Questões Militares Comentadas sobre mastologia em medicina

Foram encontradas 24 questões

Q2219957 Medicina
Paciente do sexo feminino de 45 anos de idade, em tratamento com quimioterapia sistêmica adjuvante para o câncer de mama, procura o pronto-socorro por quadro de febre há um dia e astenia. Refere febre medida de 39 ºC, por cerca de duas horas, que cedeu com dipirona. Nega tosse, disúria ou diarreia. Última aplicação da quimioterapia há 10 dias. Hemograma com Hb = 10,5 L = 1200 N = 480 Pl = 120000. TGO = 24, TGP = 26, C = 0,9, PCR = 5, Urina I normal, RX de tórax normal. Exame físico: PA = 120 x 70 mm HG, FC = 88, T 36,8, FR = 12. BEG, corada, hidratada, acianótica, anictérica, eupneia e no momento afebril. Sem outras anormalidades. Nesse caso,
Alternativas
Q2192473 Medicina
Paciente submetida à cirurgia mamária, com uso de implantes texturizados, apresentou mamas com formato distorcido, com implantes palpáveis e de aspecto endurecido, sem dor. Ao exame ultrassonográfico, a cápsula se encontrava íntegra com alteração do formato dos implantes. Essa contratura, de acordo com a Escala de Baker pode ser classificada como contratura
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Mastologia |
Q2173907 Medicina
Com relação ao estadiamento do câncer de mama, analise as assertivas a seguir, assinalando “V”, para as verdadeiras, ou “F”, para as falsas, e, ao final, responda o que se pede:

( ) Em pacientes com estadio clínico IIA, a cintilografia óssea é o exame mais importante, entretanto a solicitação de ultrassom de abdome e pelve são também indicados para comparação posterior na evolução da paciente.
( ) Naquelas pacientes com estadio maior ou igual IIB a tomografia computadorizada de tórax, abdome e pelve, assim como a cintilografia estão melhor indicados para estadiamento.
( ) O PET-TC está indicado naqueles pacientes metastáticos. Este exame não apresenta boa sensibilidade para detecção de metástases nos estadios clínicos IIB.
( ) Sempre que solicitamos o PET-TC para o paciente no estadiamento do câncer de mama metastático, a cintilografia óssea também deve ser solicitada em virtude da baixa sensibilidade do primeiro na visualização de metástases ósseas.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Mastologia |
Q2173885 Medicina
A imensa maioria dos carcinomas mamários são do tipo não especial, ductal. Uma minoria dos tumores mamários são de tipos histológicos especiais. Sobre os carcinomas mamários de tipos especiais, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q2092689 Medicina
O câncer de mama é uma doença rara em mulheres jovens e sua incidência começa a ser mais expressiva a partir dos 40 anos. A maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. Homens também desenvolvem câncer de mama, mas se estima que a incidência nesse grupo representa apenas 1% de todos os casos da doença. (INCA, 2019.)
Sobre a epidemiologia do câncer de mama, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões.
( ) O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Nordeste.
( ) São considerados fatores de risco para desenvolver câncer de mama: história de menarca antes de 12 anos, menopausa após os 55 anos e primeira gravidez após os 30 anos.
( ) O risco de câncer de mama devido à radiação ionizante é proporcional à dose e à frequência nas quais a pessoa foi exposta.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2092688 Medicina
Em estudos de revisão, a média de carcinomas perdidos pode ocorrer em 4,2% das vezes, 76,9% tendo sido identificados logo após a biópsia (imagem incompatível com resultado anatomopatológico) e 23,1% identificados no controle. Subdiagnósticos, ou diagnósticos subestimados, são aqueles cuja presença pode estar associada à existência de outra lesão de maior gravidade. São eles, EXCETO: 
Alternativas
Q2091933 Medicina
Paciente, 26 anos, G1P1A0, parto vaginal há quinze dias, comparece ao pronto atendimento por dor mamária há direita. Ao exame físico: TAx 38° C. Mama direita conforme a imagem a seguir:



Qual o patógeno mais comumente responsável por essa infecção?
Alternativas
Q2025625 Medicina
Marque a alternativa CORRETA. Qual das seguintes alternativas contribui com o suprimento de sangue na mama? 
Alternativas
Q2016300 Medicina

Paciente do sexo feminino, 52 anos, chega ao seu consultório com alguns exames e deseja o seu aconselhamento.



TSH: 1,93 (0,34 - 5,60)

US da tireóide: presença de nódulo hiperecogênico, único, localizado no lobo esquerdo, medindo 15mm, com macrocalcificações periféricas, halo visível em todo o seu entorno e vascularização periférica; ausência de linfadenopatia cervical. PAAF do nódulo: predomínio de macrofolículos com colóide ao fundo (padrão macrofolicular).


Ela é assintomática. Nega exposição à radiação ionizante. O nódulo não é perceptível à palpação e você não encontra outras anormalidades no exame físico. Diante de tais informações, marque a alternativa que contém a conduta CORRETA a ser tomada: 

Alternativas
Q1827257 Medicina
Qual é o tamanho da margem mínima necessária em pacientes submetidas a tratamento conservador e radioterapia para carcinoma ductal in situ?
Alternativas
Q1699864 Medicina
A morfologia apócrina é uma característica comumente encontrada na prática da patologia mamária e é definida pela presença de células cuboidais ou colunares exibindo citoplasma granular eosinofílico abundante. A identificação precisa da lesão apócrina tem implicações importantes para a conduta em mastologia.
A esse respeito, avalie o que se afirma sobre algumas características das lesões apócrinas da mama.
I. Carcinoma ductal in situ apócrino alto grau caracteriza-se por células apócrinas atípicas com múltiplos nucléolos e cromatina grosseira, em foco maior que 2mm, associadas com extensa necrose. II. Carcinoma ductal in situ apócrino não alto grau caracteriza-se por células apócrinas atípicas com arquitetura micropapilar e cribriforme, em foco maior que 2mm, com inflamação periductal associada. III. Hiperplasia apócrina atípica é caracterizada por uma proliferação de epitélio apócrino com nucléolos proeminentes e figuras de apoptose preenchendo os espaços de ductos com arquitetura cribriforme, em foco de 1mm. IV. Atipia apócrina associada à lesão esclerosante caracteriza-se por células com discreta cariomegalia e nucléolos inconspícuos, associadas com adenose esclerosante ou cicatriz radial, sendo comuns necrose e atividade mitótica.
Está correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Q1344442 Medicina
São fatores de risco para o câncer de mama, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CBM-DF
Q1213676 Medicina
Com relação aos cistos mamários em pacientes com idade inferior a 35 anos, julgue o item que se segue.
A punção aspirativa com agulha fina é indicada em casos de cisto com crescimento significativo e dor localizada.
Alternativas
Q672424 Medicina

As hiperplasias epiteliais da mama caracterizam-se pela proliferação de células epiteliais para o interior de ductos ou dúctulos mamários. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A hiperplasia lobular atípica trata-se de uma lesão não palpável, assintomática. Sua distribuição tende a ser segmentar, o que a diferencia da hiperplasia ductal atípica, que tende a ser multifocal e bilateral.

( ) A hiperplasia epitelial ductal é caracterizada quando existem três ou mais células revestindo um ducto mamário.

( ) Na hiperplasia ductal usual ou moderada/florida, as células proliferam além de três a quatro camadas e têm tendência a distender e a preencher os ductos envolvidos, formando pontes e fendas periféricas irregulares.

( ) Os critérios que definem carcinoma ductal in situ de baixo grau são: população uniforme de células, espaços geometricamente regulares entre as células ou formação de micropapilas e núcleos hipercromáticos.

Alternativas
Q672031 Medicina
Os achados mamográficos e ecográficos das mastites não lactacionais são inespecíficos e muitas vezes podem mimetizar o carcinoma da mama. Assinale a alternativa que não corresponde a um achado ultrassonográfico que pode ser encontrado na mastite.
Alternativas
Q672030 Medicina
As mastites são processos inflamatórios da glândula mamária, classificadas em lactacionais e não lactacionais, agudas ou crônicas. As lactacionais relacionam-se com o ciclo grávido-puerperal e têm como fisiopatologia as fissuras e/ou as microfissuras da placa aréolo-papilar, secundárias aos traumas da sucção, resultando na perda da solução de continuidade da pele e posterior colonização bacteriana, sendo o principal agente etiológico o Staphylococcus
Alternativas
Q672020 Medicina
Várias condições são reconhecidas como capazes de aumentar ou diminuir a chance de desenvolvimento do câncer de mama. Qual dos fatores a seguir é considerado de risco muito elevado (RR = 3.0) para desenvolvimento de câncer de mama?
Alternativas
Q650630 Medicina
Assinale a opção que apresenta um importante fator de risco para câncer de mama.
Alternativas
Q551291 Medicina
São causas de retração da pele durante o exame clínico das mamas, EXCETO:
Alternativas
Q551277 Medicina
Paciente com tumor de mama de 3,5 cm e linfonodos endurecidos e fixos em axila ipsilateral deverá ser incluída no estádio
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: A
5: A
6: A
7: C
8: D
9: A
10: A
11: B
12: E
13: C
14: A
15: A
16: A
17: C
18: A
19: A
20: A