Questões Militares de Psicologia - Transtornos Alimentares
Foram encontradas 11 questões
Pacientes submetidos a cirurgia bariátrica podem desenvolver preferência por novos alimentos e rejeição por alimentos antes preferidos.
Com relação às síndromes relacionadas ao comportamento alimentar, de acordo com Dalgalarrondo (2008), coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta:
( ) A anorexia nervosa caracteriza-se pela perda de peso autoinduzida e distorção da imagem corporal (apesar de muito emagrecida, a paciente percebe-se gorda).
( ) O comer compulsivo (binge eating) é um quadro próximo à bulimia, mas dela se distingue pela ausência de vômitos e purgações autoinduzidos.
( ) Não é comum que a anorética apresente episódios de bulimia (“ataques" à geladeira, à sorveteria, etc., seguidos de vômitos e/ou purgação).
( ) Obesos têm dificuldade em diferenciar a fome de sensações desagradáveis, bem como ansiedade e disforias em geral, de modo que todo mal-estar é falsamente percebido como fome.
I. Perda de peso auto induzida. II. Distorção da imagem corporal. III. Geralmente peso corporal mantido em pelo menos 15% abaixo do esperado. IV. Busca implacável de magreza, medo intenso e mórbido de parecer ou ficar gorda(o).
O nome do transtorno alimentar às quais se referem é
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, sobre os transtornos alimentares e a formação do psiquismo, e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Segundo Freud, o desejo se forma a partir da necessidade de repor o objeto perdido durante a infância, onde o sujeito passa a procurar um substituto. É pela falta que a criança pode formar seu psiquismo.
( ) A mãe é vista pela criança como um ser completo e poderoso, capaz de lhe assegurar a vida. Quanto mais presente a mãe se fizer, menos frustração a criança sentira devido à falta, permitindo que esta desenvolva uma boa tolerância à frustração.
( ) As anoréxicas tem seu principal foco de sofrimento no resultante da castração.
( ) Em virtude do estado simbiótico com a mãe, a anoréxica não tem possibilidades de enxergar o pai, e a mãe, por sua vez, não tolera a intromissão deste na relação entre ela e sua filha.