Desde a década de 1970 é evidente o declínio da cárie dentár...
Desde a década de 1970 é evidente o declínio da cárie dentária no Brasil e no mundo, ainda que essa doença persista como um dos principais problemas de saúde bucal na atualidade. Por outro lado, na medida em que ocorreu o declínio na prevalência de lesões de cárie ao redor do mundo, devido, especialmente, ao uso do fluoreto (na água e em dentifrícios), houve uma tendência inversa de aumento das taxas de fluorose dentária tem sido evidenciada.
(Magalhães, 2020. Adaptado.)
Sobre a fluorose dentária, analise as afirmativas a seguir.
I. É um defeito quantitativo de desenvolvimento do esmalte que ocorre durante o período de formação dos dentes (mineralização) em decorrência da ingestão excessiva de fluoretos por tempo prolongado, provenientes de múltiplas fontes, geralmente sendo água e dentifrício fluoretados.
II. Apesar de sua alta prevalência, não é considerada um problema de saúde pública, uma vez que os casos apontados na literatura indicam que sua predominância nos graus muito leve ou leve não impactam na estética ou na função dentária.
III. O índice mais comumente utilizado nos levantamentos epidemiológicos é o índice de Dean, que a categoriza nos seguintes níveis: questionável; muito leve; leve; moderado; e, severo.
Está correto o que se afirma apenas em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo