Questões Militares
Sobre obturação dos canais radiculares em odontologia
Foram encontradas 82 questões
( ) Retratamento. ( ) Prescrição de anti-inflamatório. ( ) Cirurgia perirradicular. ( ) Prescrição de analgésico.
A sequência correta em que ocorre o processo é:
( ) A obturação pode ser realizada após o procedimento de limpeza e modelagem, quando o canal estiver seco, sem sintomatologia, houver tempo hábil e ausência de edema. ( ) Em casos de necrose pulpar com sintomas agudos, como abcesso perirradicular, a obturação do canal deve ser adiada até que o paciente se encontre assintomático. ( ) Uma desvantagem da obturação do canal radicular em sessão única para dentes vitais é a possibilidade de aumentar a contaminação proveniente da infiltração coronária provisória após tratamento. ( ) O tratamento do canal radicular indicado por razões protéticas não deve ser concluído em uma sessão, mesmo em casos de polpa vital.
( ) Remoção da smear layer com auxílio do EDTA. ( ) Seleção do cone de guta percha e confirmação radiográfica. ( ) Aplicação do cimento às paredes do canal. ( ) Corte da guta percha e compactação da massa.
A sequência correta em que ocorre o processo é:
I. O momento apropriado para obturar um dente inclui sinais e sintomas do paciente, estado da polpa e do tecido perirradicular, bem como o grau de dificuldade de cada caso. II. Um dente diagnosticado com pulpite irreversível pode ser obturado na mesma sessão inicial, pois a remoção do tecido vital irá resolver a dor do paciente. III. Cimentos endodônticos possuem a mesma radiopacidade e essa deve ser elevada para ser suficiente. IV. Dentre as características favoráveis do cimento endodôntico, podem ser citadas sua capacidade de ser tolerado pelos tecidos, exibir presa rápida e não apresentar adesividade entre ele e a parede do canal. V. O cimento de óxido de zinco e eugenol tem seu uso bem-sucedido na Endodontia, pois apresenta atividade antimicrobiana, não mancha a estrutura dentária e não é reabsorvido se extravasado nos tecidos perirradiculares.
Estão corretas apenas as afirmativas
Em relação à medicação intracanal, deve-se optar por:
Em relação à técnica de compactação lateral, assinale a alternativa correta.
Os cimentos resinosos adesivos têm se tornado clinicamente populares por sua capacidade de aderir tanto a estrutura dental quanto a restauração. Pinos intrarradiculares estéticos são rotineiramente empregados, atualmente, aderidos ao substrato dental pelo uso de cimentos resinosos adesivos. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O princípio da adesão dos cimentos resinosos aos tecidos dentais fundamenta-se em duas fases: a primeira consiste na remoção do fosfato de cálcio, criando-se microporosidades pelo condicionamento da superfície, tanto em esmalte quanto na dentina (primerização); e a segunda, chamada hibridização, envolve a infiltração e posterior polimerização da resina dentro dos microespaços criados, o que resulta em um intertravamento micromecânico baseado no princípio da difusão.
II. A adesão à dentina requer múltiplos passos, começando com a aplicação de um ácido ou condicionador de dentina para remover a smear layer. O ácido dissolve e extrai a parte orgânica que, normalmente, veda as fibrilas de colágeno e abre canais de 20 a 30 nm ao seu redor.
III. Os monômeros ácidos presentes nos sistemas adesivos autocondicionantes de passo único e nos sistemas convencionais de dois passos inibem a polimerização química dos cimentos resinosos por desativarem ou alterarem as aminas terciárias, em razão, principalmente, da diminuição do pH. Portanto, utilizar sistemas convencionais de múltiplos frascos seria recomendável durante a cimentação adesiva.
Está correto o que se afirma apenas em
Durante muito tempo, os núcleos metálicos fundidos foram as únicas opções de tratamento para restabelecer as estruturas dentárias perdidas devido ao tratamento endodôntico.
(Heyman, 2013.)
São consideradas desvantagens dos núcleos metálicos fundidos, EXCETO:
( ) Em comparação aos dentes anteriores, os molares têm maior estrutura dentária e maior volume de câmara pulpar. Por essa razão, a indicação de pinos intrarradiculares é menos frequente.
( ) Em molares que serão apoios de próteses parciais removíveis, deve-se sempre utilizar pinos intrarradiculares, uma vez que sobre o dente atuarão cargas de compressão e cisalhamento durante a mastigação.
( ) Comparativamente aos molares, os dentes pré-molares tendem a receber pinos intracanais com maior frequência, uma vez que forças de compressão e de cisalhamento incidem sobre esses dentes durante a mastigação.
( ) Apesar da semelhança com o cimento Portland, as partículas do MTA são menores e mais regulares. ( ) O MTA tem comportamento semelhante ao hidróxido de cálcio, porém estimula a formação de barreira dentinária de forma mais homogênea e contínua. ( ) Em presença de umidade, o MTA torna-se excessivamente duro e, quase imediatamente, apresenta alta resistência à compressão.