Questões Militares Sobre doenças reumatológicas e do sistema imunológico em medicina

Foram encontradas 327 questões

Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2024 - EsFCEx - Oficial - Patologia |
Q3256128 Medicina
A síndrome de Sjögren ocorre mais comumente em mulheres entre 50 e 60 anos. É uma doença inflamatória crônica e pode estar associada a outras doenças autoimunes. Nesse contexto, é correto afirmar:
Alternativas
Q3255407 Medicina
Mulher de 73 anos é avaliada em consulta de retorno. O histórico médico é significativo para asma persistente de difícil controle e pneumonia eosinofílica há 10 anos. Há 2 meses, ela evoluiu com derrame pleural e pericárdico que respondeu bem à terapia com glicocorticoide. O exame físico é normal. Os exames laboratoriais são notáveis para contagem de eosinófilos de 5.810/mm3; taxa de hemossedimentação de 88 mm/hora e hematúria microscópica. A tomografia de tórax mostra infiltrado intersticial e nodular e densidades irregulares bilateralmente. O teste de anticorpos p-ANCA é positivo (anti- -mieloperoxidade positivo).
A principal hipótese diagnóstica é
Alternativas
Q3252056 Medicina
Homem de 67 anos apresenta crise aguda de dor intensa no 1º pododáctilo direito, cujo exame clínico evidencia artrite. O histórico médico é positivo para hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, doença renal crônica (creatinina basal de 3,2 mg/dL) e hiperuricemia (ácido úrico de base de 10 mg/dL). Os medicamentos em uso incluem: aspirina em baixa dose, atorvastatina, metoprolol e lisinopril.
O melhor tratamento oral, nesse momento, é
Alternativas
Q3252038 Medicina
Mulher de 40 anos é atendida com o relato de dispneia crescente aos esforços, fadiga e púrpura nos braços e pernas. O histórico é relevante para rinossinusite crônica e asma na infância. O exame físico revela sibilos à ausculta pulmonar e púrpura predominantemente em membros inferiores. Exames séricos: eosinofilia (1460/mm3); IgE elevada (275 UI/L). Tomografia de tórax: consolidações e opacidades em vidro fosco com distribuição lobular. Histologia de biópsia cutânea: vasculite; necrose fibrinóide; inflamação granulomatosa extravascular rica em eosinófilos.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar:
Alternativas
Q3251531 Medicina
Constitui uma afirmação correta em relação à fibromialgia: 
Alternativas
Q3249525 Medicina
Assinale a alternativa correta com relação à fisiopatologia da histocompatibilidade e aos mecanismos de rejeição de transplantes homógenos em humanos.
Alternativas
Q3249524 Medicina
Quanto à fisiopatologia da histocompatibilidade e aos mecanismos de rejeição de transplantes homógenos em humanos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3039163 Medicina
Paciente com quadro de pancreatite crônica, colangite obstrutiva e fibrose retroperitoneal traz à consulta uma biópsia pancreática com a seguinte descrição:
“Infiltrado linfoplasmocitário denso composto por células T e B, com riqueza de plasmócitos e alguns centros germinativos. Além de presença de áreas de fibrose de padrão estoriforme”.

Qual a hipótese diagnóstica para este paciente?
Alternativas
Q3039161 Medicina
A doença de Churg Strauss, atualmente denominada de granulomatose eosinofílica com poliangeíte é uma vasculite rara que acomete, predominantemente vasos de pequeno calibre. Em relação às manifestações clínicas dessa doença, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A anticorpo antimieloperoxidase pode ser encontrado em 40% dos pacientes.
( ) O acometimento cardíaco ou do sistema nervoso central são critérios de melhor prognóstico.
( ) Rinite alérgica e asma brônquica podem preceder o quadro por vários anos ou iniciar de forma concomitante.
( ) O acometimento do sistema nervoso periférico é comum, podendo se manifestar como mononeurite múltipla.
Alternativas
Q3039160 Medicina
A síndrome de Behçet é uma doença multissistêmica, caracterizada clinicamente pela associação entre sintomas cutâneos mucosos e fenômenos vasculíticos. São manifestações cutâneas da síndrome, exceto:
Alternativas
Q3039159 Medicina
Ao atender um paciente de 45 anos com livedo reticular, mononeurite múltipla, lesões purpúricas e dor abdominal, quais exames laboratoriais são fundamentais para o diagnóstico? 
Alternativas
Q3039157 Medicina
Paciente, 67 anos, sexo masculino, comparece à consulta com relato de fadiga, fraqueza muscular proximal de início insidioso e evolução progressiva, além de dor poliarticular simétrica. Apresenta proteína C reativa e creatinofosfoquinase elevadas.
À eletroneuromiografia há descrita atividade espontânea na inserção das agulhas, com fibrilações e ondas positivas.
As opções terapêuticas abaixo podem ser utilizadas para o paciente em questão, exceto
Alternativas
Q3039156 Medicina
Paciente, 35 anos, sexo masculino, está em investigação de fenômeno de Raynoud isolado. Não possui outros sintomas clínicos. Apresenta um FAN 1:320, padrão centromérico e o anti-centrômero positivo. A capilaroscopia descreveu a presença de micro-hemorragias, dilatações capilares e de desvascularização focal.
Sobre o caso, marque a opção correta.
Alternativas
Q3039155 Medicina
Paciente, sexo feminino, 64 anos, acompanhada há 5 anos na reumatologia com poliartrite simétrica de pequenas articulações, parotidite de repetição, fotossensibilidade, xeroftalmia, xerostomia, vasculite cutânea, leucopenia e pneumonia intersticial. Apresentou exames recentes com FAN 1/640 padrão nuclear pontilhado fino e fator reumatoide em título alto. Há, ainda, consumo de complemento, hipergamaglobulinemia e a biópsia de glândula salivar apresenta 3 escores focais com centros germinativos.
Em relação ao diagnóstico e prognóstico da paciente em questão, marque a opção correta.
Alternativas
Q3039154 Medicina
A tenossinovite de De Quervain acomete adultos entre 30 e 50 anos, é mais frequente em mulheres e está associada às posições viciosas, doenças inflamatórias, gestação e puerpério.
Sobre o tema, preencha as lacunas abaixo.
A tenossinovite do primeiro compartimento do punho é o substrato patológico e envolve os tendões extensor ____________ do polegar e abdutor ____________ do polegar.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q3039152 Medicina
São critérios de pior prognóstico para o Lúpus Eritematoso Sistêmico, exceto
Alternativas
Q3039151 Medicina
Estudos estimam que 74% dos pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico apresentaram alguma manifestação clínica ou laboratorial secundária ao acometimento renal ao longo do curso da doença. Na impossibilidade da biópsia renal, pode-se inferir a classificação histológica utilizando variáveis clínicas e laboratoriais.
Associe as colunas relacionando o achado clínico com a respectiva classe histopatológica da nefrite lúpica.
Achado clínico (1) Proteinúria isolada, menor que 1000 mg/24 horas (2) Proteinúria nefrótica com sedimento urinário normal (3) Proteinúria, hematúria dismórfica e elevação pressórica


Classe histopatológica da nefrite lúpica  ( ) Nefrite lúpica focal III. ( ) Nefrite lúpica difusa IV. ( ) Nefrite lúpica membranosa V.

A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q3039149 Medicina
As medicações biológicas anti-TNF estão indicadas nas espondiloartrites axiais, quando há falha ou contraindicações aos anti-inflamatórios não hormonais.
Em relação ao uso de biológicos nas espondiloartrites, analise as assertivas abaixo.
I. As medicações anti-TNFs monoclonais são escolha para pacientes que possuem histórico de uveíte ou de colite.
II. Quando há associação com psoríase extensa, uma medicação anti-IL17 é considerada como primeira opção de tratamento.
III. Quando há fatores de risco para tuberculose, deve-se considerar uma medicação anti-IL-17 como primeira opção de tratamento.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q3039148 Medicina
A ressonância nuclear magnética da sacroilíaca é um exame utilizado para diagnóstico e monitoramento de pacientes com espondiloartrites axiais. O exame pode encontrar alterações sugestivos de sequelas associadas à doença e/ou sinais de atividade inflamatória.
Sobre a espondiloartrite em atividade, analise as assertivas abaixo.
I. Metaplasia gordurosa que se estende por dois cortes consecutivos.
II. Edema ósseo subcondral que se estende por dois cortes consecutivos.
III. Erosões na borda ilíaca que se estendem por dois cortes consecutivos.
IV. Esclerose subcondral simétrica que se estende por dois cortes consecutivos.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3039147 Medicina
As entesopatias, sobretudo as entesites relacionadas às espondiloartrites, causam piores desfechos clínicos incluindo escores de dor, desempenho funcional e na qualidade de vida. Na prática clínica é um desafio diferenciar a entesite inflamatória da entesite mecânica.
Sobre as entesopatias, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O envolvimento de múltiplas enteses e a dor localizada em topografia insercional sugere o diagnóstico de entesopatia mecânica.
( ) A palpação direta do ponto de inserção da entese com força aplicada equivalente a 4kg/cm é indicada, uma vez que apresenta boa concordância intraobservador.
( ) Dactilite é um tipo de entesite inflamatória e se caracteriza pela tenossinovite dos flexores dos dedos, causando um edema difuso no dedo acometido, além de dor e limitação.
( ) As entesopatias mecânicas tendem a ser assimétricas, unilaterais e estão associadas à sobrecarga articular por determinada atividade.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C
5: B
6: E
7: E
8: B
9: C
10: B
11: A
12: B
13: B
14: C
15: C
16: D
17: B
18: B
19: C
20: D