Questões Militares Comentadas sobre psicopatologia em psicologia

Foram encontradas 433 questões

Q3256180 Psicologia
O critério diagnóstico que é um requisito essencial para o diagnóstico dos transtornos do espectro do autismo de acordo com o DSM-5 é:
Alternativas
Q3256179 Psicologia
Assinale a alternativa que descreve corretamente o quadro clínico frequentemente observado em mulheres com psicose puerperal.
Alternativas
Q3256177 Psicologia
No tratamento de transtorno de personalidade borderline, algumas linhas de abordagem têm ganhado destaque. Assinale a alternativa que apresenta a abordagem proposta por Otto Kernberg, voltada sobre a relação terapêutica e as dinâmicas do paciente, que vem sendo aplicada de forma crescente para pacientes com diagnóstico de transtorno de personalidade borderline.
Alternativas
Q3256171 Psicologia
Foi solicitada uma interconsulta psiquiátrica na enfermaria de dermatologia para avaliar uma senhora viúva de 85 anos com queixas de múltiplas lesões cutâneas. Ela relata coçar e cutucar compulsivamente a pele no pescoço e em seus membros superiores e inferiores há mais de 10 meses. Ao exame físico, são observadas dezenas de lesões cutâneas recobertas por crostas sanguíneas e bordas avermelhadas, além de lesões cicatriciais com bordas hiperpigmentadas, erosões e úlceras intercaladas. As lesões recobertas por crostas sanguíneas sugerem traumatismo repetitivo na pele devido ao ato de coçar e cutucar. As bordas avermelhadas e hiperpigmentadas das lesões cicatriciais são consistentes com o processo de cicatrização após a lesão da pele. As erosões e úlceras também são características comuns devido à manipulação excessiva da pele. A paciente tenta interromper esse comportamento de se cutucar, sem sucesso. Durante a consulta, a paciente diz não aguentar mais essas lesões que a impedem de usar trajes mais leves ou sair de casa com as lesões expostas. Reclama apresentar preocupações financeiras persistentes, pois vive sozinha e não teve filhos ao longo do casamento. Nega se sentir depressiva, pois tem a sua rotina normal cuidando da casa que o falecido marido a deixou.

Essas características clínicas são consistentes com o diagnóstico de
Alternativas
Q3256170 Psicologia

O Modelo Alternativo de Transtorno de Personalidade (AMPD) é uma abordagem inovadora introduzida no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5a edição (DSM-5) para o diagnóstico de transtornos de personalidade. Ele foi desenvolvido como uma alternativa mais precisa e individualizada aos sistemas tradicionais de diagnóstico de transtornos de personalidade. Considerando os padrões de funcionamento e disfunção da personalidade, assinale a alternativa que apresenta o componente central do AMPD.

Alternativas
Q3256169 Psicologia
Os transtornos de personalidade estão intimamente ligados aos traços de personalidade, mas diferem em termos de intensidade, inflexibilidade e impacto no funcionamento global de uma pessoa. Um modelo popular de personalidade é o chamado modelo Big Five de 5 fatores. O componente desse modelo em que os traços estão associados com a expressão de afetos negativos e a instabilidade emocional é: 
Alternativas
Q3256168 Psicologia
O transtorno alimentar de maior prevalência na população geral, é:
Alternativas
Q3256167 Psicologia
No DSM-5, o transtorno anteriormente conhecido como hipocondria é agora denominado transtorno de ansiedade de doença. Esse transtorno é caracterizado por uma preocupação persistente e excessiva com a possibilidade de ter uma doença grave, apesar da ausência de evidências médicas ou de sintomas físicos. Essa preocupação com a saúde geralmente persiste apesar de avaliações médicas repetidas que não encontram evidências de doença física. O capítulo do DSM-5 no qual o transtorno de ansiedade de doença está classificado é o dos transtornos 
Alternativas
Q3256166 Psicologia
6. Uma mulher de 34 anos desapareceu de sua casa após o marido lhe propor o divórcio. Ela foi encontrada dias depois a oito quilômetros de casa, mas foi incapaz de fornecer informações básicas sobre si mesma, como seu próprio nome, endereço ou idade. Ao ser encontrada, a mulher estava em um estado de desorientação e confusão significativos. Ela não conseguiu lembrar quem é nem onde mora, nem outras informações pessoais ou aspectos relevantes de vida prévia. Não reconheceu familiares, amigos ou forneceu outros detalhes de sua vida cotidiana. Ela intercalava momentos de angústia, com ansiedade, choro ou comportamento agitado, com comportamento de isolamento e mudez.

