Questões Militares
Sobre saúde bucal coletiva em odontologia
Foram encontradas 55 questões
( ) Tem interface com diversas ações e programas do Ministério da Saúde, como o Brasil Sorridente Indígena, Programa Saúde na Escola, Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, Convenção de Minamata e Fluoretação das Águas de Abastecimento Público.
( ) Coopera com ações para a qualificação profissional e científica dos profissionais e para a educação em saúde da população.
( ) Tem seus serviços ofertados exclusivamente nos Hospitais Federais.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) O tratamento odontológico eletivo deve ser suspenso quando o nível glicêmico em jejum estiver igual a 70 mg/dL. ( ) A hemodiálise possibilita um aumento no risco de hemorragia através da ativação da prostaglandina I2 com consequente redução da agregação plaquetária. ( ) Pacientes diabéticos não controlados podem apresentar sintomas da síndrome da ardência bucal. ( ) O uso de anestésico com vasoconstritor do tipo adrenérgico é o ideal para ser usado em pacientes diabéticos por promover um melhor controle da hemostasia e não produzir efeito hiperglicemiante no paciente.
A sequência está correta em
A cárie dentária é uma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT), impactando de forma negativa na qualidade de vida do indivíduo. Assim, é importante reconhecer os fatores de risco para as intervenções em nível populacional, como a relação das práticas alimentares e a cárie. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
I. Existe recomendação para introdução à sacarose a partir dos doze meses de idade.
II. Há associação entre maior ingestão de açúcar e aumento das DCNT como doença cardiovascular; diabetes; cárie dentária; e, obesidade.
III. O consumo de carboidratos fermentáveis de forma frequente entre as refeições é capaz de expor o esmalte dental a constantes ciclos de desmineralização.
IV. O açúcar de adição não representa risco à cárie dentária.
Está correto o que se afirma apenas em
Desde a década de 1970 é evidente o declínio da cárie dentária no Brasil e no mundo, ainda que essa doença persista como um dos principais problemas de saúde bucal na atualidade. Por outro lado, na medida em que ocorreu o declínio na prevalência de lesões de cárie ao redor do mundo, devido, especialmente, ao uso do fluoreto (na água e em dentifrícios), houve uma tendência inversa de aumento das taxas de fluorose dentária tem sido evidenciada.
(Magalhães, 2020. Adaptado.)
Sobre a fluorose dentária, analise as afirmativas a seguir.
I. É um defeito quantitativo de desenvolvimento do esmalte que ocorre durante o período de formação dos dentes (mineralização) em decorrência da ingestão excessiva de fluoretos por tempo prolongado, provenientes de múltiplas fontes, geralmente sendo água e dentifrício fluoretados.
II. Apesar de sua alta prevalência, não é considerada um problema de saúde pública, uma vez que os casos apontados na literatura indicam que sua predominância nos graus muito leve ou leve não impactam na estética ou na função dentária.
III. O índice mais comumente utilizado nos levantamentos epidemiológicos é o índice de Dean, que a categoriza nos seguintes níveis: questionável; muito leve; leve; moderado; e, severo.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) Somente pacientes portadores de anomalias no crânio e na região maxilofacial podem receber implantes dentários osteointegrados e próteses dentárias sobre implantes financiados pelo SUS. ( ) É necessário um profissional de nível superior para emitir e assinar o laudo APAC principal. ( ) O atendimento ao usuário do SUS, em todos os procedimentos clínicos, inclusive após instalação da prótese sobre implante, acompanhamento e proservação do caso clínico, deve ser realizado com profissional ativo do município cadastrado no CNES.
( ) Fator de risco é o fator causal de uma doença. ( ) Alguns fatores de risco podem ser modificados por meio de intervenção. ( ) Os fatores comportamentais e ambientais podem representar fatores de risco para o desenvolvimento de doenças.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
1. Inferência causal. 2. Intensidade da associação. 3. Plausibilidade biológica. 4. Especificidade da associação.
( ) Quanto mais forte é a associação entre o fator de risco potencial e a presença da doença, maior será a probabilidade de que a relação causal prevista seja válida.
( ) A relação prevista deve fazer sentido no contexto do conhecimento biológico atual.
( ) É o processo de tirar conclusões relacionadas com a(s) causa(s) de uma doença.
( ) A constatação de que o fator que está sendo investigado se encontra associado apenas a uma doença, ou de que a doença está associada somente a um fator.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
Considerando as assertivas sobre o conteúdo que as ações educativas coletivas em saúde bucal deve abordar, marque a alternativa CORRETA.
I. As principais doenças bucais, como se manifestam, como se previnem e a importância do autocuidado, da higiene bucal, da escovação com dentifrício fluoretado e o uso do fio dental.
II. Os cuidados a serem tomados para evitar a fluorose e orientações gerais sobre dieta.
III. A orientação para autoexame da boca e os cuidados imediatos após traumatismo dentário.
IV. A prevenção à exposição ao sol sem proteção e a prevenção ao uso de álcool e fumo.
O correto entendimento do conceito da Atenção Primária ou
Atenção Básica pode ser possível a partir do conhecimento de seus princípios
ordenadores: o primeiro contato, a longitudinalidade, a integralidade ou abrangência
e a coordenação. A respeito desses princípios ordenadores, enumere a segunda
coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa CORRETA, na
ordem de cima para baixo.
1. Primeiro Contato.
2. Longitudinalidade.
3. Integralidade ou Abrangência.
4. Coordenação.
( ) Relaciona-se à capacidade do serviço em garantir a continuidade da atenção, o seguimento do usuário no sistema ou a garantia da referência a outros níveis de atenção quando necessário.
( ) Implica a acessibilidade e o uso de serviços para cada novo problema para os quais se procura atenção à saúde. É a acessibilidade considerando a estrutura disponível, no sentido da existência de barreiras. A proximidade dos serviços da residência dos usuários, preconizada pela Estratégia Saúde da Família é uma tentativa de facilitar esse primeiro contato.
( ) Aporte regular de cuidados pela equipe de saúde. Consiste, ao longo do tempo, num ambiente de relação mútua e humanizada entre a equipe de saúde, indivíduos e família. Poderia ser traduzida como o vínculo, a “relação mútua” entre o usuário e o profissional de saúde, e a continuidade enquanto oferta regular dos serviços.
( ) Diz respeito às ações programadas para aquele serviço e qual a sua adequação às necessidades da população. Sua resposta a essas demandas enquanto capacidade resolutiva. Nesse sentido, deve ficar claro que as equipes de saúde devem encontrar o equilíbrio entre a resolutividade clínica individual e as ações coletivas de caráter preventivo e promocional.
A bulimia é uma síndrome caracterizada por padrão de hiperfagia seguida por condutas compensatórias inapropriadas para evitar o ganho de peso, como a regurgitação autoinduzida, o uso abusivo de laxantes, diuréticos, anorexígenos, dietas severas e prática excessiva de exercícios físicos. A partir dessa definição de bulimia, analise as afirmativas.
I- A neutralização dos ácidos gástricos imediatamente após o vômito, com a utilização de antiácidos, é medida preventiva eficaz que minimiza perdas estruturais nos dentes.
II- Os índices de cárie em pacientes bulímicos são diretamente associados à frequência de vômitos, a despeito do padrão da hiperfagia e da presença de xerostomia.
III- O tratamento odontológico de pacientes com desordens alimentares é, muitas vezes, iniciado tardiamente, e, mesmo após a cura/controle da desordem alimentar, a perda de estrutura dental é irreversível.
Está correto o que se afirma em
Pessoas que sofrem de depressão costumam ter seu estilo de vida, suas emoções e tarefas diárias afetadas, além de se sentirem mais cansadas, infelizes e insatisfeitas com a vida pessoal e profissional, o que pode redundar em alterações bucais. Sobre o tema, analise as afirmativas.
I- Entre os sinais e sintomas bucais da depressão estão aumento no risco de desenvolver periodontite, sensações de queimação na boca e distúrbios na articulação temporomandibular.
II- Os fármacos utilizados no tratamento da depressão provocam diferentes graus de xerostomia e podem aumentar a probabilidade de cáries e outros problemas relacionados com a saúde oral.
III- O uso de anestésicos locais deve ser evitado por provocar sérias complicações na interação com medicamentos antidepressivos.
Está correto o que se afirma em