Questões Militares Sobre gastroenterologia em medicina

Foram encontradas 1.378 questões

Q3277086 Medicina
Encontra-se em seu CTI um paciente com diagnóstico suspeito de síndrome hepatorrenal.
Nesse caso, das opções terapêuticas a seguir, assinale a mais eficaz.
Alternativas
Q3275343 Medicina
Um paciente de 52 anos, etilista crônico, é admitido no ProntoSocorro com quadro de hematêmese volumosa e melena. O paciente apresenta histórico de cirrose hepática e já foi diagnosticado com varizes esofágicas em exames anteriores. Ao exame físico, encontra-se com sinais de choque hipovolêmico, taquicardia e pressão arterial baixa. Foi realizada estabilização hemodinâmica, com hemoderivados e cristaloides.

Sobre o tratamento da hemorragia digestiva aguda por varizes de esôfago, assinale a afirmativa incorreta
Alternativas
Q3275289 Medicina
Um coronel, listado para transplante hepático, encontra-se internado na unidade de terapia intensiva. A enfermeira da central de coordenação de transplantes solicita os resultados dos exames laboratoriais para atualização do score MELD (Modified end stage liver disease).

Nesse caso, os seguintes exames devem ser prontamente enviados:
Alternativas
Q3275288 Medicina
Uma paciente portadora de hepatite autoimune que apresenta sua primeira descompensação em ascite será hospitalizada por um quadro de peritonite bacteriana espontânea (PBE).

Entre as opções a seguir, assinale a que corrobora o diagnóstico de PBE.
Alternativas
Q3275287 Medicina
Na sala de emergência, um paciente cirrótico relata que apresentou, há duas horas, um episódio de hematêmese por provável ruptura de varizes esofagogástricas (VEG).

Nesse contexto, a indicação de vasoconstrictor esplâncnico (terlipresina, somatostatina e octreotide) é 
Alternativas
Q3275270 Medicina
Paciente masculino, 78 anos, procurou o pronto-socorro com quadro de febre com calafrios, urina escura e dor abdominal, contínua no andar superior, acompanhado de náuseas e vômitos. É hipertenso controlado e tem diabetes tipo 2. Encontra-se lúcido, ictérico, eupneico, taquicárdico, TAX 38,6 °C, PA 150 x 90 mmHg. O exame de tomografia demonstra dilatação das vias biliares intra e extra-hepática, além de imagens hiperecogênicas na vesícula biliar.
O hemograma evidencia 22.340 leucócitos com 12 bastões, Hgb 9,3, PCR 17,63, BT 7,9 BD 6,1, GGT 220, fosfatase alcalina 360, amilase e lipase no limite superior da normalidade.

Diante desse quadro clínico, laboratorial e de imagem, a melhor conduta é:
Alternativas
Q3275246 Medicina
Na sala de emergência um senhor é admitido com a tríade de Charcot.

Os elementos que compõem esse achado clínico são:
Alternativas
Q3275245 Medicina
Diante de uma paciente com cólica biliar aguda, a base da terapêutica medicamentosa na sala de emergência é
Alternativas
Q2563233 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a constipação na pessoa idosa.

I. Considera-se constipação intestinal crônica quando os sintomas são mencionados por, pelo menos, 3 meses, no período de 12 meses anteriores à avaliação.
II. A sintomatologia de constipação intestinal está associada à eliminação incompleta das fezes e / ou ato de defecação desconfortável de forma recorrente.
III. Como tratamento não farmacológico, recomenda-se o consumo de 8 gramas de fibras a cada 1000Kcal de calorias ingeridas e a ingestão de 1500ml de líquido ao dia.
IV. A administração de óleo mineral constitui a primeira linha para o manejo da constipação intestinal devido ao baixo custo, elevada disponibilidade e perfil favorável de segurança.
V. A administração de hidróxido de magnésio (“leite de magnésia”) é segura em idosos e possibilita tratar simultaneamente a constipação intestinal e a epigastralgia.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2563215 Medicina
Analise as afirmativas abaixo quanto às doenças do esôfago.

I. O espasmo difuso caracteriza-se por dor torácica ou disfagia no qual a manometria mostra ondas peristálticas normais interrompidas por contrações não peristálticas (esôfago em quebra nozes).
II. Presbiesôfago é a denominação atual para as alterações da deglutição associadas à idade avançada.
III. Em idosos saudáveis com mais de 75 anos, observa-se menor tônus basal do esfíncter esofagiano inferior.
IV. Na acalasia ocorre ausência de relaxamento do esfíncter esofagiano inferior induzida pela deglutição.
V. A disfagia esofágica é definida como a dificuldade de iniciar a deglutição e/ou mover o bolo alimentar da cavidade oral para o esôfago.

Estão corretas apenas as afirmativas 
Alternativas
Q2560217 Medicina
Qual dos seguintes fatores confere o pior prognóstico para câncer gástrico precoce?
Alternativas
Q2560207 Medicina
Paciente, sexo feminino, 66 anos, foi submetida à cirurgia de Whipple para tratamento de adenocarcinoma ductal de cabeça de pâncreas. O laudo anatomopatológico mostra margens cirúrgicas acometidas. Após cicatrização da ferida cirúrgica e confirmação de ausência de infecção associada, a paciente foi encaminhada para avaliação de tratamento sistêmico devido a presença de doença residual. Foi prescrita cisplatina + 5-fluorouracil + INFa2b e a paciente apresentou náusea grau 3 (CTCAE) um dia após o início da cisplatina. Em relação à náusea induzida pela quimioterapia, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Receptores de histamina e muscarina tem papel central na patofisiologia de náuseas e vômitos induzidos pela quimioterapia.
( ) Vias de serotonina estão centralmente envolvidas na fase aguda das náuseas induzidas por cisplatina, que podem ser manejadas com Ondasetrona e Dexametasona.
( ) Substância P e receptor taquicinina neuroquinina-1 (NK1) estão envolvidos na fase tardia das náuseas induzidas por cisplatina, que podem ser manejadas com Aprepitano.
( ) A patofisiologia da náusea aguda induzida por cisplatina envolve o quimioreceptor da zona de gatilho, localizado na porção inferior do quarto ventrículo, numa região denominada postrema.
Alternativas
Q2560189 Medicina
Sobre os tumores de estroma gastrointestinais (GIST), é correto afirmar que 
Alternativas
Q2560128 Medicina
Paciente, 72 anos, portador de Hepatocarcinoma (CHC), será submetido à lobectomia hepática esquerda, devido ao acometimento tumoral dos segmentos hepáticos II e III. O grande desafio desse procedimento está relacionado à hemostasia cirúrgica de suas ressecções. Com base nas intervenções realizadas durante a cirurgia, é correto afirmar que
Alternativas
Q2560061 Medicina
Paciente, sexo masculino, 55 anos, comparece ao pronto atendimento com quadro de dor em hipocôndrio direito, tipo contínua, de início há 4 dias, associada à febre e icterícia. Paciente portador de hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia. Exames laboratoriais mostraram contagem global de leucócitos de 23.000 cel/mm (VR: 4.000 a 11.000cel/mm³), proteína C reativa (PCR) de 200mg/L (0,1 a 10 mg/dL), bilirrubina direta de 10 mg/dL (VR: 0,1 a 0,4 mg/dL), amilase 150 U/L (VR: 30-110 U/L) e lipase 58 U/L (VR: Inferior a 60 U/L).
Marque a opção que apresenta a hipótese diagnóstica no caso acima. 
Alternativas
Q2560060 Medicina
Uma das formas de classificar os pacientes portadores de cirrose hepática com base no prognóstico é a classificação de Child-Pugh. Marque a opção que apresenta os parâmetros utilizados nessa classificação prognóstica:
Alternativas
Q2560059 Medicina
A denominação Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) inclui a Retocolite Ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DC).
Sobre essas doenças, analise as assertivas abaixo.

I. A RCU é uma condição crônica e recorrente caracterizada por inflamação difusa da mucosa intestinal e que envolve apenas o cólon, enquanto a DC pode acometer qualquer segmento do trato gastrointestinal.
II. Essas doenças são manifestadas apenas no intestino e não estão associadas às manifestações extraintestinais.
III. O tabagismo é fortemente associado ao desenvolvimento, resistência às medicações e novas recidivas na RCU.
IV. Na doença de Crohn, a inflamação intestinal é restrita à mucosa e por isso é menos comum a formação de fístulas.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2560044 Medicina
Em relação à Hemorragia Digestiva Alta (HDA) causada por varizes esofagianas, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A hemorragia consequente à ruptura de varizes esofagianas (VE) e/ou gástricas (VG) é a principal complicação da hipertensão portal.
( ) A reposição de volume nos pacientes cirróticos e portadores de hipertensão portal deve ser feita, preferencialmente, com soluções cristaloides.
( ) A utilização de drogas vasoativas, que promovem vasoconstrição esplênica (terlipressina ou octreotide), não está indicada nos casos de HDA secundária à hipertensão portal.
( ) A hemostasia endoscópica deve ser feita, preferencialmente, nas primeiras doze horas após a internação, assim que o paciente esteja estabilizado do ponto de vista hemodinâmico.
Alternativas
Q2559958 Medicina
A isquemia intestinal crônica cursa, geralmente, com dor pós-prandial e perda ponderal significativa. Marque a opção que apresenta o fator que mais se correlaciona com a perda do peso. 
Alternativas
Q2559868 Medicina
Sobre a Síndrome Extraesofágica da DRGE, que é caracteriza pelos sintomas atípicos, é correto afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: D
5: D
6: E
7: B
8: A
9: A
10: B
11: A
12: A
13: A
14: C
15: C
16: D
17: A
18: D
19: A
20: A