Levando em conta o caso descrito, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico provável dessa paciente. 
Alternativas
Q3256165 Psicologia
O transtorno de ajustamento foi descrito desde a metade do século 20, porém recebeu pouca atenção dos pesquisadores por considerem esse quadro como uma categoria residual que não preenche os critérios diagnósticos de outros transtornos mentais. Foi redenominado de transtorno de adaptação no DSM-5, com os mesmos critérios do DSM-IV. Assinale a alternativa correta que define um dos critérios diagnósticos do transtorno de ajustamento ou adaptação.
Alternativas
Q3256164 Psicologia
O transtorno de acumulação é um quadro do espectro obsessivo-compulsivo caracterizado pelo acúmulo excessivo e persistente de objetos, mesmo que sejam inúteis, sem valor ou até mesmo prejudiciais. Essa acumulação pode levar à desorganização do ambiente doméstico e até mesmo à criação de condições insalubres e perigosas. A comorbidade desse transtorno com outros transtornos mentais é significativamente alta. O transtorno mental concomitante que está mais associado ao transtorno de acumulação é:
Alternativas
Q3256163 Psicologia
Assinale a alternativa que descreve corretamente a diferença entre um ataque de pânico e o transtorno de pânico.
Alternativas
Q3256162 Psicologia
Os estados mistos no transtorno bipolar são quadros graves que necessitam de adequado manejo. Assinale a alternativa que melhor descreve os sintomas que caracterizam um estado misto no transtorno bipolar.
Alternativas
Q3256161 Psicologia
O luto é uma experiência individual e pode variar amplamente em duração, intensidade e manifestação de acordo com fatores como o vínculo emocional com o falecido, a natureza da perda e os recursos de enfrentamento disponíveis. Assinale a alternativa correta sobre a diferença entre um quadro de transtorno depressivo maior e luto prolongado.
Alternativas
Q3256159 Psicologia
Um jovem de 19 anos é conduzido ao pronto atendimento de um hospital privado por policiais e amigos, que estavam juntos em uma balada de música eletrônica. O paciente se apresenta extremamente agitado e hiperativo, incapaz de ficar parado, nem deixa ninguém chegar perto ou examiná-lo. O paciente relata uma sensação intensa de euforia e excitação, acompanhada por um aumento da frequência cardíaca e pressão arterial. Ele está ansioso e expressa preocupações de que bandidos estariam atrás dele. Suas pupilas estão dilatadas, e ele está suando excessivamente. Durante a avaliação médica, o paciente teve um episódio de convulsão. O diagnóstico que deve ser suspeitado para esse caso é intoxicação
Alternativas
Q3256158 Psicologia
Qual o intervalo de tempo para a detecção do 9-delta-THC na urina de um indivíduo com padrão de uso crônico diário de cannabis?
Alternativas
Q3256157 Psicologia
O consumo de álcool de baixo risco, que minimiza os riscos à saúde, considera-se o não engajamento em beber pesado episódico, além de respeitar os dias de abstinência ao longo de uma semana. Segundo o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), o limite de doses-padrão considerado um consumo alcoólico de baixo risco é:
Alternativas
Q3256156 Psicologia
Um homem de 68 anos foi admitido no hospital após apresentar um episódio de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Ele tinha histórico de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2, sendo tratado com anti-hipertensivos e hipoglicemiantes há vários anos. Além disso, ele tinha um histórico de tabagismo, fumando até os 60 anos de idade, estava acima do peso, mas negou uma história de abuso e dependência de bebidas alcoólicas. Dois meses após receber alta hospitalar devido ao episódio isquêmico, a esposa queixou que o paciente passou a apresentar uma perda progressiva de memória e dificuldade em lembrar informações recentes. Sua família notou que ele tinha dificuldade em acompanhar conversas, lembrar compromissos e até mesmo em realizar tarefas cotidianas que ele costumava executar sem problemas. Ele também parecia mais desorientado no tempo e no espaço. Além da perda de memória, o homem também estava apresentando dificuldades de concentração e raciocínio mais lento. Ele tinha dificuldade em encontrar palavras durante a conversa e em seguir instruções simples. Esses sintomas estavam afetando sua capacidade de funcionar de maneira independente no dia a dia. O exame neuropsicológico revelou evidências de déficits cognitivos, especialmente comprometimento da memória recente e do processamento de informações. A ressonância magnética cerebral mostrou lesões isquêmicas decorrentes do AVC, principalmente em regiões relacionadas à memória e à cognição. Com base no quadro clínico e nos exames, o diagnóstico provável do paciente é:
Alternativas
Q3256155 Psicologia
A dementia pugilistica é um quadro associado ao trauma crânio-encefalopático de repetição. Foi descrita a partir da observação de alterações de comportamento e de humor de caráter progressivo entre lutadores de boxe aposentados. Qual dos seguintes achados neuropatológicos é uma característica desse tipo de encefalopatia traumática crônica?
Alternativas
Q3256153 Psicologia
A síndrome neuroléptica maligna é uma condição rara, mas potencialmente fatal, que pode ocorrer como uma reação adversa ao uso de medicamentos antipsicóticos, entre outros fatores. Assinale a alternativa que apresenta o resultado de exame laboratorial que pode auxiliar a confirmar no diagnóstico dessa síndrome e cujo acompanhamento monitora a evolução de um caso suspeito de síndrome neuroléptica maligna.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: D
5: B
6: C
7: E
8: A
9: D
10: A
11: E
12: C
13: B
14: D
15: B
16: B
17: A
18: E
19: D
20: C