Questões Militares Sobre doenças reumatológicas e do sistema imunológico em medicina

Foram encontradas 297 questões

Q2559847 Medicina
Paciente, 55 anos, sexo masculino, fazendo tratamento com reumatologista, usando corticoide e AINEs, apresentou nas últimas 48 horas apenas quadro de melena importante, que o levou ao pronto atendimento de sua cidade. Apresentava-se sudorético, pálido, com frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto e hipotensão arterial em ortostatismo de 100 / 70 mm Hg. Realizou um eritrograma que mostrou hemoglobina de 6 g/dL.

Qual é a melhor conduta a ser adotada pelo médico plantonista diante do caso apresentado acima? 
Alternativas
Q2471267 Medicina
Analise as afirmativas abaixo quanto aos achados de imagem da doença degenerativa da coluna vertebral.

I. A ressonância magnética é o método de imagem mais sensível para a avaliação das alterações degenerativas dos discos intervertebrais.
II. Um dos primeiros e mais precoces achados identificados na ressonância magnética é a perda de sinal do disco em imagens ponderadas em T2, traduzindo a substituição de material mucoide hidratado da matriz do núcleo pulposo por tecido fibroso (colágeno) com baixo conteúdo de água.
III. As alterações do tipo II de Modic são caracterizadas por diminuição da intensidade do sinal nas ponderações T1 e aumento de sinal em T2 traduzindo padrão de edema medular ósseo associado à inflamação aguda ou subaguda.
IV. As alterações degenerativas das articulações interapofisárias, em função de sobrecarga mecânica, localizam-se preferencialmente nos segmentos torácico e lombar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q2471266 Medicina
Sobre a espondilite anquilosante (EA), informe VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo: 

I. Pacientes com EA são predominantemente brancos, do sexo masculino, têm idade inferior a 40 anos, apresentam história de outros casos na família e são positivos para o antígeno HLA- B27.
II. Os achados de imagem de entesite e artrite são fundamentais para o diagnóstico de todas as fases evolutivas da EA e devem ser procurados nas articulações sacroilíacas, interapofisárias, costovertebrais e nas junções discovertebrais.
III. Nas vértebras, as osteítes / lesões de Romanus são identificadas precocemente como áreas grosseiramente triangulares de edema localizadas na esponjosa dos ângulos anteriores dos corpos vertebrais.
IV. Em 10% dos portadores de EA, o processo infamatório pode comprometer também a porção central das placas epifisárias vertebrais, acarretando herniação localizada de material discal para o interior dos corpos vertebrais (lesão de Anderson inflamatória). 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263449 Medicina
A classificação das vasculites foi revisada e definida de acordo com o tamanho do vaso acometido. Nas vasculites de pequenos vasos com ANCA negativo, qual é a alternativa correta?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263448 Medicina
O tratamento da nefrite lúpica depende não apenas de sua classe histológica, mas também de sua expressão clínica. Considere a biopsia a seguir:

Hipercelularidade endotelial com 50% do total de glomérulo e acometimento segmentar. IF: full-house, com IgG, IgA, IgM e traços do complemento C1q, C4, C3.

A fim de evitar a progressão da doença renal crônica, qual seria o tratamento utilizado?
Alternativas
Q2263098 Medicina

Paciente de 63 anos é avaliada com a radiografia mostrada a seguir: 


031_.png (239×343)


(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)


Considerando a doença que cursa com a alteração mais relevante detectada no exame de imagem, constitui uma manifestação clinicamente evidente que, mais frequentemente, é encontrada nessa patologia a

