Questões Militares de Veterinária - CFMV

Foram encontradas 12 questões

Q2090889 Veterinária
Segundo o Código de Ética do CFMV, de dezembro de 2016, o médico veterinário será responsabilizado pelos atos que, no exercício da profissão, praticar com dolo ou culpa, respondendo civil e penalmente pelas infrações éticas e ações que venham a causar dano ao paciente ou ao cliente, quando:
I. Delegar atos ou atribuições privativas da profissão a outras pessoas.
II. Deixar de esclarecer ao cliente sobre as consequências socioeconômicas, ambientais e de saúde pública, provenientes das enfermidades de seus pacientes.
III. Atribuir seus erros a terceiros e a circunstâncias ocasionais que possam ser evitadas, mesmo quando solicitadas pelo cliente.
IV. Deixar de atender às requisições administrativas e intimações emanadas pelos órgãos ou entidades públicas dentro do prazo determinado.
V. Praticar qualquer ato profissional sem consentimento formal do cliente, salvo em caso de iminente risco de morte ou de incapacidade permanente do paciente.
Considerando o Art. 9º do Código de Ética de Medicina Veterinária, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090888 Veterinária
Sobre o comportamento do médico veterinário, considerando o Código de Ética do CFMV, analise as afirmativas a seguir.
I. É vedado prescrever medicamentos sem registro no órgão competente, salvo quando se tratar de manipulação.
II. É vedado fornecer a leigo ensinamentos, métodos ou meios, instrumentos ou técnicas privativas de sua competência profissional.
III. É permitido receitar sem prévio exame clínico do paciente.
IV. É vedado alterar prescrição ou tratamento determinado por outro médico veterinário, salvo em situação de indispensável conveniência para o paciente, devendo comunicar imediatamente o fato ao médico veterinário desse paciente.
V. É permitido assinar contratos de prestação de responsabilidade técnica com finalidade específica de regularizar formalmente a empresa obrigada a registro.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2090887 Veterinária
O Código de Ética é um instrumento normativo referente ao exercício da profissão. A normativa traz consigo o juramento profissional e seus capítulos dividem-se no detalhamento dos princípios fundamentais da profissão, deveres profissionais, direitos dos médicos-veterinários, comportamento profissional, responsabilidade profissional e relação com os colegas e honorários profissionais. Menciona, também, normas para interatividade, especificando características da relação com o cidadão consumidor de seus serviços; a relação com o animal e o meio ambiente e a relação com a Justiça. Por fim, detalha as infrações, penalidade e suas aplicações. Considerando Código de Ética do Médico Veterinário (MV), é correto afirmar que médico veterinário: 
Alternativas
Q2090798 Veterinária
A obrigação do médico veterinário no ambiente clínico-hospitalar é considerada de meio, ou seja, ele é obrigado a empenhar todos os esforços possíveis para a prestação de determinado serviço, mas não necessariamente garantir a obtenção de um resultado específico, já que a medicina não é uma ciência exata. Contudo, se for constatada a culpa do profissional, negligência, imperícia ou omissão, ele terá que responder a princípio no âmbito administrativo, ou até no jurídico. Neste sentido, e de acordo com a legislação vigente, o médico veterinário: 
Alternativas
Q2090795 Veterinária
Todo veterinário tem por obrigação ética seguir as normas do Conselho de Medicina Veterinária e o Código de Ética da profissão, que abordam todas as áreas da Medicina Veterinária e fornecem um suporte de grande relevância para o profissional se proteger de problemas civis e judiciais. Buscando evitar represálias no exercício da profissão, o médico veterinário NÃO deve:
I. Anunciar-se especialista sem que tenha o título devidamente registrado no Sistema CFMV/CRMVs.
II. Divulgar informações sobre assuntos profissionais de forma sensacionalista, promocional, de conteúdo inverídico, ou sem comprovação científica.
III. Encaminhar de volta ao médico veterinário o paciente que lhe for enviado para procedimento especializado, uma vez que este paciente passa a ser de sua responsabilidade.
IV. Permitir que seu nome conste no quadro de pessoal de hospital, clínica, unidade sanitária, ambulatório, escola, curso, empresa ou estabelecimento congênere sem nele exercer função profissional.
V. Deixar de comunicar aos seus auxiliares as condições de trabalho que possam colocar em risco sua saúde ou sua integridade física, bem como deixar de esclarecer os procedimentos adequados para evitar tais riscos.
Atende ao questionamento abordado apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2047376 Veterinária
Atendimento corresponde ao ato de atender, ou seja, ao ato de prestar atenção às pessoas com as quais mantemos contato. O “bom atendimento” é aquele que procura verdadeiramente atender às expectativas do público. Sobre atendimento ao público, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1883919 Veterinária
“A perícia médico-veterinária se encontra inserida no campo da Medicina Veterinária Legal, especialidade profissional que vem se expandindo em todo o mundo. No Brasil, existe uma crescente demanda social em relação ao tema, entretanto, ainda há muitas dúvidas por parte de profissionais e instituições quanto ao seu potencial como auxílio na solução de lides e à forma de atendimento das solicitações de perícias, elaboração de laudos e redação de documentos médico-legais.” 
(Fonte: CFMV, 2020.) 

Sobre a perícia médico-veterinária, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1883914 Veterinária
De acordo com a Lei nº 5.517/1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de médico-veterinário, não é da competência privativa do médico veterinário o exercício das seguintes atividades e funções a cargo da União, dos Estados, dos Municípios, dos Territórios Federais, entidades autárquicas, paraestatais e de economia mista e particulares
Alternativas
Q1669400 Veterinária
De acordo com o Código de Ética do Médico Veterinário, são considerados infração gravíssima passível de cassação do exercício profissional os seguintes atos, EXCETO:
Alternativas
Q1045396 Veterinária
Considerando que a eutanásia nos animais é um procedimento clínico necessário e que compete privativamente ao Médico Veterinário a sua implementação, o Conselho Federal de Medicina Veterinária instituiu normas reguladoras para uniformizar seus procedimentos, estando contidas no Guia Brasileiro de Boas Práticas para Eutanásia em Animais. Em relação a esse cenário, analise as afirmativas a seguir:
I. Para a eutanásia de animais de vida livre e selvagens, requer-se um preparo específico para manipulação de armadilhas, bem como treinamento e habilitação para o uso de armas de dardos, como rifles, pistolas e zarabatana.
II. As técnicas de irradiação por micro-ondas e compressão torácica têm uso específico na pesquisa científica, mediante a aprovação especial da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) das instituições pesquisadoras.
III. Entre os métodos físicos de eutanásia, o uso da arma de fogo requer pessoas treinadas e habilitadas para garantir a morte imediata e sem sofrimento ao animal. Desse modo, o projétil deve ser desferido em direção à cabeça ou coração.
IV. O deslocamento cervical é uma técnica amplamente empregada em pequenos animais de laboratório. Esse procedimento pode ser realizado manualmente ou com o auxílio de deslocadores comerciais.
Assinale
Alternativas
Q774143 Veterinária
De acordo com o código de ética do veterinário divulgado pelo CFMV, e colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta sobre o comportamento profissional do médico veterinário. ( ) É vedada toda e qualquer prescrição de medicamentos, os quais não tenham o devido registro no órgão competente. ( ) É proibido afastar-se em qualquer hipótese ou condição de suas atividades profissionais. ( ) É proibido receitar, ou atestar de forma ilegível ou assinar sem preenchimento prévio receituário, laudos, atestados, certificados, guias de trânsito e outros
Alternativas
Q1883917 Veterinária
“O Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, elaborou um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde Animal Simplificado (PRGSSA), como o objetivo de orientar os médicos-veterinários sobre a legislação ambiental relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e as boas práticas de manejo de resíduos nos estabelecimentos prestadores de serviços em saúde animal.”
(Fonte: CFMV, 2019.)

Com relação aos grupos de resíduos sólidos as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: D
5: E
6: A
7: C
8: D
9: D
10: E
11: A
12: D