Questões Militares Sobre flúor em odontologia

Foram encontradas 70 questões

Q2262295 Odontologia
Aplicados nas superfícies dentais em alta concentração (geralmente > 9 000 ppm F), reagem com o mineral da estrutura dental, formando reservatórios solúveis de fluoreto de cálcio. A quantidade de produtos de reação formados é maior na dentina do que no esmalte e maior nas superfícies com lesão de cárie do que nas hígidas. Esses reservatórios se dissolvem gradativamente, liberando o íon flúor e, por isso, mantendo o efeito por semanas ou meses após a aplicação.
A descrição é compatível com o seguinte meio de uso do fluoreto:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico Saúde Bucal |
Q2173448 Odontologia
Com os avanços da odontologia constatou-se que o uso do flúor é a medida de maior impacto e relevância para o controle da cárie dentária, por isso a fluoretação da água tornou-se obrigatória no Brasil em todas as fontes de abastecimento público de água (FROIS, 2013). Sobre o uso do flúor na odontologia, marque “V” para a(s) assertiva(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s) e, ao final, responda ao que se pede:

( ) O flúor mantido na cavidade bucal é capaz de interferir na prevenção da cárie e, embora não impeça a iniciação da doença, é extremamente eficiente em reduzir sua progressão.
( ) A eficácia preventiva do flúor ocorre pela sua exposição no período de formação dos dentes, não tendo relevância o contato do flúor com a superfície do esmalte ao longo da vida.
( ) Os fluoretos presentes na água de consumo podem trazer efeitos benéficos e maléficos à saúde, dependendo da quantidade existente.
( ) Os níveis ideais de flúor na água variam entre 0,6mg/l de água a 0,8mg/l.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Q2090500 Odontologia
O flúor é a principal arma de combate à cárie dentária. A utilização do flúor nas suas mais variadas formas promoveu um declínio da cárie, observado a partir do final do século passado. Sobre o flúor empregado nos processos de desmineralização e remineralização dentária, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2090490 Odontologia
O tratamento odontológico em uma paciente grávida não deverá causar efeitos adversos para o embrião/feto em desenvolvimento. Sobre o atendimento odontológico em mulheres gestantes, analise as afirmativas a seguir.
I. Em uma tomada radiográfica periapical, com a gestante corretamente protegida com avental de chumbo e colar cervical, a dose que o feto recebe é igual a 0,0001 mGʏ. II. Quanto aos efeitos dos raios X na grávida, o feto pode receber até 50 mGʏ sem que sofra dano algum, segundo o National Council of Radiation Protection. III. A suplementação de flúor na gestação só deve ser uma prática recomendada, se a água de abastecimento público não for fluoretada. IV. A sedação mínima, com agonistas de receptores de benzodiazepínicos, devem ser evitados em mulheres grávidas pelo risco de efeitos teratogênicos.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2090365 Odontologia
A escovação dental associada ao dentifrício fluoretado são importantes meios para a contribuição no controle da doença cárie. Considerando tais princípios em relação à concentração de flúor no dentifrício para uso infantil, assinale, a seguir, a concentração ideal para uso infantil. 
Alternativas
Q2090334 Odontologia
Os géis e as espumas de Flúor Fosfato Acidulado (FFA) contendo 12.300 ppm/F são produtos de uso profissional, utilizados com frequência, desde que tenha sua real indicação para o tratamento das lesões cariosas. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2090330 Odontologia
Uma das opções de uso profissional é o verniz fluoretado. Sobre a utilização deste flúor tópico, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2090328 Odontologia
Os fluoretos são utilizados tanto para prevenir quanto para evitar a progressão das lesões cariosas. Considerando o abrasivo do dentifrício fluoretado à base de cálcio, é correto afirmar que o composto fluoretado do dentifrício pode ser o: 
Alternativas
Q2089634 Odontologia

Desde a década de 1970 é evidente o declínio da cárie dentária no Brasil e no mundo, ainda que essa doença persista como um dos principais problemas de saúde bucal na atualidade. Por outro lado, na medida em que ocorreu o declínio na prevalência de lesões de cárie ao redor do mundo, devido, especialmente, ao uso do fluoreto (na água e em dentifrícios), houve uma tendência inversa de aumento das taxas de fluorose dentária tem sido evidenciada.

(Magalhães, 2020. Adaptado.)


Sobre a fluorose dentária, analise as afirmativas a seguir.


I. É um defeito quantitativo de desenvolvimento do esmalte que ocorre durante o período de formação dos dentes (mineralização) em decorrência da ingestão excessiva de fluoretos por tempo prolongado, provenientes de múltiplas fontes, geralmente sendo água e dentifrício fluoretados.


II. Apesar de sua alta prevalência, não é considerada um problema de saúde pública, uma vez que os casos apontados na literatura indicam que sua predominância nos graus muito leve ou leve não impactam na estética ou na função dentária.


III. O índice mais comumente utilizado nos levantamentos epidemiológicos é o índice de Dean, que a categoriza nos seguintes níveis: questionável; muito leve; leve; moderado; e, severo.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2050814 Odontologia
Biologicamente, a cárie é uma doença dependente do acúmulo de biofilme e da sua exposição frequente a açucares. Para seu controle, têm sido propostas várias estratégias, com destaque para a utilização de fluoretos. Considerando a necessidade de combinação de estratégias para o controle da cárie, assinale a alternativa que apresenta o meio mais racional de utilizar fluoretos.
Alternativas
Q2050338 Odontologia
A cárie é uma doença crônica, não erradicável, resultado do acúmulo de biofilme e do consumo de açúcar. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2045995 Odontologia
O projeto SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira com realização inicialmente prevista para 2020, mas que teve a execução estendida em decorrência da emergência sanitária do coronavírus. A caracterização do perfil epidemiológico bucal da população brasileira é essencial para identificar os principais agravos bucais e permitir a formulação de políticas públicas adequadas. Além da cárie dentária, várias outras condições de saúde bucal serão avaliadas no SB Brasil 2020 (com execução nos anos de 2021 e 2022) em faixas etárias específicas, EXCETO a
Alternativas
Q2045986 Odontologia
Técnicas minimamente invasivas são métodos que buscam preservar o tecido e/ou o órgão do indivíduo, invadindo-o o menos possível. Sobre as práticas preventivas em Odontopediatria e as técnicas minimamente invasivas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2045968 Odontologia
Quando a superfície dentária apresenta atividade de cárie, manifestações clínicas são esperadas dependendo da superfície dentária e do estrato dentário afetado. Assinale a alternativa que melhor descreve a progressão e o formato da lesão de cárie quando incidente na superfície oclusal, considerando o envolvimento tanto do esmalte quanto da dentina.
Alternativas
Q2045967 Odontologia
Mãe de criança de 3 anos de idade liga para o consultório odontológico relatando que sua filha comeu grande parte de uma bisnaga de dentifrício fluoretado e está apresentando náuseas. A criança pesa 15 quilos. Sobre essa situação clínica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2016649 Odontologia
Quanto ao diagnóstico diferencial entre as formas mais leves de fluorose dentária e opacidades de esmalte não fluoróticas, marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2016647 Odontologia
Em relação aos dentifrícios fluoretados, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2016645 Odontologia
Em relação ao uso de fluoretos, marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2015039 Odontologia
Paciente de 17 anos de idade apresenta-se para tratamento odontológico com queixa de manchas brancas em todos os segundos molares, caninos superiores e pré-molares superiores e inferiores. Nos incisivos laterais e centrais superiores, percebe-se acometimento mais pronunciado no terço cervical. O diagnóstico é fluorose. Nesse caso, ingestão excessiva de flúor deu-se a partir de qual idade? 
Alternativas
Q2015035 Odontologia
A cárie é uma doença biofilme - açúcar - dependente que provoca uma destruição ácida progressiva na estrutura mineral dos dentes, originando as lesões cariosas. Os dentifrícios fluoretados são considerados eficientes para o controle da cárie porque, ao mesmo tempo em que os biofilmes dentais são desorganizados pela escovação, o flúor presente no dentifrício é liberado na cavidade bucal para interferir no processo de cárie. Quanto à utilização de flúor no controle da cárie dentária, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: A
5: C
6: E
7: A
8: E
9: E
10: D
11: E
12: C
13: B
14: A
15: E
16: C
17: D
18: C
19: E
20: C