Questões Militares de Veterinária - Microbiologia em Veterinária

Foram encontradas 51 questões

Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Veterinária |
Q2020080 Veterinária
Na intoxicação aguda, o fígado é o primeiro órgão-alvo, ocorrendo então icterícia e bilirrubinúria. Há uma elevação significativa das enzimas séricas hepáticas por lesão de hepatócitos e extravasamento das enzimas AST, ALT e LDH. Assinale a alternativa que apresenta o metabólito secundário de fungo filamentoso que determina o quadro referido.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Veterinária |
Q2020074 Veterinária
Assinale a alternativa que indica uma bactéria causadora de doença transmitida por alimentos que consegue se multiplicar à temperatura de refrigeração, em meios simples, sem grandes exigências nutricionais.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Veterinária |
Q2020073 Veterinária
As doenças transmitidas por alimentos (DTA) apresentam diferentes mecanismos fisiopatológicos. Assinale a alternativa que indica uma DTA em que o agente etiológico determina uma invasão tecidual no organismo do hospedeiro.
Alternativas
Q1883933 Veterinária
Listeria monocytogenes é um bastonete Gram positivo, anaeróbio facultativo, catalase positivo, que cresce em ampla faixa de temperatura (1 a 45 ºC) e em pH 4,5 a 9,6, capaz de sobreviver na presença de elevadas concentrações salinas de até 15%. L. monocytogenes é um patógeno de importância para saúde pública, com ocorrência de surtos de origem alimentar. Sobre L. monocytogenes, assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa:

( ) L. monocytogenes provoca perdas econômicas significativas na indústria de alimentos, visto que é uma bactéria de difícil eliminação nas instalações industriais, podendo levar a contaminação de diferentes lotes de produtos.
( ) A alimentação de animais com silagem contaminada por L. monocytogenes pode levar a contaminação do leite e, consequentemente, do produto final.
( ) L. monocytogenes é capaz de sobreviver em diversos materiais, incluindo aqueles utilizados para embalagem dos produtos acabados, formando biofilmes.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1883916 Veterinária
“A produção animal é estratégica para o combate à resistência antimicrobiana. Por anos, antibióticos foram usados indiscriminadamente na promoção de crescimento e sanidade dos rebanhos bovinos, suínos e de aves. Essa falta de critério reduziu a eficácia das substâncias, gerou microrganismos resistentes e afetou a imunidade dos animais. Em busca de reverter esse quadro, profissionais da área pesquisam e colocam em prática soluções que mantêm a saúde e produtividade dos rebanhos, bem como direcionam a prescrição correta de medicamentos.”
(Fonte: Revista CFMV, n°89/2022.)


Sobre a resistência antimicrobiana, avalie as afirmativas a seguir.

I. A resistência antimicrobiana é consequência natural das mutações genéticas de microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, porém, ao se tornarem resistentes a diferentes medicações, dificultam o tratamento de infecções, aumentando o risco de disseminação, a gravidade de doenças e o número de mortes.
II. O uso indiscriminado de fármacos antimicrobianos em animais gera o desenvolvimento da resistência não só para as bactérias patogênicas alvo do tratamento, podendo haver transmissão de genes de resistência a outras que não são alvo do antimicrobiano usado, o que dificuldade na escolha de antimicrobianos para tratamento de doenças em humanos, como nos casos de zoonoses, por exemplo.
III. Apesar da resistência antimicrobiana ser um problema clínico e ambiental, ela não representa risco real de barreiras comerciais aos produtos de origem animal, uma vez que a resistência antimicrobiana é um problema que ocorre em todos os países.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Veterinária |
Q1777203 Veterinária
O transporte internacional de agentes infecciosos e material biológico deve ser realizado segundo as normas de segurança específicas de órgãos como a International Air Transport Association (IATA). As substâncias incluídas na categoria A da IATA são as do tipo infectantes cuja exposição durante o transporte pode causar incapacidade permanente, doença fatal ou risco de morte em humanos e animais. Assinale a alternativa que indica um microrganismo em que os exemplares de sua cultura estão incluídos na categoria A da IATA.
Alternativas
Q1669394 Veterinária
São várias as manifestações oculares de doenças sistêmicas no cão. Assinale a alternativa que NÃO inclui um agente infeccioso causador de uveíte:
Alternativas
Q1669384 Veterinária
São bactérias comumente causadoras de pneumonia em potros, EXCETO:
Alternativas
Q1669382 Veterinária
A Aflatoxina é produzida por várias espécies de fungo e teores acima de 1ppm podem causar lesões orgânicas graves. O órgão alvo frequentemente afetado em infecções subagudas é o:
Alternativas
Q1045444 Veterinária
Para a manutenção da sanidade animal, cabe ao médico veterinário conhecimento sobre as doenças importantes para a defesa sanitária animal. Em ruminantes, merecem destaque febre aftosa, febre catarral maligna, encefalopatia espongiforme bovina, maedi-visna e raiva, cujas etiologias são, respectivamente,
Alternativas
Q1045410 Veterinária
A traqueobronquite infecciosa canina é uma doença altamente contagiosa, causada por diversos patógenos. Em relação aos agentes que podem estar associados a essa doença, além da Bordetella bronchiseptica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1006814 Veterinária

