Questões Militares Sobre políticas públicas de saúde no brasil em saúde pública

Foram encontradas 25 questões

Q3275619 Saúde Pública
A Reforma Psiquiátrica no Brasil, instituída oficialmente a partir da década de 1980, promoveu mudanças significativas na forma como o país trata a saúde mental. Considerando seus principais avanços, um dos pilares desse processo é
Alternativas
Q3275612 Saúde Pública
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a faixa etária e a periodicidade da mamografia de rastreamento para o câncer de mama.
Alternativas
Q3232295 Saúde Pública
Considere o excerto abaixo.
Constitui-se como foro permanente de negociação, articulação e decisão entre os gestores nos aspectos operacionais e na construção de pactos nacionais, estaduais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS), considerado, portanto, um meio de articulação e pactuação na esfera federal. A partir dos seus objetivos, são definidos diretrizes, estratégias, programas, projetos e alocação de recursos do SUS cujas decisões são tomadas por consenso. Sua composição é paritária e integrada por representantes dos estados, dos municípios, do Distrito Federal e da União sendo formada por quinze membros, sendo cinco indicados pelo Ministério da Saúde, cinco pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e cinco pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Para estados e municípios, cada indicado representa uma região do país.
O excerto refere-se
Alternativas
Q3232292 Saúde Pública
Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, os principais problemas de saúde dos usuários, na área de urgência e emergência, são aqueles relativos às violências e aos acidentes de trânsito bem como os relacionados à alta morbimortalidade de doenças do aparelho circulatório, como o Infarto Agudo do Miocárdio e o Acidente Vascular encefálico. Dessa forma, a Rede de Urgência e Emergência tem como objetivo reorganizar as linhas de cuidados prioritárias de
Alternativas
Q3232291 Saúde Pública
De acordo com a Portaria 1600/2011 do Ministério da Saúde, a Rede de Atenção às Urgências faz parte das Redes de Atenção à Saúde no âmbito do SUS. Essa rede tem como objetivos ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência, nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna. Sobre os componentes da rede de atenção às urgências e seus objetivos, avalie as informações abaixo.
I O Componente Atenção Básica em Saúde tem por objetivo a ampliação do acesso, o fortalecimento do vínculo e a responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário, com a implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades.
II O Componente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências devem prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou crônicos ou agudizados de natureza clínica e prestar atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de menor complexidade.
III O Componente Sala de Estabilização deverá ser ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir a assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção a saúde pela central de regulação das urgências.
IV As Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 h) e o conjunto de Serviços de Urgência 24 Horas não hospitalares tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátricas, psiquiátricas, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, garantir atendimento móvel e/ou transporte adequado para um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao SUS.
V O Componente Hospitalar será constituído pelas portas hospitalares de Urgência, pelas enfermarias de retaguarda, pelos leitos de cuidados intensivos, pelos serviços de diagnóstico por imagem e de laboratório e pelas linhas de cuidados prioritárias.
Sobre os componentes da Rede de Atenção às Urgências, estão corretos os itens
Alternativas
Q2194720 Saúde Pública
A Portaria nº 198/GM de 13 de fev de 2004, institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências.
Com base na citada Portaria, poderão compor os Polos de Educação Permanente em Saúde para o SUS os(as)
Alternativas
Q2201674 Saúde Pública
Após gravidez indesejada, adolescente procura posto de saúde solicitando iniciar um método anticoncepcional. O parto foi há 3 semanas. Ela relata que seu filho recebe, além do leite materno, outros tipos de leite.
Qual seria a melhor recomendação?
Alternativas
Q2091732 Saúde Pública
O Pacto pela Saúde é resultado de um esforço das esferas municipal, estadual e federal para, em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde, rediscutir a organização e o funcionamento do SUS. Seu objetivo principal é avançar na implantação dos princípios constitucionais referentes à saúde. Os gestores do SUS assumem o compromisso público da construção do Pacto pela Saúde em 2006, com base nos princípios constitucionais do SUS, ênfase nas necessidades de saúde da população e que implicará o exercício simultâneo de definição de prioridades articuladas e integradas em alguns componentes; assinale-os.
Alternativas
Q2091731 Saúde Pública
Entende-se corretamente por vigilância epidemiológica:
Alternativas
Q2091730 Saúde Pública
A Política Nacional de Vigilância em Saúde juntamente com a Política Nacional de Atenção Básica preconizam a integração entre as ações de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica como fator essencial para o atendimento das reais necessidades de saúde da população, sendo o trabalho conjunto entre os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) estratégico e desejável para identificar e intervir nos problemas de saúde-doença da comunidade, facilitar o acesso da população às ações e serviços de saúde e prevenir doenças. De acordo com o Art. 3º da Lei Federal nº 13.595/2018, são consideradas atribuições dos ACEs, EXCETO:
Alternativas
Q2091725 Saúde Pública
“O Art. 7º da Lei nº 8.080/1990 afirma que as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com _____________ previstos(as) no Art. 198 da Constituição Federal.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2045932 Saúde Pública
A respeito do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
O PNGC tem como público-alvo, ______________, institutos, hospitais federais do Ministério da Saúde e ______________. É uma importante ferramenta da gestão de custos pública, com a finalidade de ________ a utilização das informações de custos pelos gestores de saúde, no intuito de otimizar o desempenho do SUS.
Alternativas
Q2045255 Saúde Pública
De acordo com a Lei nº 8080/90, compete à direção municipal do Sistema de Saúde (SUS)
Alternativas
Q2045252 Saúde Pública
São características das políticas públicas de saúde no Regime Militar (a partir de 1964): 
I. serviços voltados para promoção à saúde e à prevenção de doenças; II. serviços que respondem aos interesses dos produtores de insumos, de equipamentos e aos produtores de serviços; III. prioridade para a rede de serviços do estado em detrimento da terceirização dos serviços de saúde; IV. organização da prática médica em moldes mais capitalistas. 
Alternativas
Q2045251 Saúde Pública
O direito à saúde foi inserido na Constituição Federal de 1988 no título destinado à ordem social, que tem como objetivo o bem-estar e a justiça social. A referida constituição, em seu artigo 198, define
Alternativas
Q2022288 Saúde Pública
Com relação aos objetivos e atribuições do SUS, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O SUS tem como objetivo a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
( ) O SUS não interfere na ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde.
( ) O campo de atuação do SUS inclui a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1887794 Saúde Pública
Com base em vivências e experiências de profissionais trabalhando em Unidades de Saúde, foi desenvolvida a Política Nacional de Humanização no âmbito do SUS. Essa política enfatiza
Alternativas
Q1879054 Saúde Pública
De acordo com Art. 3º da Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica – PNAB., são Princípios do SUS e da RAS
Alternativas
Q1871121 Saúde Pública
A Constituição da República estabelece que ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei,
Alternativas
Q1871118 Saúde Pública
De acordo com a Constituição da República, em matéria de política pública de saúde, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com algumas diretrizes, como
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: A
5: A
6: D
7: A
8: A
9: E
10: B
11: A
12: A
13: B
14: D
15: A
16: D
17: E
18: A
19: B
20: C