Alternativas
Q2263096 Medicina
Em relação a pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES), constitui a correlação correta entre o autoanticorpo e sua utilidade clínica mais relevante, respectivamente:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Proctologia |
Q2261084 Medicina
Devido à grande prevalência de diverticulose em pacientes idosos, é de grande importância o entendimento desta patologia. A respeito dessa doença, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2260771 Medicina
Homem de 53 anos é avaliado durante uma consulta de acompanhamento devido a piora inexplicável da função renal. Exames recentes mostraram nível de creatinina sérica entre 2,4 e 2,6 mg/dL (há 9 meses era de 1,0 mg/dL). O histórico é notável por dois episódios de pancreatite aguda idiopática nos últimos 3 anos. O exame físico, incluindo sinais vitais, é normal. Exames de ontem : creatinina: 2,5 mg/dL; sódio: 138 mEq/L; potássio: 5,3 mEq/L; cloreto: 108 mEq/L; bicarbonato: 20 mEq/L. Análise urinária: gravidade específica: 1,020; pH 5,0; proteína 1+; glicose 1+; hemácias: 1/campo; leucócitos: 5/campo; cilindros granulares presentes. Ultrassom de rins com leve aumento na ecogenicidade cortical; tamanho do rim direito de 12cm e rim esquerdo de 13 cm. A biópsia renal mostra nefrite tubulointersticial crônica com infiltrados linfoplasmocitários densos.
A principal hipótese diagnóstica é
Alternativas
Q2260770 Medicina
Homem de 23 anos com síndrome de Behçet é avaliado para úlceras orais e genitais recorrentes. Os episódios geralmente duram alguns dias a algumas semanas. Não relata sintomas oculares, cutâneos ou doença neurológica. Ele está em uso de colchicina para prevenir surtos da doença, mas teve três episódios de úlceras orais dolorosas nos últimos 6 meses, ocasiões em que foi tratado com prednisona para controlar a doença. Atualmente, não está com surto da doença. Ao exame físico: sinais vitais: normais; não há ulcerações mucocutâneas ativas; há lesões cicatrizadas na área escrotal; não há sinais de artrite. A avaliação laboratorial revela proteína C reativa sérica de 1,2 mg/dL.
Nesse paciente, o próximo passo terapêutico é iniciar
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260352 Medicina
A leucocoria decorrente de catarata por inflamação crônica no segmento anterior e uveíte anterior é encontrada em crianças com o diagnóstico de 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260344 Medicina
Dentre os patógenos associados com a etiologia da artrite aguda, quais bactérias podem causar, respectivamente, osteomielite, artrite séptica e artrite reativa e quais helmintos podem causar artrite séptica e artrite reativa?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Cardiologia |
Q2259463 Medicina
Homem, 75 anos, apresenta dispneia aos esforços e ortopneia. Antecedentes pessoais: hipertensão arterial, síndrome do túnel do carpo e litíase renal. O ecocardiograma mostra as imagens a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa correta quanto à hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q2258151 Medicina
Na avaliação de doenças autoimunes, como por exemplo o lúpus eritematoso ou a artrite reumatoide, a pesquisa do fator antinúcleo (FAN) é necessária. No entanto, um dos padrões frequentemente detectados em indivíduos sem evidência de doença sistêmica é 
Alternativas
Q2225416 Medicina
Homem de 55 anos, sem comorbidades, apresenta quadro de insuficiência respiratória aguda com necessidade de intubação e ventilação mecânica. Ele tem edema nas pernas com úlceras cutâneas que não cicatrizam nas últimas 4 semanas, além de artrite em pulsos e articulações dos dedos das mãos nas últimas 6 semanas. Ao exame físico: temperatura: 37,2 ºC; pressão arterial: 150 x 95 mmHg; frequência cardíaca: 110/min; frequência respiratória: 20/min; SatO2 : 92% com FiO2 de 40%; há sangue no tubo endotraqueal; pulmonar: crepitações bilaterais; artrite em punhos, articulações metacarpofalangianas e interfalangianas proximais; duas úlceras necróticas na perna esquerda e uma na perna direita estão presentes; edema depressível das pernas (2+/4). Exames séricos: C3, C4 e fator reumatoide normais; anticorpos antinucleares negativos; anticorpo anticitoplasma de neutrófilo positivo com padrão perinuclear; urina com proteínas 3+/4. Hemoculturas e cultura de escarro são negativas. Radiografia de tórax: infiltrados bilaterais difusos.
Alternativas
Q2225391 Medicina
Homem de 42 anos inicia tratamento com alopurinol para gota há 10 dias. Ele evolui com sintomas semelhantes aos da gripe, erupção cutânea dolorosa, feridas na boca e dor nos olhos há 2 dias, sendo diagnosticado com necrólise epidérmica tóxica. O alopurinol foi descontinuado; glicocorticoide, ressuscitação volêmica e eletrolítica foram iniciados. Ao exame físico: frequência cardíaca: 95/min; SatO2 : 98%; extensas ulcerações orais estão presentes; extensas partes da pele estão desnudando, afetando mais de 35% de sua área de superfície corporal; conjuntivas injetadas e vermelhas; presença de linfadenopatia generalizada. Exames séricos: aspartato aminotransferase: 92 IU/L; alanina aminotransferase: 107; bicarbonato: 21 mEq/L; creatinina: 1,1 mg/dL; glicemia: 210 mg/dL
Qual dos seguintes fatores tem o maior impacto no prognóstico desse paciente?
Alternativas
Q2224408 Medicina
Assinale a alternativa correta com relação ao romosozumabe.
Alternativas
Q2224302 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta critérios diagnósticos para a osteoartrite de quadril.
Alternativas
Q2219968 Medicina
Acerca da artrite séptica, é correto afirmar que
Alternativas
Q2193190 Medicina
Segundo Wiltse, a espondilolistese degenerativa é considerada do tipo 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: B
5: D
6: C
7: E
8: A
9: C
10: C
11: B
12: E
13: B
14: E
15: A
16: C
17: C
18: C
19: B
20: C