Com relação às doenças transmitidas por alimentos, são consideradas bactérias importantes na contaminação de alimentos e que apresentam como mecanismo de fisiopatologia a produção de toxinas in vivo:


I. Clostridium perfringens

II. Vibrio cholerae

III. Campylobacter jejuni

IV. Salmonella spp

Alternativas
Q1006800 Veterinária

Levando em consideração as diretrizes para o trabalho em contenção com agentes biológicos, assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.


“A baciloscopia para detecção de ____________________pode ser realizada em laboratório NB 2 utilizando Cabine de Segurança Biológica (CSB), mesmo este agente sendo classificado como da Classe de Risco 3.” 

Alternativas
Q870087 Veterinária

A respeito do tétano, julgue o item a seguir.

O tétano é uma doença aguda, geralmente fatal, causada por uma exotoxina (tetanospasmina) produzida pela bactéria Clostridium tetani.

Alternativas
Q870062 Veterinária

Acerca da microbiologia veterinária, julgue o item que se segue.

O vírus da cinomose, pertencente ao gênero Morbilivirus da família Paramyxoviridae, é capaz de infectar um amplo contingente de espécies animais, incluindo-se canídeos, grandes felídeos, mustelídeos, procionídeos e viverrídeos.

Alternativas
Q870061 Veterinária

Acerca da microbiologia veterinária, julgue o item que se segue.

Corpúsculos de inclusão intracitoplasmáticos aparecem em infecções de cães acometidos pelo adenovírus canino 1, agente etiológico da hepatite infecciosa canina.

Alternativas
Q870060 Veterinária

Acerca da microbiologia veterinária, julgue o item que se segue.

A principal forma de transmissão dos alfavírus, agentes etiológicos de encefalites equinas, é o contato direto entre animais portadores e animais suscetíveis, logo sem intermédio de vetores.

Alternativas
Q867800 Veterinária
A contaminação ambiental é uma importante forma de transmissão de infecções para animais submetidos a procedimentos ambulatoriais ou cirúrgicos. Quanto ao exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q774160 Veterinária
Em relação aos principais agentes etiológicos de doenças de caninos, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.  Doença 1. Cinomose 2. Parvovirus 3. Hepatite viral canina 4. Tosse dos canis bacteriana
Agente etiológico ( ) Vírus CPV-2 ( ) Bordetella bronchoseptica ( ) Vírus CDV ( ) Vírus CAV-1
Alternativas
Q774154 Veterinária
Em relação aos principais mecanismos físiopatológicos e agentes etiológicos mais comuns em doenças transmissíveis por alimentos, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. Agentes 1. Staphyloccocus aureus 2. Clostridium perfr ingens 3. Giardia intestinal is 4. Entamoeba histolytica
Mecanismos Físiopatológicos ( ) Invasão tecidual ( ) Ação mecânica ( ) Toxina produzida in vivo ( ) Toxina pré-formada
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: E
5: B
6: D
7: D
8: A
9: C
10: E
11: E
12: C
13: C
14: C
15: C
16: E
17: E
18: B
19: C
20: B