Questões Militares Sobre sistemas gasosos - lei, teoria cinética, equação e mistura dos gases. princípio de avogadro. em química

Foram encontradas 74 questões

Q2179193 Química
Para manter uma atmosfera saudável em ambientes totalmente fechados, como espaçonaves ou submarinos, faz-se necessária a remoção do gás carbônico expirado. O peróxido de lítio (Li2O2) tem vantagens para tal aplicação, pois, além de absorver o CO2, libera oxigênio gasoso (O2), conforme mostra a equação química a seguir:
2Li2O2(s) + 2CO2(g) → 2Li2CO3(s) + O2(g)
Se 88 L de gás carbônico forem absorvidos pelo peróxido de lítio, qual será o volume de oxigênio liberado?
Alternativas
Q2070334 Química
Dentre as seguintes alternativas, assinale aquela na qual a reação NÃO forma produto(s) gasoso(s). 
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029716 Química
Em um sistema hermeticamente fechado observou-se que a temperatura passou de 120 a 300 graus. Notouse também que a pressão aumentou.
Neste caso, podemos afirmar que 
Alternativas
Q1995335 Química

Dois cilindros mantidos sob a mesma temperatura contêm gases puros, sendo ozônio no cilindro 1 e dióxido de enxofre no cilindro 2. A capacidade volumétrica do cilindro 2 é igual à metade da capacidade volumétrica do cilindro 1. Os dois gases estão sob a mesma pressão.

A relação entre a massa de gás do cilindro 1 e a massa de gás do cilindro 2 é igual a:

Alternativas
Q1970840 Química

O gás nitrogênio (N2) é o que se encontra em maior proporção no ar atmosférico. Por ser considerado um gás inerte, ele pode estar presente em diversos processos laboratoriais e industriais. Sua obtenção é feita através da liquefação fracionada do ar atmosférico. Supondo que, a partir desse processo, obteve-se uma amostra de 280g desse gás, é correto afirmar que o volume ocupado por ele sob condições normais de temperatura e pressão foi de


Dado: MMN = 14 g/mol 

Alternativas
Q1815817 Química
O nitrogênio é um elemento de extrema importância, não metálico, que constitui cerca de 78,08% do ar atmosférico. Um tanque contém 0,05m3 de N2 à temperatura de -21°C e pressão de 10Mpa de acordo com o modelo de gás ideal. Sabendo que nessas condições a massa molar do nitrogênio é igual a 28kg/kmol.
Qual a massa de nitrogênio, em kg?
Alternativas
Q1778941 Química

Considere os dados apresentados na tabela.


Regiões da atmosfera Densidade do ar kg.m–3 Temperatura °C Pressão atm

troposfera 1 17 1

mesosfera 7 x 10–6 –83 X

(Bottecchia, O.L. Química Nova. Adaptado)


Considerando que a massa molar do ar em toda a atmosfera é aproximadamente constante, 29 g.mol–1, o valor da pressão atmosférica na mesosfera, X, na temperatura indicada na tabela é aproximadamente

Alternativas
Q1658392 Química

Gases apresentam um fenômeno chamado de difusão de gases.

“Difusão gasosa é o movimento espontâneo das partículas de um gás de se espalharem uniformemente em meio das partículas de um outro gás ou de atravessarem uma parede porosa.

Quando gases diferentes (A e B) estão a uma mesma temperatura, para uma quantidade de matéria igual a 1 mol de gás A e 1 mol de gás B, tem-se que a massa do gás A (ma) será igual à massa molar do gás A (Ma), e a massa do gás B (mb) será igual à massa molar do gás B (Mb).”

FONSECA, Martha Reis Marques da, Química Geral, São Paulo, Ed FTD, 2007,

Pág. 110


Considere que, em determinadas condições de temperatura e pressão, a velocidade de difusão de 1 mol do gás hidrogênio (H2) seja de 28 km/min. Nestas mesmas condições a velocidade (em km/h) de 1 mol do gás metano (CH4) é de

Dado: √2 = 1,4

Alternativas
Q1616796 Química

Considere os dados apresentados na tabela.



Imagem associada para resolução da questão

                   (Bottecchia, O.L. Química Nova. Adaptado)



Considerando que a massa molar do ar em toda a atmosfera é aproximadamente constante, 29 g.mol–1 , o valor da pressão atmosférica na mesosfera, X, na temperatura indicada na tabela é aproximadamente

Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFPR Órgão: CBM-PR Prova: UFPR - 2017 - CBM-PR - Aspirante |
Q1343146 Química

O desenho abaixo ilustra como ocorre uma transformação química em que a espécie A (esferas cinzas) reage com a espécie B (esferas pretas), de modo a formar uma nova substância.

Imagem associada para resolução da questão


Qual é a equação química que descreve de maneira correta a reação que está esquematizada no desenho?

Alternativas
Q1287901 Química
Considerando que o ar é composto aproximadamente de 21% de O2 e 79% de N2 em volume, tem-se que a razão molar ar/combustível da combustão completa de um determinado alcano é igual a 59,5. A partir desse dado, assinale a alternativa que corresponde à soma dos coeficientes estequiométricos de todas as substâncias presentes nessa reação.
Alternativas
Q1287895 Química
Um reator com 200 L de capacidade, possui uma mistura de dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono a 400 K, cujo comportamento pode ser considerado ideal. Os gases reagem entre si para formar dióxido de carbono e monóxido de nitrogênio. A pressão total no reator é igual a 32,8 atm e, no início da reação, a pressão parcial do monóxido de carbono é três vezes maior que a do dióxido de nitrogênio. As massas iniciais de dióxido de nitrogênio e de monóxido de carbono são, respectivamente,
Alternativas
Q1042133 Química

Houston, temos um problema” - Esta frase retrata um fato marcante na história das viagens espaciais, o acidente com o veículo espacial Apollo 13. Uma explosão em um dos tanques de oxigênio da nave causou a destruição parcial do veículo, obrigando os astronautas a abandonarem o módulo de comando e ocuparem o módulo lunar, demovendo-os do sonho de pisar na lua nessa missão espacial.

