Questões Militares
Sobre obesidade e transtornos alimentares em nutrição
Foram encontradas 14 questões
I. A paciente apresenta sobrepeso pelo IMC e obesidade central pela circunferência abdominal.
II. As características da dieta a ser proposta deve ser: hipocalórica, hipossódica, rica em cálcio, potássio, fibras alimentares e com baixo teor de gorduras saturadas.
III. A paciente apresenta diagnóstico de hipertensão arterial e dislipidemia.
Está correto o que se afirma em
Coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação aos transtornos alimentares, assinalando a seguir a opção correta.
( ) Os transtornos alimentares afetam homens e mulheres, com taxas de prevalência equivalentes, sendo mais comuns entre indivíduos de origem hispânica e caucasiana, e menos comuns entre negros e asiáticos.
( ) No tratamento da anorexia nervosa, será indicada a internação quando o paciente apresentar perda progressiva de peso e diminuição da ingestão oral, e ou para prevenir ou tratar instabilidades clínicas decorrentes da baixa ingestão de alimentos.
( ) A terapia nutricional para anorexia nervosa de pacientes com desnutrição prolongada deve se basear numa alimentação balanceada, com aporte energético aumentado para promover um ganho de peso significativo, e com nutrientes suficientes para corrigir as sequelas fisiológicas decorrentes da desnutrição.
( ) O diário alimentar é uma importante ferramenta para a automonitoração do paciente com transtorno alimentar, além de servir como fator de interação entre este e o nutricionista.
( ) Os transtornos alimentares têm uma etiologia multifatorial,
incluindo aspectos biológicos, psicológicos,
sócio-culturais e familiares como principais fatores
predisponentes.
O nutricionista de um hospital público está no ambulatório de Nutrição e durante a anamnese observou as seguintes características de dois pacientes.
Paciente I – 16 anos; deseja muito emagrecer; apresenta irregularidade mestrual, sinal de Russell, ulcerações esofágicas e perimólise
Paciente II – 15 anos; apresenta muito baixo consumo alimentar associado com jejum prolongado e as seguintes complicações: lanugem, apatia, anemia e nefrolitíase.
Assinale a alternativa que descreve o diagnóstico correto.
A fisiopatologia da obesidade é muito complexa.Marque a alternativa INCORRETA sobre o papel dos hormônios produzidos pelo tecido adiposo, dos neuropeptídeos orexígênicos e anorexígenos.
SUBSTÂNCIAS
I - cortisol II - grelina III- serotonina IV - neuropeptídeo Y
AÇÕES
( ) Sua produção aumentada, ocasionada pela privação alimentar, contribui para o aumento do consumo de calorias, lipídios, do sumo de calorias, lipídios, doces e também pode mediar a compulsão alimentar.
( ) Intensifica o poder de saciedade dos alimentos nos componentes de pós ingestão e pós-absorção.
( ) Promove a atividade lipogênica enzimática no tecido adiposo,está envolvido com a compulsão alimentar durante a noite, com a quantidade de alimento ingerido e com estímulo ao consumo de carboidratos.
( ) Durante o dia, seus níveis plasmáticos aumentam e diminuem com a diminuição e o aumento da ingestão alimentar, respectivamente.
( ) Age no hipotálamo, regulando a ingestão alimentar e a termogênese.