Com relação às síndromes relacionadas ao comportamento alim...
Com relação às síndromes relacionadas ao comportamento alimentar, de acordo com Dalgalarrondo (2008), coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta:
( ) A anorexia nervosa caracteriza-se pela perda de peso autoinduzida e distorção da imagem corporal (apesar de muito emagrecida, a paciente percebe-se gorda).
( ) O comer compulsivo (binge eating) é um quadro próximo à bulimia, mas dela se distingue pela ausência de vômitos e purgações autoinduzidos.
( ) Não é comum que a anorética apresente episódios de bulimia (“ataques" à geladeira, à sorveteria, etc., seguidos de vômitos e/ou purgação).
( ) Obesos têm dificuldade em diferenciar a fome de sensações desagradáveis, bem como ansiedade e disforias em geral, de modo que todo mal-estar é falsamente percebido como fome.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A anorexia é um transtorno alimentar, psicológico e de imagem em que a pessoa enxerga-se gorda, apesar de estar abaixo do peso ou no peso ideal e, por causa disso, a pessoa passa a ter comportamentos muito restritivos em relação à comida.
A bulimia é também um transtorno alimentar, no entanto nesse caso a pessoa quase sempre tem o peso normal para a idade e altura ou está ligeiramente acima e deseja perder peso. Normalmente a pessoa com bulimia come o que tem vontade, no entanto depois acaba por possuir sentimento de culpa e, por isso, pratica atividades físicas de forma intensa, vomita logo após as refeições ou faz uso de laxantes para evitar o ganho de peso
O transtorno da compulsão alimentar periódica é um caracterizado pelo consumo repetido de quantidades excepcionalmente grandes de alimentos (comer compulsivamente) acompanhado de um sentimento de perda de controle durante o episódio de compulsão alimentar. Os episódios de alimentação compulsiva não são seguidos por tentativas de compensar a ingestão excessiva de alimentos, por exemplo, livrando o corpo do excesso de alimento consumido (purgação). A pessoa com o transtorno da compulsão alimentar periódica não compensa a ingestão excessiva de alimentos ao praticar purgação (ao autoinduzir o vômito ou ao utilizar incorretamente laxantes, diuréticos ou enemas), exercícios em excesso ou jejum. A compulsão alimentar ocorre em episódios, ao contrário da superalimentação constante. A maioria das pessoas com o transtorno da compulsão alimentar periódica é obesa e o transtorno contribui para o consumo excessivo de calorias. Ao contrário, a maioria das pessoas com tem um peso normal e as pessoas com são magras. As pessoas com transtorno da compulsão alimentar tendem a ser mais velhas que as que sofrem de anorexia ou bulimia e quase a metade é do sexo masculino.
Um ponto relevante é que os obesos têm dificuldade em diferenciar a fome de sensações desagradáveis, desconforto, ansiedade e disforias de modo geral (WADDEN, 1995). Todo mal-estar logo é falsamente percebido como fome.
GABARITO: C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo