Questões Militares Sobre freud em psicologia

Foram encontradas 90 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172778 Psicologia
De acordo com o texto escrito por Freud em O mal estar na civilização, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172777 Psicologia
Em O mal estar na civilização, Freud afirma que “a inclinação para a agressão constitui, no homem, uma disposição instintiva original e auto-subsistente” e que esta “inclinação é o maior impedimento à civilização”. Sobre essa inclinação do homem para a agressão é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172776 Psicologia
De acordo com Psicologia de Grupo e Análise do Ego de Freud, relacione os termos com suas descrições correspondente e, a seguir, responda o que se pede.
(1) Ego  (2) Ideal do ego (3) Identificação (4) Libido
( ) Expressão extraída da teoria das emoções; instinto que tem a ver com tudo o que pode ser abrangido pela palavra amor que constituem expressão dos mesmos impulsos instintuais; se liga à satisfação das grandes necessidades vitais. 
( ) Constitui a forma mais remota de laço emocional com uma pessoa; desempenha um papel no complexo de Édipo; é ambivalente desde seus primórdios; participa da estrutura e formação de um sintoma neurótico.
( ) Na melancolia mostra-se dividido, separado em duas partes onde uma é extremamente cruel com a segunda em determinadas situações uma dessas partes se coloca em atitude extremamente cruel com a outra; abrange também a consciência, uma instância crítica dentro de si.
( ) Tem como função a auto-observação, consciência moral, a censura dos sonhos e a principal influência na repressão; é considerado um herdeiro do narcisismo original.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172775 Psicologia
De acordo com Psicologia de Grupo e Análise do Ego de Freud, analise as assertivas apresentadas, definindo sobre sua veracidade e em seguida marque a alternativa CORRETA:
I. Uma igreja e um exército guardam entre si uma série de traços em comum, em especial, que prevalece a mesma ilusão de um líder que ama todos os indivíduos do grupo igualmente e que sua essência reside em laços libidinais com o líder e com os demais membros do grupo.
II. O pânico seria uma reação ao relaxamento na estrutura libidinal do grupo que liga os indivíduos ao líder e aos seus camaradas, podendo-se refutar a interpretação contrária de que os laços libidinais seriam destruídos devido ao medo em face ao perigo.
III. Os grupos nunca ansiaram pela verdade, pois, exigindo ilusões e não podendo passar sem elas, frequentemente, dão ao que é irreal precedência sobre o real, quase tão intensamente influenciados pelo que é falso quanto pelo que é verdadeiro, com uma tendência evidente de não distinguir entre as duas coisas.
IV. A identificação parcial, baseada na percepção de uma qualidade comum partilhada, propicia um novo laço grupal. Esse laço mútuo entre seus membros encontra-se na natureza do laço com o líder.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172774 Psicologia
De acordo com Além do Princípio de Prazer de Freud, julgue as afirmativas abaixo, assinalando V (Verdadeiro) ou F (Falso) e, a seguir, responda o que se pede.
( ) Os instintos do ego e os institutos sexuais se distinguem nitidamente, sendo que os primeiros, de caráter conservador e voltados a uma compulsão à repetição, exercem uma pressão no sentido da morte, e os últimos, que visam à coalescência de duas células germinais, exercem, por sua vez, uma pressão no sentido de prolongamento da vida.
( ) A compulsão à repetição traz à luz e atualiza apenas experiências passadas que não incluem nenhuma possibilidade de prazer e que nunca, mesmo há longo tempo, trouxeram satisfação.
( ) A liberação do reprimido potencialmente produz desprazer, cuja evitação é buscada pela resistência do ego consciente e inconsciente, que funciona sob a influência do princípio de prazer.
( ) A resistência, durante o tratamento psicanalítico, não decorre do inconsciente (ou seja, o “reprimido”), mas sim dos mesmos estratos e sistemas mais elevados da mente que originalmente provocaram a repressão.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Q2091524 Psicologia
A ansiedade é um tema cada vez mais frequente que, embora possa ser considerada uma reação normal do organismo, torna-se patológica a partir do momento que provoca sofrimento ao indivíduo. É fundamental realizar uma análise e estudos recorrentes a respeito do tema, principalmente para profissionais que atuam diretamente no tratamento dessas patologias. Freud contribuiu para esses estudos ao descrever três tipos de ansiedade: a objetiva, a neurótica e a moral. Sobre os tipos de ansiedade descritos por Freud, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2091520 Psicologia
As pessoas podem criar mecanismos de defesa que distorcem a realidade ou negam, inconscientemente, um fato, para proteger o próprio ego dos desafios internos e externos que tendem enfrentar ao longo da vida. Sabe-se que na abordagem psicanalítica de Freud, o ego é governado pelo princípio da realidade e, ao tentar proteger essa realidade, muitas pessoas usam tais mecanismos para evitar ameaças ou pulsões dolorosas. Considerando os mecanismos de defesa Freudianos, analise as afirmativas a seguir.
I. “Ao ser humilhada por seu chefe na frente de seus colegas de trabalho, a mulher bate em seus filhos e maltrata o seu cachorro.”
