Questões Militares
Sobre freud em psicologia
Foram encontradas 90 questões
(1) Ego (2) Ideal do ego (3) Identificação (4) Libido
( ) Expressão extraída da teoria das emoções; instinto que tem a ver com tudo o que pode ser abrangido pela palavra amor que constituem expressão dos mesmos impulsos instintuais; se liga à satisfação das grandes necessidades vitais.
( ) Constitui a forma mais remota de laço emocional com uma pessoa; desempenha um papel no complexo de Édipo; é ambivalente desde seus primórdios; participa da estrutura e formação de um sintoma neurótico.
( ) Na melancolia mostra-se dividido, separado em duas partes onde uma é extremamente cruel com a segunda em determinadas situações uma dessas partes se coloca em atitude extremamente cruel com a outra; abrange também a consciência, uma instância crítica dentro de si.
( ) Tem como função a auto-observação, consciência moral, a censura dos sonhos e a principal influência na repressão; é considerado um herdeiro do narcisismo original.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
I. Uma igreja e um exército guardam entre si uma série de traços em comum, em especial, que prevalece a mesma ilusão de um líder que ama todos os indivíduos do grupo igualmente e que sua essência reside em laços libidinais com o líder e com os demais membros do grupo.
II. O pânico seria uma reação ao relaxamento na estrutura libidinal do grupo que liga os indivíduos ao líder e aos seus camaradas, podendo-se refutar a interpretação contrária de que os laços libidinais seriam destruídos devido ao medo em face ao perigo.
III. Os grupos nunca ansiaram pela verdade, pois, exigindo ilusões e não podendo passar sem elas, frequentemente, dão ao que é irreal precedência sobre o real, quase tão intensamente influenciados pelo que é falso quanto pelo que é verdadeiro, com uma tendência evidente de não distinguir entre as duas coisas.
IV. A identificação parcial, baseada na percepção de uma qualidade comum partilhada, propicia um novo laço grupal. Esse laço mútuo entre seus membros encontra-se na natureza do laço com o líder.
( ) Os instintos do ego e os institutos sexuais se distinguem nitidamente, sendo que os primeiros, de caráter conservador e voltados a uma compulsão à repetição, exercem uma pressão no sentido da morte, e os últimos, que visam à coalescência de duas células germinais, exercem, por sua vez, uma pressão no sentido de prolongamento da vida.
( ) A compulsão à repetição traz à luz e atualiza apenas experiências passadas que não incluem nenhuma possibilidade de prazer e que nunca, mesmo há longo tempo, trouxeram satisfação.
( ) A liberação do reprimido potencialmente produz desprazer, cuja evitação é buscada pela resistência do ego consciente e inconsciente, que funciona sob a influência do princípio de prazer.
( ) A resistência, durante o tratamento psicanalítico, não decorre do inconsciente (ou seja, o “reprimido”), mas sim dos mesmos estratos e sistemas mais elevados da mente que originalmente provocaram a repressão.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
I. “Ao ser humilhada por seu chefe na frente de seus colegas de trabalho, a mulher bate em seus filhos e maltrata o seu cachorro.”
II. “Ao cruzar o país atrás de uma mulher que conheceu, o rapaz explicou (para si mesmo e para os outros) que estava à procura de novos desafios e melhores oportunidades de trabalho.”
III. “A filha denuncia o próprio pai contra o assassinato de sua amiga. Tal fato aconteceu 23 anos após o crime, pois, de repente, ela se recordou da situação que presenciou quando era criança, trazendo à mente essa fatídica situação.”
IV. “Um policial ativo há muitos anos é referência de conduta ética e moral por todos ao seu redor. Ele faz questão de reafirmar e aplicar todas as exigências de seu código e leis tangíveis. Porém, foi descoberto que é membro de uma quadrilha de corrupção e foi afastado de seu cargo até a análise dos casos.”
Os mecanismos de defesa Freudianos descritos são, respectivamente:
O processo que transformou os últimos no primeiro, isto é, no ‘sonho’, e que é desfeito pelo trabalho da interpretação, pode ser chamado corretamente de elaboração
I. O luto é um processo que não deve ser superado após certo lapso de tempo. II. Em algumas pessoas, as mesmas influências produzem melancolia em vez de luto. III. Embora o luto envolva graves afastamentos daquilo que constitui a atitude normal para com a vida, jamais deve ser considerado uma condição patológica. IV. O luto, de modo geral, é a reação à perda de um ente querido, à perda de alguma abstração que ocupou o lugar de um ente querido, como país, liberdade ou o ideal de alguém, e assim por diante.
Está correto apenas o que se indica em
Os estudos sobre a psicologia do ego conduziram Sigmund Freud à hipótese sobre a constituição do superego e sua origem nas mais antigas relações objetais do indivíduo. Em seu livro O Mal estar da civilização, as pesquisas sobre a instância superegóica se ampliaram com a exploração e a clarificação do sentimento de culpa e dos instintos agressivos. Baseado nesse livro de Freud analise as assertivas abaixo:
I - Em caso de neurose obsessiva, o sentimento de culpa faz-se ruidosamente ouvido na consciência; domina o quadro clínico e a vida do paciente.
II - Com exceção da neurose obsessiva, na maioria dos casos e formas de neuroses, o sentimento de culpa permanece completamente inconsciente, sem que, por isso, produza efeitos menos importantes.
III - O sentimento de culpa existe antes do superego e, portanto, antes da consciência também.
IV - Quando uma tendência instintiva experimenta a repressão, seus elementos libidinais são transformados em sintomas e seus componentes agressivos em sentimento de culpa.
Estão CORRETAS as assertivas: