Questões Militares
Sobre retardo mental em psiquiatria
Foram encontradas 14 questões
Sobre as deficiências intelectuais, assinale a afirmativa correta.
Correlacione as doenças a seguir listadas aos sintomas listados.
I. Síndrome de Prader-Willi
II. Síndrome cri du chat
III. Fenilcetonúria
IV. Síndrome de Rett
A – Doença degenerativa que afeta apenas mulheres e envolve prejuízo nas habilidades de comunicação, no comportamento motor e no desempenho social que começa por volta de um ano de idade. Os sintomas incluem ataxia, caretas, ranger dos dentes e perda de fala. Hiperventilação intermitente e padrão respiratório desorganizado são características que se apresentam quando a criança está desperta. Também podem ocorrer perturbações progressivas na marcha, escoliose e convulsões. Atrofia cerebral ocorre após uma redução na pigmentação da substância negra, sugerindo a presença de anormalidades no sistema dopaminérgico nigroestriatal.
B – Uma doença que resulta de uma deleção no cromossomo 15 e que causa compulsão alimentar, obesidade, deficiência intelectual, hipogonadismo, baixa estatura, hipotonia e pés e mãos pequenos.
C – Um erro inato do metabolismo transmitida de maneira autossômica recessiva simples caracterizado pela incapacidade para metabolizar a fenilalanina em paratirosina devido à ausência ou à inatividade da enzina fenilalanina hidroxilase. A doença pode causar deficiência intelectual grave, muito embora alguns pacientes apresentem inteligência limítrofe ou normal, movimentos corporais bizarros nas extremidades superiores, comprometimento da comunicação verbal e não verbal e prejuízos de coordenação.
D – Doença causada por uma deleção no cromossomo 5 que causa deficiência intelectual grave, microcefalia, baixa implantação das orelhas, fissuras palpebrais oblíquas, hipertelorismo e micrognatia. Alterações laríngeas levam os pacientes acometidos a apresentar vocalizações semelhantes a um miado de gato.
A correlação correta é
A cobrança comportamental à criança, mesmo que exagerada, não pode ser considerada como maus-tratos, a não ser que exista lesão corporal
Os maus-tratos de caráter psicológico, por sua sutileza, pela falta de evidência ou por estarem embutidos nos demais tipos de violência, muitas vezes não são detectados.
O indivíduo com TP pode apresentar comportamento rígido mas com aversão ao risco, ao contrário daqueles indivíduos com TP neurótica, que se culpam pelos insucessos da vida
O indivíduo portador do transtorno de personalidade (TP) é marcado por grande sensibilidade em relação ao sentimento alheio. Quando magoado, devido a grande sensibilidade, não consegue perceber as diferenças entre o certo e o errado, podendo ser levado a cometer atos criminosos.
O transtorno mental pode funcionar como facilitador de comportamentos violentos, não como gerador de conduta criminal, por si só.