Questões Militares
Comentadas sobre instrumentos técnicos-operativos do serviço social em serviço social
Foram encontradas 24 questões
Para Guerra (2009), a dimensão investigativa da profissão é exercida na realização de estudo social, laudos, pareceres, na busca de informações nos documentos da instituição, na vizinhança e/ou no trabalho sobre algum sujeito social. A postura investigativa do profissional se explicita na realização das suas competências como um todo: nas fases de planejamento, implementação, avaliação e revisão crítica do processo.
Com base no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I . A dimensão investigativa está intrinsecamente relacionada com a dimensão interventiva
PORQUE
II . a qualidade de uma implica a plena realização da outra. Sobre essas asserções, é correto afirmar que
Para compor um estudo social com vistas a análise de inclusão de um usuário em um projeto social de determinada Organização Militar, uma assistente social agendou uma visita domiciliar. Com base em Amaro (2016), assinale a opção correta em relação aos procedimentos que devem ser adotados pelo profissional, por ocasião da visita.
A realização de estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades é uma competência do assistente social. Sobre o estudo social, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O saber construído pelo assistente social por meio do estudo social revela o conhecimento sobre a totalidade do ser social.
( ) Para elaborar o estudo social, o assistente social realiza observações, entrevistas, pesquisas empíricas, documentais e bibliográficas.
( ) Ao elaborar o estudo social, o assistente social constrói um saber sobre as condições de vida dos usuários das políticas sociais.
( ) O conteúdo dos estudos sociais expresso em relatórios e em laudos sociais atém-se aos problemas pessoais dos sujeitos que buscam acessar as políticas sociais.
A sequência está correta em
Analise as afirmativas abaixo.
O assistente social da Marinha do Brasil utiliza no seu cotidiano profissional vários instrumentos técnico-operativos, dentre os quais são mais comuns o estudo social, o relatório social, a entrevista, a visita domiciliar e o parecer social. No processo de elaboração de um estudo social, referente a uma solicitação de um militar, para Licença de Tratamento de Saúde de Pessoa da Família (LTSPF), o assistente social deve construir esse instrumento:
I - pautando-se pelo que é expresso verbalmente e pelo que não é falado.
II - a partir de observações, entrevistas, registros, pesquisas documentais, construindo um saber sobre a situação apresentada.
III - isento de interpretações e análises, buscando uma reconstituição a mais próxima possível da situação apresentada.
IV - relacionando-o a "o quê" conhecer por meio dele e o porquê e para que realizar o estudo.
V - reportar-se, primeiramente, à natureza e aos determinantes da instituição militar e, secundariamente, ao projeto ético-político profissional.
Assinale a opção correta.
Avalie as afirmativas abaixo, adotando como referência o trabalho de Fávero (2013,p.2), intitulado “Instruções sociais de processos, sentenças e decisões”.
I. A construção do conhecimento na área do Serviço Social acerca de uma situação processual acontece geralmente por meio do estudo social.
II. No âmbito judiciário não é necessário ao Assistente Social ter clareza de qual é seu objeto de intervenção, já que quem determina isso é o juiz.
III. No meio Judiciário, o estudo social, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial, pode ser denominado perícia social.
IV. A perícia social pode ser registrada por meio de alguns documentos, entre eles, a informação técnica, o relatório, o laudo e o parecer.
Estão em conformidade com o pensamento de Fávero (2013,p.2) as afirmativas: