Questões Militares
Sobre restaurações diretas e indiretas em odontologia
Foram encontradas 255 questões
I. Tanto os pins e canaletas quanto os pinos intradentinários devem respeitar a distância de 0,5 mm da junção amelo-dentinária.
II. Uma outra forma de se prover a retenção a cavidades em dentes vitais é a confecção de pins ou canaletas, os quais devem ser mais largos do que profundos ou com a abertura superficial mais larga que a base.
III. Quanto ao material de confecção, os pinos intradentinários podem ser metálicos ou em fibra de vidro, sendo que os do tipo rosqueáveis são exclusivamente metálicos.
IV. Para o planejamento com pino intradentinário, é necessário que haja no mínimo 2,0 mm de espessura para o futuro material restaurador em todas as faces envolvidas.
V. Nos dentes anteriores, o número de pinos intradentinários a ser utilizado é de um pino para cada ângulo inciso-proximal perdido. Nos molares, essa relação é de um pino para cada crista perdida, limitados a 4 pinos.
VI. A inclinação do pino deve ser ligeiramente para lingual de modo que não comprometa a estética.
A alternativa que contém as assertivas VERDADEIRAS é:
Uma hipótese de diagnóstico plausível para o caso clínico descrito é:
I. Pacientes assintomáticos com alta atividade de cárie deverão ter as cavidades aberta-fechadas com um cimento ionomérico, seguido de quatro aplicações tópicas de fluorfosfato acidulado (FFA) a 1,23% com um minuto de duração, em intervalos mensais. II. Lesões de cáries proximais estacionadas, quer em esmalte ou dentina, são mais resistentes ao processo carioso do que o esmalte e a dentina normais. III. Lesões cariosas não cavitadas nas superfícies proximais dos dentes anteriores, mesmo sendo ativas e apresentando imagem radiográfica envolvendo a dentina, podem ser tratadas com medidas preventivas. IV. As resinas de micropartículas são as mais indicadas para restaurações de classe III.
Está correto o que se afirma apenas em
As facetas cerâmicas também conhecidas como laminados são restaurações cimentadas adesivamente sobre preparos parciais que, em geral, envolvem as faces vestibular, proximal e/ou palatina.
(Volpato, 2013.)
Em relação ao preparo para essas facetas, assinale a alternativa correta.
As restaurações classe IV em resinas compostas podem ser um grande desafio para o clínico. Normalmente, nestes casos, podem ser necessários grandes preparos cavitários e a escolha de cor também pode ser mais difícil. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Se grande quantidade de estrutura dentária estiver em falta e a restauração for em área de alta tensão mastigatória, uma forma de retenção adicional poderá ser indicada, mesmo quando o preparo for inteiramente em esmalte dentário hígido.
II. A maioria das restaurações classe IV com resinas compostas requer uma matriz para limitar o excesso de material restaurador e para auxiliar no desenvolvimento dos contornos axiais adequados dos dentes, exceto para pequenas fraturas incisais de esmalte dentário, que podem ser restauradas com uma técnica de mão livre.
III. A avaliação pré-operatória da oclusão é importante para restaurações classe IV, mas não influencia na extensão do preparo dentário.
Está correto o que se afirma apenas em
Os dentes podem ser restaurados usando técnicas indiretas, nas quais as restaurações são fabricadas fora da boca dos pacientes. As restaurações indiretas são confeccionadas em uma réplica do preparo do dente no laboratório de prótese ou utilizando o sistema computadorizado de fabricação assistida(CAD/CAM), que pode ser empregado tanto no consultório quanto no laboratório de prótese.
(Swift Jr et al, 2013.)
Analise as afirmativas a seguir.
I. Preparos para restaurações estéticas indiretas inlays e onlays são projetados para fornecer a espessura adequada para o material restaurador e um padrão de inserção passiva com ângulos internos arredondados e margens bem definidas. Todas as margens devem ter uma relação de 90° com o ângulo cavo-superficial para garantir resistência nas margens da restauração. Todas as linhas e ângulos vivos, internos e externos, devem ser arredondados para evitar a concentração de tensões na restauração e no dente, reduzindo, assim, o potencial de fraturas.
II. As restaurações estéticas dos sistemas inlays e onlays requerem uma moldagem com hidrocoloide reversível ou uma impressão óptica do dente preparado, dos dentes adjacentes e registros oclusais, que permitem que a restauração seja fabricada em um modelo de trabalho no laboratório.
III. A restauração provisória protege o complexo dentino-pulpar de dentes vitais, mantém a posição do dente preparado no arco, bem como protege os tecidos moles adjacentes às zonas preparadas. A restauração provisória pode ser feita utilizando técnicas convencionais e materiais compósitos bis-acrílicos.
Está correto o que se afirma apenas em