Visando avaliar o Programa de Apoio Socioeconômico da Marin...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Capítulo 3 – Métodos da Pesquisa Social aplicados à avaliação de programas
Os métodos qualitativos aplicados à avaliação de programas compreendem uma variedade de técnicas como a compilação de estudos anteriores, meta-avaliações, oficina com especialistas, técnicos e gestores, as entrevistas individuais, os grupos focais e a observação.
Oficina e reuniões com especialistas, técnicos de programas e beneficiários: a efetividade dessa estratégia de avaliação depende da capacidade de mapear os atores relevantes para a temática a tratar, de recrutamento de “bons” representantes dos mesmos, da qualidade de moderação, do formato e registro da dinâmica de grupo.
Fonte: Monitoramento e avaliação de programas sociais: Uma introdução aos conceitos e técnicas
(Paulo de Martino Jannuzzi)
A) Também denominadas de grupos focais, permitem levantar rapidamente informações para aprimoramento do desenho do programa.
B) Não podem ser realizadas com os beneficiários dos programas, em virtude do potencial risco de transformação em oficina terapêutica.
C) São utilizadas para a análise quantitativa do contexto socioeconômico dos usuários, sendo estratégia favorável para a integração de registros administrativos.
D) são empreendimentos técnico-científicos para a compreensão de etapas do programa, a partir da visão pontual e homogênea de membros governamentais e institucionais.
E) Correspondem a um tipo de abordagem qualitativa de avaliação, tendo como uma de suas aplicações, a elaboração de diagnósticos participativos para programas sociais. (VERDADEIRA)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo