Questões Militares Sobre uroanálise em medicina

Foram encontradas 23 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263428 Medicina
Nitritos normalmente não são encontrados na urina. Muitas bactérias uropatogênicas gram negativas são capazes de reduzir nitratos em nitritos pela ação da enzima nitrato redutase presente nessas bactérias.

Assinale a alternativa que indica corretamente a bactéria que é incompetente para produzir nitritos. 
Alternativas
Q2092294 Medicina
CB, 2 meses, sexo masculino, assintomático; durante a investigação de massa abdominal palpável pelo pediatra realizou cintilografia renal com DMSA que evidenciou os seguintes resultados:
Imagem associada para resolução da questão

Podemos afirmar que o diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q2092287 Medicina
Paciente, sexo masculino, 45 anos, com queixa de tosse crônica e fadiga há três meses, foi submetido à tomografia computadorizada do tórax sem contraste para investigação. Evidenciou-se como achado incidental um nódulo adrenal esquerdo medindo 1,8 cm; com coeficiente de atenuação médio de 30 UH. Diante do caso exposto, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico correto e sua justificativa.
Alternativas
Q2092236 Medicina
Mulher, 40 anos, queixa-se de disúria há cinco dias. Há dois dias apresenta febre e dor lombar à direita. Ao exame físico: regular estado geral; febril (38° C); hidratada; corada; FC = 100 bpm; FR = 17 irpm; exame abdominal sem alterações; punho-percussão positiva à direita. Coletou hemograma; função renal; urina tipo I; e, urocultura e aguarda resultados. Radiografia de abdômen: presença de cálculo radiopaco, preenchendo toda pelve renal e cálices à direita em aspecto “coraliforme”. Em relação ao caso clínico, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2092233 Medicina
Homem, 70 anos, branco, tabagista, com história prévia de ressecção transuretral de tumor de bexiga por duas vezes. Consulta por novo episódio de hematúria macroscópica com coágulos, dessa vez associada à dor abdominal. Citologia urinária positiva para células neoplásicas. Realizada cistoscopia sem identificação de lesões ou massas suspeitas. Observe o estudo de imagens:
Imagem associada para resolução da questão



Considerando o caso clínico, qual diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q2092229 Medicina
Paciente, sexo feminino, 50 anos, consulta por disúria e urgência urinária há oito meses, sem melhora com tratamento empírico para cistite. Vários exames de urina durante esses meses evidenciam piúria sem cultura positiva para nenhum germe comum (mesmo quando a coleta foi feita sem estar em uso de antibióticos). Considerando o quadro clínico, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2023849 Medicina
Assinale a opção que indica o método parasitológico considerado de escolha para o diagnóstico da estrongiloidíase pelo exame de fezes.
Alternativas
Q1827500 Medicina
Constitui uma causa frequente de exame de urina com a presença de cilindros hemáticos:
Alternativas
Q953747 Medicina

Considere as sentenças abaixo.


1 – A amostra adequada de escarro é aquela coletada logo após o paciente acordar.

2 – A indução por aparelho de iontoforese é uma técnica utilizada para colheita do suor.

3 – A tíbia é o local de escolha para a punção medular em crianças de até 2 ou 3 anos de idade.

4 – Para colheita de urina de 24 horas, recomenda-se colher todo o volume urinário da primeira micção do dia.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Q953726 Medicina
Assinale a alternativa que contém apenas cristais de urina alcalina.
Alternativas
Q953723 Medicina
Qual a principal proteína sérica encontrada na urina normal?
Alternativas
Q953721 Medicina
Durante a leitura de uma fita de urina, a presença de pequenas manchas na área reagente para sangue corresponde a presença de
Alternativas
Q953711 Medicina

A figura abaixo representa uma sedimentoscopia urinária que contém cristais de


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q953708 Medicina

Complete as lacunas do texto abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


Hemácias podem ser confundidas com leveduras durante a realização da sedimentoscopia urinária. Nos casos duvidosos, o __________ pode ser utilizado, pois lisa as __________ e não afeta as __________

Alternativas
Q821823 Medicina

As porfirinas resultam de defeitos na síntese do Heme e um dos seus indicadores é a observação de cor avermelhada na urina após a exposição dessa material ao ar.

Um dos métodos que utiliza amostras de urina para a triagem desse grupo de doenças é

Alternativas
Q821822 Medicina

Os cilindros são os únicos elementos do sedimento urinário que têm os rins como o único sítio de origem.

A formação dos cilindros está aumentada

Alternativas
Q821820 Medicina
Sobre a coleta e exames de amostras de urina de 24 horas é possível afirmar que
Alternativas
Q821809 Medicina

A depuração renal constitui um marcador sensível e específico da função renal e é definida como o volume de plasma depurado de uma determinada substância pelos rins por unidade de tempo.

Um paciente admitido em um hospital apresentou os seguintes resultados laboratoriais: Creatina urinária = 1,35mg/mL, Creatinina plasmática = 1 mg/dL e volume de urina por minuto = 1 mL/min. O valor de depuração renal de creatinina para esse paciente é igual a

Alternativas
Q286352 Medicina
Paciente com diagnóstico de tuberculose pulmonar tratada há 20 anos procura médico com disúria e 4 uroculturas para bactérias negativas. Urina com leucocituria e pH ácido. O melhor exame para o diagnóstico do paciente é:
Alternativas
Q286233 Medicina
Analise as informações a seguir.

I. Cilindros céreos.

II. Cilindros granulosos.

III. Cilindros hialinos.

IV. Cristais de ácido úrico.

V. Cristais de urato de amônio.

1. ( ) Em seu interior apresentam granulações características, constituídas de albumina, células epiteliais e pigmentos de hemácias ou leucócitos desintegrados. São perfeitamente regulares, possuindo contornos bem definidos.

2. ( ) Sua presença é marcante em urinas concentradas e ácidas. Essas substâncias, quando em quantidade considerável na urina, podem conferir-lhe uma coloração avermelhada. Podem ocorrer em várias formas, formando rosetas ou em fusos. Sua importância clínica está relacionada com a tendência do paciente à formação de cálculos renais.

3. ( ) Caracterizam-se por possuírem contornos flutuantes e alto poder de refração. Possuem coloração amarelada, variando em forma e tamanho. Sempre aparecem em sedimentoscopia quando o indivíduo é portador de processos crônicos e, raramente, em inflamações agudas.

4. ( ) São esferoides e possuem uma coloração amarela opaca. Dissolvem-se pelo calor e são solúveis em ácido acético a 10%, com formação de coloração amarelada após a reação. Com a adição de hidróxido de sódio, há liberação de amônia.

5. ( ) São formações semitransparentes, incolores, de difícil observação ao microscópio. Geralmente possuem extremidades arredondadas e, ocasionalmente, podem apresentar células epiteliais ou granulações aderidas à sua superfície. Nas urinas ricas em pigmentos biliares, podem aparecer corados de amarelo.

A correta associação entre os elementos encontrados na sedimentoscopia urinária e suas descrições é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: D
5: B
6: D
7: D
8: E
9: A
10: A
11: A
12: C
13: C
14: C
15: C
16: A
17: A
18: D
19: E
20: B