Questões Militares Sobre voz em fonoaudiologia

Foram encontradas 89 questões

Q2090237 Fonoaudiologia

A deficiência auditiva infantil impede a criança de receber, perceber e reconhecer os sons em diferentes graus, podendo interferir no desenvolvimento da linguagem e da fala, ocasionando dificuldades de aprendizagem e efeitos deletérios em relação aos aspectos sociais, emocionais, cognitivos e acadêmicos. A detecção precoce da perda auditiva possibilita que as crianças recebam os recursos auxiliares à audição e iniciem a habilitação ou reabilitação cada vez mais precocemente. Participar de forma efetiva e natural do diálogo em diferentes ambientes, processar e trocar informações por meio da audição, leitura, escrita e fala são metas terapêuticas para as crianças com deficiência auditiva em idade escolar. Sobre a terapia fonoaudiológica dessas crianças, analise as afirmativas a seguir.


I. Nas tarefas auditivas, não se deve utilizar a sabotagem auditiva e atividades que envolvam dramatização e compreensão de histórias, visto que pode dificultar a criança a processar efetivamente o que ouviu. Já o trabalho com expressões idiomáticas e gírias deve ser contemplado.


II. Deve-se enfatizar o uso de estruturas sintáticas complexas, destacando-se, por exemplo, preposições, pronomes, adjetivos, verbos que expressam sentimento e pensamento, e o uso da voz passiva. Há evidências do papel de atividades metalinguísticas como, por exemplo, consciência sintática e fonológica, como preditoras do desenvolvimento da leitura e da escrita.


III. É importante que sejam trabalhados previamente conceitos que são exigidos na etapa escolar, como as noções de classificação, números, cores, formas, tamanho, igualdade e quantidade. Trabalhar com sinônimos e antônimos auxilia no desenvolvimento do vocabulário e na compreensão de textos. A produção de textos é uma importante ferramenta terapêutica, favorecendo diversas competências da linguagem.


IV. Jogos de pistas com associações entre objetos e suas categorias, assim como jogos em que a criança deve realizar julgamentos, como a brincadeira de verdadeiro e falso, devem ser evitados, a fim de não prejudicarem a compreensão auditiva nas atividades de conversação durante o processo terapêutico. 


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2090235 Fonoaudiologia

Na área de voz, o fonoaudiólogo atua na promoção, prevenção e reabilitação de distúrbios vocais. Esses distúrbios resultam de estruturas ou funcionamento alterado em algum sítio do trato vocal: respiração, fonação ou ressonância. A disfonia ocorre quando a voz não consegue cumprir seu papel de transmissão da mensagem verbal e emocional, com dificuldades ou alterações que impedem sua produção natural, podendo causar impacto nos diversos aspectos da vida do indivíduo, como no seu desempenho comunicativo e, consequentemente, no seu bem-estar e qualidade de vida, que pode resultar em prejuízos sociais, profissionais e emocionais. Sobre a terapia fonoaudiológica nas alterações vocais, analise as afirmativas a seguir.


I. Quando há qualidade vocal tensa, o treinamento vocal deve ter como objetivo eliminar ou reduzir a tensão laríngea ou do trato vocal, assim como suavizar a emissão, elegendo exercícios que suavizem o ataque vocal. Na ocorrência de constrição supraglótica associada à emissão vocal tensa, pode-se utilizar como técnica a fonação inspiratória.


II. Nos casos de hiponasalidade, deve-se verificar a presença ou não de fator orgânico. Pacientes com fissuras palatais podem apresentar nódulos vocais, pelas compensações articulatórias desenvolvidas, como o golpe de glote e fricativa faríngea. Nesses casos, podem ser utilizadas técnicas específicas para a reabsorção da lesão, uso do fluxo aéreo bucal e exercícios específicos para maximizar a mobilidade do véu palatino, como o vocal fry, sopro e fricativos surdos.


III. Na ocorrência do ataque vocal brusco, o treinamento vocal deve envolver a suavização do início da emissão e diminuição da tensão associada à fonação. Podem ser utilizadas técnicas como: suspiro e ataque vocal soproso, sons nasais seguidos da emissão de vogais, ou sons nasais associados à emissão de monossílabos que se iniciem com vogais.


IV. Um dos exercícios vocais mais utilizados para o trabalho de equilíbrio da ressonância é o de emissão do som nasal “hum” – humming – seguido da emissão de vogais nasais em sequência de vogais orais e, gradualmente, ir abandonando as nasais e buscando a sustentação das orais com o equilíbrio da ressonância.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2045699 Fonoaudiologia
Pode-se afirmar que a inadaptação vocal favorece a fadiga vocal, e que devemos procurar pequenos desequilíbrios anatômicos ou miodinâmicos quando a queixa do paciente 
Alternativas
Ano: 2011 Banca: ISAE Órgão: PM-AM
Q1185464 Fonoaudiologia
Marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q971070 Fonoaudiologia
Uma criança do sexo feminino com nove anos de idade, atriz mirim, comparece à avaliação fonoaudiológica apresentando queixas relatadas pela mãe de rouquidão com piora da voz após o uso vocal, Na anamnese, a mãe relata que a criança grita muito e fala em intensidade elevada. O exame otorrinolaringológico evidenciou sinais de refluxo gastroesofágico e presença de lesão de massa nas pregas vocais. No caso descrito, a abordagem fonoaudiológica deve enfatizar:
Alternativas
Q971065 Fonoaudiologia
Assinale a opção que apresenta o músculo intrínseco da laringe, responsável pela adução da glote posterior.
Alternativas
Q971040 Fonoaudiologia
A técnica de vibração sonorizada de língua e lábios pode proporcionar:
Alternativas
Q971036 Fonoaudiologia
A escuta crítica da voz e da fala, bem como a observação visual do falante, são recursos indispensáveis para uma boa avaliação. Sobre esse assunto, assinale a opção correta.
Alternativas
Q971035 Fonoaudiologia
A presbifonia é uma manifestação fisiológica, e não uma doença, que decorre de um processo natural de envelhecimento. Acerca desse assunto, é correto afirmar que:
Alternativas
Q971030 Fonoaudiologia
Assinale a opção que apresenta a característica vocal que predomina nas laringectomias horizontais supraglóticas.
Alternativas
Q971029 Fonoaudiologia
Na reabilitação fonoaudiológica de pacientes submetidos à laringectomia total, deve-se evitar a indicação da eletrolaringe:
Alternativas
Q831932 Fonoaudiologia
Segundo Brasolotto (2009), com relação à voz do idoso, é correto afirmar que
Alternativas
Q831930 Fonoaudiologia

Leia o texto a seguir.


De acordo com a classificação de Behlau e Pontes (1995), há um tipo de voz em que a configuração laríngea pode ser a de um triângulo completo anteroposterior ou somente um triângulo posterior, ou até mesmo ser observada fenda paralela. A aparente passividade dessa configuração representa, na verdade, um ato fonatório hipercinético que está associado à constrição supraglótica.


É correto afirmar que o texto acima se refere à voz

Alternativas
Q831929 Fonoaudiologia
Sobre as abordagens fonoterápicas nas disartrofonias, assinale a opção correta.
Alternativas
Q831927 Fonoaudiologia

Correlacione os indícios de comprometimento neurológico na avaliação clínica fonoaudiológica ao seu provável significado clínico e, a seguir, assinale a opção correta.


INDÍCIOS

I- Ausência de tosse reflexa

II- Voz muito aguda

III- Voz muito grave

IV- Voz com soprosidade

V- Voz tensa-estrangulada


SIGNIFICADO

( ) Incapacidade de alongar pregas vocais, geralmente por paralisia de laringeos superiores.

( ) Perda do mecanismo esfinctérico da laringe, comprometimento laríngeo bilateral.

( ) Predomínio da ação esfinctérica da laringe, geralmente por transtorno do neurônio motor superior

( ) Fenda glótica por falta de coaptação adequada, paresia ou paralisia laríngea.

( ) Incapacidade de encurtar as pregas vocais, geralmente compensatória à paralisia do recorrente.

Alternativas
Q831921 Fonoaudiologia
Sobre as propriedades contráteis da musculatura intrínseca da laringe, quais músculos de contração rápida estão envolvidos na proteção das vias aéreas?
Alternativas
Q831917 Fonoaudiologia
Como se denomina a fenda glótica decorrente de um estado de contração intensa da musculatura intrínseca da laringe, com predisposição a nódulos?
Alternativas
Q831916 Fonoaudiologia
Quanto às principais características da apraxia da fala, assinale a opção correta.
Alternativas
Q831897 Fonoaudiologia
Com relação à aquisição da fala, assinale a opção correta.
Alternativas
Q831887 Fonoaudiologia
Segundo Zaliouk (1960), o efeito de um mecanismo deficiente de monitoramento de voz em crianças surdas leva a uma produção de voz do tipo
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: A
5: C
6: D
7: A
8: D
9: C
10: B
11: D
12: B
13: D
14: C
15: B
16: C
17: B
18: C
19: D
20: D