Não foram poucos os problemas enfrentados pelos astronautas nessa missão. Um específico referiu-se ao acúmulo de gás carbônico (dióxido de carbono - CO2) exalado pelos astronautas no interior do módulo lunar. No fato, os astronautas tiveram que improvisar um filtro com formato diferente do usado comumente no módulo. Veículos espaciais são dotados de filtros que possuem hidróxidos que reagem e neutralizam o gás carbônico exalado pelos tripulantes. Para neutralização do gás carbônico, o hidróxido mais utilizado em veículos espaciais é o hidróxido de lítio. Em sua reação com o dióxido de carbono, o hidróxido de lítio forma carbonato de lítio sólido e água líquida.

Considerando o volume de 246 L de gás carbônico produzido pelos astronautas (a 27 ºC e 1 atm), a massa de hidróxido de lítio necessária para reagir totalmente com esse gás é de

Dados: R = 0,082 atm·L·mol-1·K-1

T (Kelvin) = t (Celsius) + 273

Alternativas
Q1042125 Química

Um analista químico realizou um experimento em que utilizou 200 mL de uma solução de concentração 2 mol/L de ácido clorídrico (HCl) para reagir com uma certa massa de bicarbonato de sódio (também denominado de hidrogenocarbonato de sódio). Notou que nem todo o ácido reagiu com essa massa de bicarbonato de sódio, restando um excesso de ácido. Ao final do experimento, ele obteve um volume de 6,15 L de gás carbônico, medidos a 27 ºC e 1 atm. Esse gás carbônico é oriundo da decomposição do ácido carbônico produzido na reação.

Dados: R = 0,082 atm·L·mol-1·K-1

T (Kelvin) = t (Celsius) + 273


Esse analista fez as seguintes afirmativas:

I – A equação química balanceada que descreve corretamente a reação citada é:


Na2CO3 + 2 HCl → H2CO3 + 2 NaCl


II – Para a formação de 6,15 L de CO2, foram consumidos 21 g de bicarbonato de sódio.

III – É uma reação de oxidorredução e o ácido clorídrico é o agente oxidante.

IV – Se todo esse ácido clorídrico fosse consumido numa reação completa com bicarbonato de sódio suficiente, o volume de gás carbônico produzido seria de 9,84 L.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Q953062 Química

Uma amostra de gás metano, CH4, foi aquecida lentamente na pressão constante de 0,90 bar. O volume do gás foi medido em diferentes temperaturas e um gráfico de volume versus temperatura foi construído. Sabendo que inclinação da reta foi 2,88x10-4 L/K, calcule a massa do gás metano e assinale a opção correta.

Dados: 

R = 0,082 atm L mol-1 K-1 

1 bar = 1 atm

Alternativas
Q953050 Química

Um técnico em química observou o desprendimento de um gás numa reação química em laboratório e coletou uma amostra para análise. Ao medir a densidade do gás a 25°C e 1,0 atm, ele encontrou o valor de 2,38 g/dm3. Além disso, constatou que o referido gás era composto de 80% de carbono e 20% de hidrogênio em massa. Sendo assim, qual é a fórmula empírica e massa molar do composto gasoso analisado, respectivamente, assumindo que o gás obedece a lei dos gases ideais?

Dados: R = 0,082 atm L mol-1 K-1

Alternativas
Q937913 Química
Considere que a reação de cobre metálico com ácido nítrico diluído produz, nas CNTP, um volume gasoso de 181,6 L de óxido de nitrogênio II (NO), água e nitrato de cobre II. Nesse caso, a soma dos coeficientes estequiométricos da equação corretamente balanceada dessa reação completa e a massa de cobre consumida são, respectivamente,
Dados: massa atômica de cobre 64 u ; volume molar nas CNTP: 22,7 L
Alternativas
Q895090 Química

A nitroglicerina é um líquido oleoso de coloração amarela, levemente esverdeada, da classe dos explosivos, substâncias que se decompõem rapidamente, com expansão súbita de gases e grande liberação de energia. Possui massa molecular de 227g.mol-1 e sua temperatura não deve ultrapassar 30°C, nem ser exposta a choques mecânicos. A nitroglicerina é obtida através da nitração da glicerina, utilizando ácido sulfúrico como catalisador. A reação da decomposição da nitroglicerina pode ser escrita como:


4C3 H5 N3 O9(l) → 10H2O(g) + 6N2(g) + O2(g) + 12CO2(g)


Sabendo que a constante dos gases é igual a 8,314J.mol-1.K-1, a decomposição de 227g de nitroglicerina a 27°C e 1,01kPa, vai liberar cerca de quantos litros de gases?

Alternativas
Q874171 Química

A que temperatura a velocidade média das moléculas de um gás que está a 27°C irá duplicar?


Dado:

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q874154 Química
Vinte litros de gás hidrogênio foram medidos a 27°C e 700mm de mercúrio de pressão. Qual é o volume do gás quando submetido a 87°C e 600mm de mercúrio de pressão?
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: A
5: C
6: A
7: E
8: A
9: E
10: A
11: E
12: D
13: E
14: D
15: C
16: C
17: B
18: B
19: C
20: C