Questões Militares
Comentadas sobre legislação de psicologia e resoluções do conselho federal de psicologia em psicologia
Foram encontradas 135 questões
( ) Art. 4º. A psicóloga e o psicólogo devem avaliar as seguintes características psicológicas do interessado ao registro e porte de arma de fogo: I – Aspectos cognitivos; II – Traços de personalidade; III – Juízo crítico e comportamento.
( ) Art. 5º. A psicóloga e o psicólogo devem adotar os seguintes procedimentos em avaliação psicológica para registro e porte de arma de fogo: V – avaliar os traços de personalidade por meio apenas de instrumentos expressivos.
( ) Art. 6º. São autorizados de procederem à Avaliação Psicológica para Registro e Porte de Arma de Fogo a psicóloga e o psicólogo que: IV – tenham vínculo com Centro de Formação de Vigilantes, Empresas de Segurança Privada, Escolas de Formação, Clubes de tiro ou com outras prestações de serviços com o candidato, observando os preceitos do Código de Ética Profissional.
( ) Art. 7º. A validade do conteúdo do documento psicológico que resulta da avaliação psicológica deverá observar os prazos estabelecidos por normas específicas, desde que não ultrapasse o prazo máximo de 2 anos, a contar da data de emissão do documento psicológico, conforme Resolução CFP nº 06, de 2019.
Marque a opção CORRETA, na ordem de cima para baixo:
( ) Art. 1º_ § 2º - Nos processos seletivos é obrigatório o uso de testes psicológicos, e estes deverão ser aprovados pelo CFP, de acordo com as Resoluções CFP nº 002/2003 e nº 05/2012, ou resoluções que venham a substituí-las ou alterá-las.
( ) Art. 2º _ II - à luz dos resultados de cada instrumento, proceder à análise conjunta destes de forma dinâmica, a fim de relacioná-los à profissiografia do cargo, às características necessárias e aos fatores restritivos e/ou impeditivos para o desempenho do cargo.
( ) Art. 7º – Na hipótese de recurso administrativo à instância competente, o(a) candidato(a) poderá ser assessorado(a) ou representado(a) por psicólogo(a), devidamente inscrito(a) e ativo(a) no Conselho Regional de Psicologia e que não tenha feito parte da comissão avaliadora.
( ) Art. 10 - Caso o(a) candidato(a) tenha sido considerado(a) apto(a) por meio de avaliação psicológica para um cargo específico de provimento em concurso público, essa avaliação poderá ser utilizada para outro cargo e/ou outro processo seletivo que ocorrer no mesmo ano.
Marque a opção CORRETA, na ordem de cima para baixo:
De acordo com essa resolução, o psicólogo deve
( ) O atestado psicológico é utilizado para justificar faltas e impedimentos. ( ) Semelhante à declaração, o atestado psicológico resulta de uma avaliação psicológica. ( ) O atestado psicológico é utilizado para justificar aptidão para atividades específicas tais como ingressar em cargo público ou privado, conduzir veículo motorizado no trânsito e manusear arma de fogo. ( ) O atestado é utilizado para solicitar afastamento e/ou dispensa, subsidiado na assertiva atestada do fato.
( ) Quando informado, expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço.
( ) Em caso de emergência ou risco ao beneficiário, ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.
( ) A qualquer momento, caso julgue ineficiente a abordagem teórica, técnicas e/ou procedimentos adotados pelo profissional responsável.
( ) Quando se tratar de trabalho multiprofissional, devendo o novo psicólogo orientar tecnicamente as ações dos profissionais de outras áreas envolvidos.
I. O parecer psicológico visa a dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta à uma consulta. II. A elaboração de parecer psicológico não exige, do psicólogo, conhecimento específico e competência no assunto. III. O resultado do parecer psicológico não deve ser indicativo ou conclusivo. IV. O parecer psicológico é um documento resultante do processo de avaliação psicológica ou de intervenção psicológica.
Estão corretas apenas as assertivas: