Questões Militares Sobre esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes em psiquiatria

Foram encontradas 120 questões

Q3217923 Psiquiatria
No diagnóstico diferencial do Transtorno esquizoafetivo, é necessário identificar manifestações psicóticas que: 
Alternativas
Q3217919 Psiquiatria
Uma determinada paciente do sexo feminino apresentava histórico de artralgias e aparecimento do sinal de vespertílio após exposição ao sol. Vinha em tratamento de anemia, ainda sem causa aparente, e passou a apresentar quadro psicótico. Dentro das possibilidades de diagnósticos diferenciais de primeiro episódio psicótico, não se pode deixar de pedir: 
Alternativas
Q3217909 Psiquiatria
Em relação à esquizofrenia, podemos dizer que:
Alternativas
Q3038893 Psiquiatria
Qual dos seguintes transtornos psicóticos tem duração de, no mínimo, 1 mês e, no máximo, 6 meses?
Alternativas
Q3038891 Psiquiatria
Associe as colunas relacionando os subtipos de esquizofrenia às suas principais características.
Subtipos de esquizofrenia  (1) Desorganizado (2) Catatônico (3) Paranoide

Principais características
( ) Preocupação com delírios ou alucinações auditivas.  ( ) Comportamento motor excessivamente desordenado ou excitado.  ( ) Discurso e comportamento confusos, afeto inadequado. A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q3038890 Psiquiatria
Marque a opção que apresenta um sintoma positivo da esquizofrenia.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261763 Psiquiatria
Reações dissociativas ou flashbacks são situações em que o indivíduo age ou se sente como se um evento no qual foi exposto estivesse ocorrendo novamente. Essas reações são variáveis, apresentando como um continuum, chegando ao extremo de se manifestar como uma perda completa da percepção do ambiente ao redor.
Assinale o transtorno em que essas reações ocorrem com frequência.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261757 Psiquiatria
Um desfecho fatal, que ocorre em cerca de 12% dos pacientes diagnosticados com esquizofrenia, é a morte por suicídio.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o período evolutivo da esquizofrenia que apresenta o maior risco de comportamento suicida.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261741 Psiquiatria
A teoria dopaminérgica da esquizofrenia foi proposta na década de 1950, decorrente dos efeitos positivos de clorpromazina em pacientes com esquizofrenia.
Assinale a alternativa que indica a evidência correta sobre o principal receptor pós-sináptico dopaminérgico, o D2. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261731 Psiquiatria
Entre os tipos de exposição mencionados abaixo, que antecedem o início do surto psicótico, o fator que está menos associado ao risco de desenvolver o quadro de esquizofrenia é:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261728 Psiquiatria
Qual dos seguintes transtornos mentais é caracterizado por um estado agudo de confusão e desorientação, frequentemente causado por uma condição médica subjacente? 
Alternativas
Q2224339 Psiquiatria
O Confusion assessment method (CAM) é dos métodos mais utilizados para o diagnóstico de delirium. Assinale a alternativa em que constam os 4 critérios que são primordiais para o diagnóstico de delirium.
Alternativas
Q2193562 Psiquiatria
Acerca do delirium, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2193544 Psiquiatria
Sobre o transtorno delirante, segundo a 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM5), é correto afirmar que
Alternativas
Q2193543 Psiquiatria
Segundo Sadock (2016), a esquizofrenia é um dos transtornos mentais graves mais comuns, mas sua natureza essencial ainda não foi esclarecida.
Sobre o tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A esquizofrenia é igualmente prevalente em homens e mulheres. Ambos os sexos diferem, no entanto, quanto ao início e ao curso da doença. ( ) Pessoas que desenvolvem esquizofrenia têm mais probabilidade de ter nascido no fim da primavera e no verão. ( ) A 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) não mais emprega a divisão em subtipos, mas eles são listados na 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças e problemas relacionados à saúde (CID-10). ( ) A validade dos sinais e sintomas prodrômicos da esquizofrenia é incerta. ( ) História familiar de esquizofrenia, presença de sintomas negativos e início agudo são fatores associados a bom prognóstico.
Alternativas
Q2193542 Psiquiatria
Segundo Chenieux (2015), o delírio primário é a ideia delirante autêntica. Analise as assertivas abaixo, sobre os tipos de delírio primário, segundo o autor.

I. Percepção delirante é a atribuição de um significado anormal à uma recordação normal.
II. Representação delirante é a atribuição de um significado novo, anormal, à uma percepção normal de um objeto real.
III. Cognição delirante consiste em uma convicção patológica intuitiva que prescinde por completo de conexões significativas com quaisquer dados perceptivos ou representativos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s) 
Alternativas
Q2092208 Psiquiatria
Paciente, sexo masculino, 47 anos, etilista pesado, sem comorbidades. Chega ao pronto atendimento hospitalar pelo filho, devido a quadro de desorientação e agitação psicomotora, seguido por sonolência. Segundo o filho, paciente vinha apresentando problemas de memória e ataxia de marcha. Foi atendido e administrado soro glicosado 5%. Paciente evoluiu com oftalmoplegia completa. O diagnóstico mais provável e sua conduta são, respectivamente: 
Alternativas
Q2092204 Psiquiatria
Paciente internado na ala psiquiátrica de um hospital geral relata em visita médica que abraçou seu colega de quarto, pois se tratava, na verdade, de seu pai. Contudo, reconhecia que o rosto do seu pai estava completamente diferente. O paciente em questão tem diagnóstico de esquizofrenia. Considerando o quadro hipotético evidenciado, é possível afirmar que trata-se da síndrome de:
Alternativas
Q2092200 Psiquiatria
Paciente, 68 anos, mora com a esposa, foi levado ao médico da Unidade Básica de Saúde (UBS). Há 5 meses o paciente “cismou” que sua comida estava envenenada; desde então tem se alimentado de enlatados ou fazendo sua própria comida. Nega humor deprimido, insônia ou alterações de apetite. Nega, ainda, alucinações, alterações de memória, atenção e concentração. Afirma ser independente; cuida das finanças; realiza suas atividades diárias sem maiores dificuldades; fato confirmado pela esposa. Apresenta perda auditiva grave, exames físicos e neurológicos normais. O miniexame do estado mental foi compatível com os anos de estudo. A hipótese diagnóstica provável é:
Alternativas
Q2092194 Psiquiatria
São fatores predisponentes associados à ocorrência de delirium, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: A
5: D
6: B
7: C
8: B
9: D
10: D
11: E
12: D
13: A
14: C
15: D
16: D
17: D
18: C
19: C
20: C