria, seria indicada, por exemplo, uma elevação da frequência respiratória do ventilador mecânico.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é 

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: B
5: C
6: D
7: C
8: A
9: B
10: D
11: D
12: C
13: C
14: D
15: D
16: A
17: C
18: C
19: B
20: B