Questões Militares Sobre doenças das glândulas salivares em odontologia

Foram encontradas 23 questões

Q2262339 Odontologia
O melhor tratamento para os adenocarcinomas de células acinares confinados ao lobo superficial da glândula parótida é a
Alternativas
Q2262338 Odontologia
Um número representativo de neoplasias de glândula salivar pode ser caracterizado microscopicamente por um padrão papilomatoso, sendo a mais comum o 
Alternativas
Q2262337 Odontologia
A sialometaplasia necrosante é uma condição inflamatória que simula um processo maligno, tanto clinicamente quanto microscopicamente. Desenvolve-se, principalmente, nas glândulas salivares 
Alternativas
Q2022283 Odontologia
Com relação às doenças que acometem as glândulas salivares, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A sialometaplasia necrosante manifesta-se como um aumento de volume que depois torna-se ulcerado.
( ) A sialoadenose manifesta-se como um aumento de volume não ulcerado.
( ) A hiperplasia adenomatoide manifesta-se como um aumento de volume não flutuante e não ulcerado.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1347405 Odontologia
Segundo Neville et al (2016), que condição inflamatória rara das glândulas salivares menores ocorre frequentemente no vermelhão do lábio inferior, apresentando as aberturas dos duetos das glândulas salivares menores inflamadas e dilatadas, e cuja pressão nas glândulas pode levar à produção de secreções mucopurulentas das aberturas duetais, sendo mais relatada em homens de meia idade e idosos?
Alternativas
Q858298 Odontologia

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue o item subsequente.

A doença de Paget, comum em pacientes idosos, apresenta perfil radiográfico com radiopacidades com aspecto de flocos de algodão, encontradas também em portadores da síndrome de Gardner.

Alternativas
Q722342 Odontologia

Sobre a parotidite infecciosa são feitas as seguintes afirmações:

I – Essa doença, que ocorre principalmente em crianças, apresenta como sintoma principal o inchamento de uma ou mais glândulas salivares, causando um aumento exagerado do volume da região do pescoço;

II – Além desse fator, febre e, em alguns casos, inchamento das glândulas salivares, náuseas, sudorese, zumbido nos ouvidos e dores no corpo e na cabeça podem se manifestar;

III – Não existe tratamento para a eliminação do vírus, sendo este visado apenas para aliviar os sintomas da doença. Assim, repouso e, em alguns casos, antitérmicos, analgésicos e compressas são indicados.

Quais afirmativas acima estão corretas?

Alternativas
Q709647 Odontologia

De acordo com Scully (2009), uma ampla variedade de neoplasias incomuns pode afetar as glândulas salivares. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo,

I - A sialografia pode revelar de forma precisa uma alteração no preenchimento ou no deslocamento da glândula

II - Um aumento de volume, especialmente se persistente, pode ser indicativo da presença de uma neoplasia

III- As neoplasias malignas contribuem para até um terço de todos os tumores submandibulares

Assinale a opção correta.

Alternativas
Q695561 Odontologia
Considere que um paciente adulto comparece ao consultório odontológico com tumefação facial extra oral, na região submandibular direita, com queixa de dor espontânea, pulsátil e localizada, e relata febre e mal-estar. Sendo assim, é correto afirmar que esse paciente apresenta um quadro de:
Alternativas
Q682901 Odontologia
De acordo com Moacyr da Silva, podemos afirmar que são manifestações bucais de doenças profissionais provocadas pelo agente monóxido de carbono:
Alternativas
Q655296 Odontologia
Sore as infecções das glândulas salivares é correto afirmar que:
Alternativas
Q650154 Odontologia
As rânulas são fênomenos extensos de retenção salivar que ocorrem no assoalho da boca. De acordo com Miloro et al.(2008), como se denomina a terapia, com menor índice de recorrência, para o tratamento dessa condição?
Alternativas
Q526837 Odontologia
De acordo com Neville et al. (2009), qual é a neoplasia maligna mais comum das glândulas salivares?
Alternativas
Q526825 Odontologia
Paciente do gênero masculino, 55 anos, leucoderma, compareceu a um serviço odontológico para avaliação de rotina. Durante a anamnese não foi observada alteração sistêmica relevante. No entanto, no exame radiográfico panorâmico observou-se imagem radiolúcida bem circunscrita com margens escleróticas, assintomática, medindo aproximadamente 2,0 x 3,0cm em seus maiores diâmetros, localizada abaixo do canal do nervo alveolar inferior e anteriormente ao ângulo da mandíbula, na região da incisura antegoniana e da fossa da glândula submandibular. Exame complementar de tomografia computadorizada evidenciou uma concavidade bem definida na superfície lingual da mandíbula, confirmada pelo exame de palpação. A sialografia mostrou presença de tecido de glândula salivar na área do defeito.
Com base na descrição do caso acima, assinale a entidade patológica para essa lesão. 
Alternativas
Q526807 Odontologia
São patologias maxilofaciais tratadas primariamente com enucleação e curetagem, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q508409 Odontologia
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A Síndrome de Papillon-Lefevre é uma doença caracterizada por manifestações bucais e dermatológicas, e apresenta doença periodontal apenas na dentição decídua com perda precoce do suporte ósseo.

( ) A osteogênese imperfeita tipo II é severa com extrema fragilidade óssea e fraturas frequentes.

( ) A Síndrome de Pierre Robin é caracterizada por micrognatia, retração da língua e fissura palatina.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q508389 Odontologia
Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

As ____________________________ são grandes cistos de retenção nos ductos das glândulas submandibular ou sublingual, caracterizadas por grande tumefação submucosa de cor violáceo-rosa-azulada no assoalho da boca. Pode deslocar a língua; o tratamento consiste na excisão ou marsupialização.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2013 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q362701 Odontologia
“Um paciente de 15 anos compareceu ao consultório odontológico com queixa principal de ‘bolinha no lábio’. Na história da lesão, o paciente relatou que a doença apareceu há um mês e teve episódios de aumento e diminuição do tamanho. Ao exame físico, observou-se um nódulo de, aproximadamente, 1 cm de diâmetro no lábio inferior do lado direito, com coloração azulada, limites nítidos, flutuante à palpação e séssil.” O diagnóstico clínico do caso descrito anteriormente é de.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2013 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q362690 Odontologia
Sobre o adenoma pleomórfico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É a neoplasia de glândula salivar mais comum.

( ) Independentemente do sítio de origem, o adenoma pleomórfico se apresenta, tipicamente, com um aumento de volume firme, indolor e de crescimento lento.

( ) A maioria dos adenomas pleomórficos da glândula parótida ocorrem no lobo profundo.

( ) Uma complicação potencial é a transformação maligna.
Alternativas
Q265795 Odontologia
A manutenção da saúde bucal, mediante revisões e profilaxias  periódicas, contribui para evitar a doença periodontal. A respeito  desse assunto, julgue o  item  que se segue.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da mucosite oral decorrente da radiação incluem-se o local do campo de radiação, a preexistência de doença dentária, higiene oral precária, baixa produção de saliva, função imune comprometida e focos de infecção local.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: C
6: C
7: D
8: B
9: C
10: C
11: A
12: E
13: E
14: D
15: A
16: B
17: A
18: B
19: B
20: C