Questões Militares
Sobre psiquiatria infantil em psiquiatria
Foram encontradas 31 questões
Assinale alternativa que apresenta, corretamente, uma característica relacionada ao abuso e negligência na infância.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento, trazendo diversos prejuízos para o indivíduo e sua família e que tem sua descrição detalhada no DSM-5. Sobre o TEA, analise as afirmativas.
I- Têm sido observados aumentos das taxas de TEA devido à expansão dos critérios diagnósticos a partir da publicação do DSM-5.
II- Os sintomas de TEA podem ser observados desde antes dos 12 meses de idade, sendo que sintomas de perdas de habilidades podem acontecer entre 12 e 24 meses de idade.
III- As consequências funcionais do TEA são geralmente superadas a partir das capacidades adaptativas e de estimulação precoce, sendo pouco frequentes os casos de incapacidade laboral.
IV- Pessoas com atraso no desenvolvimento intelectual que não desenvolveram capacidade de comunicação social e simbolismo são um grande desafio para o diagnóstico diferencial entre TEA nível 3 e Deficiência Intelectual grave.
Estão corretas as afirmativas
A hipótese diagnóstica mais provável de acordo com a CID-11 é
I. Os fatores pré-natais mais significativos associados ao TEA são idade materna e paterna avançada no momento do nascimento do bebê, hemorragia gestacional materna, diabetes gestacional e bebê primogênito.
II. Os fatores de risco perinatais incluem trauma no nascimento, peso baixo ao nascer, baixo índice de Apgar no quinto minuto e hiperbilirrubinemia.
III. Sob o ponto de vista cognitivo, frequentemente crianças com TEA têm mais habilidade nas tarefas que exigem raciocínio verbal que nas tarefas visuais.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Os transtornos alimentares da infância são caracterizados por perturbações persistentes na alimentação que podem levar a prejuízos significativos na saúde física e no funcionamento psicossocial.
Acerca deles, é incorreto afirmar que o/a
A CID-10 ainda inclui designações separadas para a síndrome de Rett, os transtornos desintegrativo da infância e de Asperger.
Avalie as assertivas abaixo acerca destes transtornos.
I. A síndrome de Rett é progressiva, e os indivíduos que chegam até a adolescência ou a vida adulta funcionam em um nível cognitivo e social equivalente ao do primeiro ano de vida.
II. O transtorno desintegrativo da infância se caracteriza por uma regressão acentuada em várias áreas de desempenho, depois de pelo menos dois anos de desenvolvimento normal aparente.
III. O transtorno de Asperger é caracterizado pela deficiência e esquisitice da interação social, bem como por interesses e comportamentos restritos. Não ocorrem retardos significativos no desenvolvimento linguístico e cognitivo.
Está correto o que se afirma em
Os pais de uma menina de 9 anos relataram ao pediatra que observaram, há cerca de uma semana, que a filha começou a apresentar “alterações de comportamento”, descritos como caretas e movimentos contínuos de pernas e braços, além de lavar as mãos incessantemente e arrumar os objetos de casa. Ao mesmo tempo, a professora observou que a criança passou a apresentar muita inquietação, hipercinesia e labilidade afetiva na sala de aula, o que acabou por comprometer o rendimento da turma na aula. De história pregressa, os pais relataram que a menina apresenta amigdalites de repetição, sem outras comorbidades ou história familiar de transtornos psiquiátricos.
Considerando as características do quadro da paciente, qual é a principal hipótese diagnóstica para desse caso?
O quadro descrito é compatível com a hipótese diagnóstica de:
Caso se confirme TDAH, deverá ser indicado para o paciente, o quanto antes, o uso de lítio, 0,5 mg a 1,5 mg por quilo de peso.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o seguinte item.
Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é o diagnóstico mais provável.
Deve ser solicitado, como exame complementar, EEG com mapeamento cerebral para identificar alguma alteração.
Como tratamento complementar do TDAH são indicadas psicanálise e equoterapia. Esportes são contra-indicados porque poderão deixar a criança mais agitada.
Com relação à encoprese, considere:
I. Estima-se que, aproximadamente, 1% das crianças de 5 anos de idade tenham encoprese, e o transtorno é mais comum no sexo masculino do que no feminino.
II. A eliminação repetida de fezes em locais inapropriados deve ser sempre involuntária, nunca intencional
III. É preciso que a eliminação repetida de fezes em locais inapropriados ocorra, no mínimo, três vezes por mês, durante, pelo menos, 6 meses.
IV. A encoprese não é diagnosticada até a criança ter chegado a uma idade cronológica mínima de 4 anos (ou, no caso de crianças com atraso no desenvolvimento, uma idade mental de, no mínimo, 4 anos).
Com base no DSM-5, está correto o que consta APENAS de
Para responder à questão a seguir, considere o caso clínico abaixo com base no DSM -5
B.A.S., 25 anos, sexo masculino, procura um psiquiatra, após alguns anos de sofrimento, em decorrência de sentir uma incongruência acentuada entre o gênero experimentado/expresso e suas características sexuais primárias e secundárias, além de forte desejo de se livrar de suas próprias características sexuais e de pertencer ao outro gênero. Isso tem lhe causado prejuízos no seu funcionamento social e profissional.
Menina de 2 anos, sem intercorrências na gestação ou no período perinatal, perímetro cefálico normal ao nascimento. Até os 6 meses teve um bom desenvolvimento neuropsicomotor, quando iniciou quadro de desaceleração do crescimento cefálico, movimentos estereotipados das mãos, prejuízo na interação social, dificuldade respiratória, retardo psicomotor importante e prejuízo de linguagem. Exames laboratoriais negativos para doenças de depósito e sem histórico de infecções prévias do sistema nervoso central. A interação social tem melhorado, mas os demais sinais e sintomas se mantêm inalterados.
O diagnóstico mais provável para esta criança é o transtorno