II. “Ao cruzar o país atrás de uma mulher que conheceu, o rapaz explicou (para si mesmo e para os outros) que estava à procura de novos desafios e melhores oportunidades de trabalho.”
III. “A filha denuncia o próprio pai contra o assassinato de sua amiga. Tal fato aconteceu 23 anos após o crime, pois, de repente, ela se recordou da situação que presenciou quando era criança, trazendo à mente essa fatídica situação.”
IV. “Um policial ativo há muitos anos é referência de conduta ética e moral por todos ao seu redor. Ele faz questão de reafirmar e aplicar todas as exigências de seu código e leis tangíveis. Porém, foi descoberto que é membro de uma quadrilha de corrupção e foi afastado de seu cargo até a análise dos casos.”
Os mecanismos de defesa Freudianos descritos são, respectivamente:
Alternativas
Q2038390 Psicologia
Em “Mal-estar na Civilização” (1930), Freud afirma que há três fontes das quais nosso sofrimento provém. Assinale a opção que não é uma fonte de sofrimento, segundo esse autor.
Alternativas
Q2010105 Psicologia
Para Freud, quando estamos atendendo um paciente em psicoterapia, travamos uma luta contra aspectos emocionais dos próprios pacientes. Esses aspectos são nomeados como
Alternativas
Q2010102 Psicologia
Em relação à Psicologia Clínica, Freud adverte que os analistas devem se comportar como cirurgiões. Essa afirmação do autor diz respeito
Alternativas
Q1818321 Psicologia
O termo empregado na teoria das pulsões para descrever a manifestação dinâmica da sexualidade é chamado corretamente por Sigmund Freud de
Alternativas
Q1818319 Psicologia
Para Sigmund Freud, uma nova abordagem da vida mental inaugurou-se quando a técnica da associação livre foi aplicada aos sonhos. A maior parte do que se sabe dos processos nos níveis inconscientes da mente deriva-se da interpretação dos sonhos. A psicanálise restaurou aos sonhos a importância que lhes era geralmente atribuída nos tempos passados, mas os trata de modo diferente. Não se apoia na perícia do intérprete onírico, mas, na maior parte, entrega a tarefa àquele mesmo que sonhou, pedindo-lhe suas associações aos elementos do sonho. O sonho relembrado surge como o conteúdo onírico manifesto, em contraste com os pensamentos oníricos latentes descobertos pela interpretação.
O processo que transformou os últimos no primeiro, isto é, no ‘sonho’, e que é desfeito pelo trabalho da interpretação, pode ser chamado corretamente de elaboração
Alternativas
Q1818304 Psicologia
No texto “Luto e Melancolia”, Sigmund Freud se esforça a elucidar o processo de luto, comparando-o com o desenvolvimento daquilo que ele chamou de melancolia. Considerando-se os estudos desse autor sobre o luto, avalie o que se afirma a seguir.
I. O luto é um processo que não deve ser superado após certo lapso de tempo. II. Em algumas pessoas, as mesmas influências produzem melancolia em vez de luto. III. Embora o luto envolva graves afastamentos daquilo que constitui a atitude normal para com a vida, jamais deve ser considerado uma condição patológica. IV. O luto, de modo geral, é a reação à perda de um ente querido, à perda de alguma abstração que ocupou o lugar de um ente querido, como país, liberdade ou o ideal de alguém, e assim por diante.
Está correto apenas o que se indica em
Alternativas
Q1002675 Psicologia
Em “Luto e melancolia”, Freud (1917) ocupa-se em distinguir as características clínicas do luto e da melancolia. De acordo com o que é observado por Freud no referido texto, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q1002663 Psicologia
Em “Psicologia de grupo e análise do ego", a distinção entre a identificação do ego com um objeto e a substituição do ideal do ego por um objeto encontra, segundo Freud (1920), uma interessante ilustração em dois grandes grupos artificiais estudados por Freud nesse texto. Assinale a opção que apresenta esses grupos.
Alternativas
Q1002641 Psicologia
No texto "Psicologia de grupo e análise do ego", Freud (1920) faz alusão ao instinto gregário anteriormente proposto por Trotter. Segundo Trotter, tal instinto, inato aos seres humanos, faria com que os indivíduos se deixassem arremessar junto com a multidão, quase que fortuitamente. Freud, no entanto, faz uma crítica a essa proposição de Trotter. Qual é a crítica feita por Freud?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2019 - PM-MG - 2º Tenente - Psicologia |
Q966634 Psicologia
Sigmund Freud desenvolve um pouco mais, em sua obra Além do Princípio de Prazer, o termo „princípio de prazer‟. O princípio de prazer decorre do princípio de constância, ou seja, o aparelho mental se esforça por manter a quantidade de excitação, nele presente, tão baixa quanto possível ou, pelo menos, por mantê-la constante. Esse psicanalista assinala que existe uma forte tendência no sentido do princípio de prazer na mente humana e que, forças externas ou circunstâncias do dia a dia, nem sempre se mostram em harmonia com essa tendência. Em relação aos termos, princípio de prazer e o princípio de realidade, trabalhados nesse livro de Freud, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2019 - PM-MG - 2º Tenente - Psicologia |
Q966633 Psicologia
Em seu livro Psicologia de Grupo e a Análise do Ego, Freud aproximou as características observadas dos grupos humanos com a ideia, descrita pela psicanálise, daquilo que consistiria a horda primeva; essa aproximação o levou a pensar que os grupos seriam uma espécie de revivência da horda primeva. Com base no pensamento freudiano dessa época, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q966632 Psicologia

Os estudos sobre a psicologia do ego conduziram Sigmund Freud à hipótese sobre a constituição do superego e sua origem nas mais antigas relações objetais do indivíduo. Em seu livro O Mal estar da civilização, as pesquisas sobre a instância superegóica se ampliaram com a exploração e a clarificação do sentimento de culpa e dos instintos agressivos. Baseado nesse livro de Freud analise as assertivas abaixo:


I - Em caso de neurose obsessiva, o sentimento de culpa faz-se ruidosamente ouvido na consciência; domina o quadro clínico e a vida do paciente.

II - Com exceção da neurose obsessiva, na maioria dos casos e formas de neuroses, o sentimento de culpa permanece completamente inconsciente, sem que, por isso, produza efeitos menos importantes.

III - O sentimento de culpa existe antes do superego e, portanto, antes da consciência também.

IV - Quando uma tendência instintiva experimenta a repressão, seus elementos libidinais são transformados em sintomas e seus componentes agressivos em sentimento de culpa. 


Estão CORRETAS as assertivas: 

Alternativas
Q966631 Psicologia
Em O Mal estar da civilização, Freud sublinha a inclinação humana para a crueldade, para a agressividade e para a destrutividade. Neste livro, este psicanalista relaciona estas inclinações à formação da civilização. Marque a alternativa CORRETA de acordo com o pensamento freudiano nesse estudo:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: A
5: C
6: E
7: E
8: B
9: B
10: A
11: A
12: A
13: D
14: E
15: E
16: C
17: B
18: A
19: C
20: B