Questões Militares
Sobre uroanálise em medicina
Foram encontradas 23 questões
Assinale a alternativa que indica corretamente a bactéria que é incompetente para produzir nitritos.

Podemos afirmar que o diagnóstico mais provável é:

Considerando o caso clínico, qual diagnóstico mais provável?
Considere as sentenças abaixo.
1 – A amostra adequada de escarro é aquela coletada logo após o paciente acordar.
2 – A indução por aparelho de iontoforese é uma técnica utilizada para colheita do suor.
3 – A tíbia é o local de escolha para a punção medular em crianças de até 2 ou 3 anos de idade.
4 – Para colheita de urina de 24 horas, recomenda-se colher todo o volume urinário da primeira micção do dia.
É correto o que se afirma em
A figura abaixo representa uma sedimentoscopia urinária que contém cristais de
Complete as lacunas do texto abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Hemácias podem ser confundidas com leveduras durante a realização da sedimentoscopia urinária. Nos casos duvidosos, o __________ pode ser utilizado, pois lisa as __________ e não afeta as __________
As porfirinas resultam de defeitos na síntese do Heme e um dos seus indicadores é a observação de cor avermelhada na urina após a exposição dessa material ao ar.
Um dos métodos que utiliza amostras de urina para a triagem desse grupo de doenças é
Os cilindros são os únicos elementos do sedimento urinário que têm os rins como o único sítio de origem.
A formação dos cilindros está aumentada
A depuração renal constitui um marcador sensível e específico da função renal e é definida como o volume de plasma depurado de uma determinada substância pelos rins por unidade de tempo.
Um paciente admitido em um hospital apresentou os seguintes resultados laboratoriais: Creatina urinária = 1,35mg/mL, Creatinina plasmática = 1 mg/dL e volume de urina por minuto = 1 mL/min. O valor de depuração renal de creatinina para esse paciente é igual a
I. Cilindros céreos.
II. Cilindros granulosos.
III. Cilindros hialinos.
IV. Cristais de ácido úrico.
V. Cristais de urato de amônio.
1. ( ) Em seu interior apresentam granulações características, constituídas de albumina, células epiteliais e pigmentos de hemácias ou leucócitos desintegrados. São perfeitamente regulares, possuindo contornos bem definidos.
2. ( ) Sua presença é marcante em urinas concentradas e ácidas. Essas substâncias, quando em quantidade considerável na urina, podem conferir-lhe uma coloração avermelhada. Podem ocorrer em várias formas, formando rosetas ou em fusos. Sua importância clínica está relacionada com a tendência do paciente à formação de cálculos renais.
3. ( ) Caracterizam-se por possuírem contornos flutuantes e alto poder de refração. Possuem coloração amarelada, variando em forma e tamanho. Sempre aparecem em sedimentoscopia quando o indivíduo é portador de processos crônicos e, raramente, em inflamações agudas.
4. ( ) São esferoides e possuem uma coloração amarela opaca. Dissolvem-se pelo calor e são solúveis em ácido acético a 10%, com formação de coloração amarelada após a reação. Com a adição de hidróxido de sódio, há liberação de amônia.
5. ( ) São formações semitransparentes, incolores, de difícil observação ao microscópio. Geralmente possuem extremidades arredondadas e, ocasionalmente, podem apresentar células epiteliais ou granulações aderidas à sua superfície. Nas urinas ricas em pigmentos biliares, podem aparecer corados de amarelo.
A correta associação entre os elementos encontrados na sedimentoscopia urinária e suas descrições é: