Questões Militares Sobre princípios fundamentais, sigilo profissional, direitos, deveres, vedações e responsabilidades gerais do assistente social em serviço social

Foram encontradas 53 questões

Q2194714 Serviço Social
A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, dispõe sobre a profissão do assistente social e dá outras providências. Com base na referida Lei, analise as assertivas abaixo.

I. Ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional é uma atribuição privativa do assistente social.
II. Estabelecer os sistemas de registro dos profissionais habilitados é uma competência dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
III. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social, com participação da sociedade civil é uma atribuição privativa do assistente social.
IV. Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos, no atendimento e na defesa de seus direitos, é uma competência do assistente social.

Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2194709 Serviço Social
São princípios do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, exceto:
Alternativas
Q1002737 Serviço Social
Com base no Código de Ética Profissional do Assistente Social, em relação ao sigilo profissional, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1002724 Serviço Social
Paiva e Sales (in Bonetti, 2016), ao refletirem sobre os princípios presentes no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, instituído no ano 1993, falam sobre a Garantia do Pluralismo. De acordo com as idéias dos autores, pode-se afirmar que o pluralismo:
Alternativas
Q911969 Serviço Social
O Código de Ética Profissional do Serviço Social em vigor prevê como direito do assistente social na realização de estudos e pesquisas:
Alternativas
Q899716 Serviço Social
Na atualidade, busca-se a consolidação do projeto ético-político, criando estratégias profissionais para materialização dos princípios do Código de Ética do Serviço Social no cotidiano profissional.
Conforme Iamamoto (2000), para o alcance desta consolidação, o Assistente Social:
I. Atua na defesa intransigente dos direitos humanos. II. Empenha-se na eliminação de toda a forma de preconceito. III. Reconhece a liberdade como valor ético central de sua prática profissional. IV. Busca a afirmação prático política da democracia nas várias dimensões da vida em sociedade.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q899704 Serviço Social
Conforme o código de ética, das relações do Assistente Social com a justiça é vedado ao profissional
Alternativas
Q899703 Serviço Social
O Código de Ética do Assistente Social estabelece princípios, direitos e deveres para a atuação do profissional em Serviço Social.
Na relação com os/as usuários/as, são deveres do Assistente Social, exceto:
Alternativas
Q870372 Serviço Social

Analise a seguinte situação:


Uma assistente social, chefe de uma equipe interdisciplinar, opta por investir na dimensão técnico-operativa do exercício profissional, visando, sobretudo, responder às exigências burocrático-administrativas, às regras e à disciplina da instituição.


Tomando como parâmetro o estudo de Bonetti et Al. (2012), qual o princípio fundamental do Código de Ética do Assistente Social a que essa postura da profissional vai de encontro?

Alternativas
Q870341 Serviço Social

Uma determinada assistente social de uma Organização Militar vem atendendo um militar, usuário abusivo de álcool e com problemas familiares advindos dessa questão. O chefe desse militar tomou conhecimento desses atendimentos e, no intuito de cooperar com o trabalho da profissional, solicitou-lhe informações sobre os problemas enfrentados por seu subordinado. Diante dessa situação, a assistente social passou ao encarregado as informações, obtidas nos atendimentos, julgadas mais importantes para auxílio do seu plano de trabalho.

O militar que vinha sendo atendido por essa profissional, ao tomar conhecimento das informações prestadas por ela ao seu chefe, encaminhou uma denúncia ao Conselho Regional de Serviço Social, tendo como base o Código de Ética Profissional do Assistente Social.


Assinale a opção que indica a infração ética denunciada.

Alternativas
Q780458 Serviço Social
Sobre os fundamentos dos valores éticos que alicerçam o trabalho profissional do assistente social sobre a atualidade, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q780456 Serviço Social

Segundo o Código de Ética em vigência, nas relações que estabelecem com os usuários, são deveres do assistente social:

I. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional.

II. Exercer a sua autoridade de maneira a limitar o direito do usuário de participar e decidir sobre os seus interesses.

III. Esclarecer aos usuários, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação e expor os valores socioinstitucionais.

IV. Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q689756 Serviço Social
Considerando o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social – Lei nº 8.662/1993 de regulamentação de profissão, quanto aos direitos do/a assistente social, prevê-se a participação em comissões de ética nos locais de trabalho, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais. Tais comissões caracterizam-se pela
Alternativas
Q689742 Serviço Social

Como previsto pelo Código de Ética Profissional do/a Assistente Social – Lei nº 8.662/93 de regulamentação de profissão, analise os itens a abaixo.

I. É vedado ao/à assistente social revelar sigilo profissional.

II. Cabe ao usuário/a determinar se deseja ou não ter sigilo sobre aquilo que lhe diz respeito.

III. Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

IV. A quebra do sigilo pelo/a assistente social é inadmissível, pois acarreta prejuízo aos interesses do/a usuário/a.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q689741 Serviço Social
Baseando-se no Código de Ética Profissional do/a Assistente Social – Lei nº 8.662/93 de regulamentação de profissão, nas suas relações com os/as usuários/as, é dever do assistente social
Alternativas
Q670762 Serviço Social
“A liberdade é a capacidade para darmos um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situação de fato numa realidade nova, criada por nossa ação. Essa força transformadora, que torna real o que era somente possível e que se achava apenas latente como possibilidade, é o que faz surgir um movimento antirracista, uma luta contra a discriminação sexual ou de classe social, uma resistência à tirania e a vitória contra ela”.
A leitura cuidadosa do texto permite considerar verdadeiras as seguintes afirmações:
I A liberdade se constitui princípio do código de ética de 1993.
II A liberdade é somente um assunto teórico, pois a compreensão da necessidade basta para que o homem seja livre.
III A liberdade se apresenta como um dado da experiência imediata ou como uma convicção inquebrantável que não pode ser destruída pela existência da causalidade.
Estão corretos os itens
Alternativas
Q657809 Serviço Social
Com base no Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, com relação ao sigilo profissional, marque a opção INCORRETA.
Alternativas
Q657801 Serviço Social
No ano de 2011, houve um temporal na região serrana do Estado do Rio de Janeiro que deixou sete municípios em situação de calamidade pública. Assistentes Sociais do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) atuaram nas ações de socorro à população. Sobre esse tipo de atuação, segundo Barroco (2012), é correto afirmar que
Alternativas
Q657792 Serviço Social
"A justiça social fala da necessidade imperiosa de se atribuir a cada um o que é seu, no sentido do respeito à igualdade de direitos e aos indivíduos.” (Paiva e Sales, 2012). O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, de 1993, aborda a justiça social enquanto princípio
Alternativas
Q657775 Serviço Social
No Núcleo do Serviço de Assistência Integrada ao Pessoal da Marinha (N-SAIPM), o assistente social pode atuar junto a outros profissionais da área, como também pode compor equipe interdisciplinar, em parceria com psicólogos e bacharéis em direito. O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais em vigor regulamenta as relações profissionais entre assistentes sociais, e destes com outros profissionais. No que tange a essas relações, é considerado dever do assistente social
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: E
5: D
6: D
7: D
8: C
9: B
10: E
11: B
12: B
13: A
14: D
15: B
16: C
17: E
18: D
19: A
20: A