Questões Militares
Sobre saúde mental em psicologia
Foram encontradas 34 questões
Termo
(1) Intensidade de um desastre
(2) Situação de emergência (3) Situação de desastre (4) Tipologia de um desastre
Significado
( ) Envolve acontecimentos perigosos ou fortuitos, incidentes e casos de urgência que exigem atendimento rápido. ( ) Termo relacionado à classificação do porte e repercussão do fato sendo ele local, estadual, nacional ou até mesmo internacional ( ) Termo que está relacionado com o agente causal, natural ou causado pelo homem. ( ) Envolve o resultado adverso natural ou provocado pelo homem sobre um ecossistema vulnerável.
A sequência correta dessa classificação é:
( ) Os psicólogos do trabalho e das organizações podem desenvolver intervenções em saúde nos níveis primário, secundário e terciário.
( ) Os processos diagnósticos em saúde mental e trabalho ignoram entrevistas diretas com os trabalhadores devido as características subjetivas do procedimento.
( ) Estratégias voltadas à reabilitação e reinserção social do trabalhador são classificadas no nível Terciário de prevenção e promoção de saúde.
( ) A atuação do psicólogo nos processos diagnósticos deve ser pautada pela identificação da lógica de causa e efeito, baseada na queixa do paciente.
( ) O olhar para as questões relacionadas a saúde mental do trabalhador deve ser incorporada pelo psicólogo independentemente de sua área de atuação.
Assinale a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
I. Se o paciente for avaliado como apresentando alto risco de suicídio, ele nunca deve ser deixado sozinho e a internação deve ser fortemente considerada.
II. Se o paciente for classificado como de risco baixo para o suicídio, é desnecessário tomar atitude para auxiliá-lo, pois as chances de efetivação do ato são muito remotas.
III. A avaliação precisa considerar questões existenciais, visto que se tem como queixas, muitas vezes, sentimentos de solidão, tédio, medo, incertezas e falta de prazer na vida.
IV. Quando o risco é médio, existe um plano de suicídio e a clara intenção de realizá-lo, mas é suficiente oferecer apoio emocional e ajudar o paciente a compreender e organizar seus sentimentos e focar em aspectos positivos da vida.
Está correto o que se afirma apenas em
1. Ambivalência. 2. Impulsividade. 3. Constrição.
( ) Luta interna entre desejos de viver e de acabar com a dor psíquica. ( ) Atitude interna de pessoas que pensam e/ou tentam suicídio, visando alcançar morte e vida. ( ) Representa o estreitamento das opções disponíveis de muitas pessoas em vias de atentarem contra a própria vida. ( ) A ideação de cometer suicídio pode ser transitória e durar alguns minutos ou horas, sendo desencadeada por eventos negativos do dia a dia. ( ) Estado cognitivo marcado por consciência dicotômica, continuidade de pensamentos e sentimentos convergentes para uma única solução, que é a morte.
A sequência está correta em
I. Normalmente, as intervenções em aconselhamentos psicológicos prezam pela reflexão sobre os problemas e pela prevenção destes.
II. Como o tempo de intervenção do aconselhamento psicológico tende a ser mais breve, de curto prazo, seu foco maior é na resolução de problemas.
III. O aconselhamento psicológico é mais voltado para situações contextuais e interessado no presente, envolvendo sofrimento mais emergencial carecido de aliviar tensões.
IV. Mesmo breve, o aconselhamento psicológico deve envolver um árduo e intenso trabalho, principalmente, do profissional que busca atingir os objetivos delineados no início do processo.
V. Manter um processo sequencial, com a necessidade de um começo, meio e fim da intervenção, podendo durar por um ou mais encontros, além de uma conduta ética regida por contrato de trabalho.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
I. Apesar de variar conforme o grau de cada transtorno, a exposição a substâncias tóxicas é considerada como fatores sociais e influenciam a vida, principalmente, dos jovens.
II. Algumas atitudes sociais apresentadas como desconforto e preconceito são evidentes em relação a alguém que apresente comportamentos tidos como anormais.
III. Provavelmente, é mais fácil para as pessoas entenderem e aceitarem algum tipo de transtorno psicológico de um parente ou amigo do que uma determinada doença física.
IV. Estigmas sociais são como rótulos que consideram determinados indivíduos diferentes e os separam dos demais; afetam, principalmente, as minorias étnicas e raciais.
V. Discriminação social é o resultado dos estereótipos criados em cima desses fatores, que servem, muitas vezes, para ressaltar, complicar e aflingir mais a vida dos indivíduos afetados.
Está correto o que se afirma apenas em
Etapa da entrevista inicial em saúde mental na qual se realiza o recolhimento de todos os dados necessários para um diagnóstico pluridimensional do paciente, incluindo os dados sociodemográficos, a queixa ou o problema principal e a história dessa queixa, os antecedentes mórbidos somáticos e psíquicos pessoais da pessoa, dentre outros dados.
Essa etapa é denominada: