Questões Militares
Sobre flúor em odontologia
Foram encontradas 70 questões
A descrição é compatível com o seguinte meio de uso do fluoreto:
( ) O flúor mantido na cavidade bucal é capaz de interferir na prevenção da cárie e, embora não impeça a iniciação da doença, é extremamente eficiente em reduzir sua progressão.
( ) A eficácia preventiva do flúor ocorre pela sua exposição no período de formação dos dentes, não tendo relevância o contato do flúor com a superfície do esmalte ao longo da vida.
( ) Os fluoretos presentes na água de consumo podem trazer efeitos benéficos e maléficos à saúde, dependendo da quantidade existente.
( ) Os níveis ideais de flúor na água variam entre 0,6mg/l de água a 0,8mg/l.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
I. Em uma tomada radiográfica periapical, com a gestante corretamente protegida com avental de chumbo e colar cervical, a dose que o feto recebe é igual a 0,0001 mGʏ. II. Quanto aos efeitos dos raios X na grávida, o feto pode receber até 50 mGʏ sem que sofra dano algum, segundo o National Council of Radiation Protection. III. A suplementação de flúor na gestação só deve ser uma prática recomendada, se a água de abastecimento público não for fluoretada. IV. A sedação mínima, com agonistas de receptores de benzodiazepínicos, devem ser evitados em mulheres grávidas pelo risco de efeitos teratogênicos.
Está correto o que se afirma apenas em
Desde a década de 1970 é evidente o declínio da cárie dentária no Brasil e no mundo, ainda que essa doença persista como um dos principais problemas de saúde bucal na atualidade. Por outro lado, na medida em que ocorreu o declínio na prevalência de lesões de cárie ao redor do mundo, devido, especialmente, ao uso do fluoreto (na água e em dentifrícios), houve uma tendência inversa de aumento das taxas de fluorose dentária tem sido evidenciada.
(Magalhães, 2020. Adaptado.)
Sobre a fluorose dentária, analise as afirmativas a seguir.
I. É um defeito quantitativo de desenvolvimento do esmalte que ocorre durante o período de formação dos dentes (mineralização) em decorrência da ingestão excessiva de fluoretos por tempo prolongado, provenientes de múltiplas fontes, geralmente sendo água e dentifrício fluoretados.
II. Apesar de sua alta prevalência, não é considerada um problema de saúde pública, uma vez que os casos apontados na literatura indicam que sua predominância nos graus muito leve ou leve não impactam na estética ou na função dentária.
III. O índice mais comumente utilizado nos levantamentos epidemiológicos é o índice de Dean, que a categoriza nos seguintes níveis: questionável; muito leve; leve; moderado; e, severo.
Está correto o que se afirma apenas em