Questões Militares
Sobre serviço social e minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua em serviço social
Foram encontradas 13 questões
"Os desastres não são coisa de Deus e não estão fora do controle humano. Por outro lado, não basta estudar os processos meteorológicos, geológicos e hidrológicos envolvidos. É preciso associar a eles o conhecimento dos processos sociais como elementos centrais da prevenção de desastres" (GONÇALVES e SOUZA apud CARMO e VALENCIO, 2014, p. 127).
Tomando como referência o estudo de Gonçalves e Sousa (2014) sobre a prevenção de desastres, marque a opção INCORETA.
Leia o texto abaixo.
“Sabemos que as prisões operam numa quase total falta de transparência quanto à gestão da vida cotidiana de presos e familiares. É um isolamento mudo e surdo: do lado de fora dos muros pouco se sabe, pouco se conhece acerca dos problemas que ocorrem internamente. A interrupção desta surdez e mudez se faz, geralmente, nos momentos de grandes motins, quando a revolta e a indignação dos presos se processam de forma violenta”. (Carvalho et al, 2011).
Marque a opção correta acerca do entendimento dos autores sobre as prisões no Brasil.
Faleiros (2009) apresenta um estudo sobre o fortalecimento do poder popular e análise da conjuntura sóciopolítica-institucional como instrumento de transformação da prática profissional.
Nesse contexto, onde é manifestada essa transformação teórica e política?
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
Bravo (2010) faz um estudo sobre a institucionalização da participação popular através do controle social que ocorreu com a Constituição de 1988. A autora analisa que, já na década de 90, o que se vê é um esvaziamento dos instrumentos deste controle. A este esvaziamento ela atribui _____________________________________.
Considerando a produção teórica de Mirela de Carvalho e outros, a respeito do índice de Desenvolvimento de "Famílias (IDF), constante no livro "Família, Redes, Laços e Políticas Públicas", organizado por Acosta e Vitale, analise as afirmativas abaixo.
I - A idéia de construir um indicador escalar que sintetize todas as dimensões relevantes da pobreza é recente, dando-se a partir do ano de 2001 com a implantação do Bolsa-Família.
II - A escolha dos indicadores que deverão compor o índice sintético, e de seus respectivos pesos, não é uma questão técnica ou estatística, mas reflete preferências sociais.
III- Além de outras, o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) apresenta três limitações importantes: desagregabilidade, peso dos indicadores e agregabilidade.
IV - O índice de Desenvolvimento de Famílias (IDF é composto somente por três dimensões: acesso ao conhecimento, disponibilidade de recursos e condições habitacionais.
V - As condições habitacionais representam uma das principais dimensões das condições de vida de uma família, devido à sua íntima relação com as condições de saúde.
Leia a disposição legal abaixo e indique a alternativa que completa corretamente o enunciado.
“Crise Contemporânea e as Metamorfoses no Mundo do Trabalho - In: Adeus ao trabalho?” (Antunes, 2003) discorre que, em 1950, houve um expressivo movimento grevista contra um processo de demissões em massa na Toyota (entre 1.600 a dois mil trabalhadores). A longa greve dos metalúrgicos foi derrotada pela Toyota. Em 1952/1953, desencadeou-se uma nova luta sindical em várias empresas, contra a racionalização do trabalho e por aumentos salariais, onde o sindicalismo foi novamente derrotado (Coriat, 1992b: 36 e Gounet, 1991a: 42). Após a repressão que se abateu sobre os principais líderes sindicais, as empresas aproveitaram a desestruturação do sindicalismo combativo e criaram o que se constituiu no traço distintivo do sindicalismo japonês da era toyotista. Sendo assim, o que constitui o traço distintivo do sindicalismo japonês da era toyotista?
A Constituição Federal de 1988, capítulo II - dos direitos sociais, Art. 8º, estabelece os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem a melhoria de sua condição social. Considerando os direitos e a legislação supracitada, a associação profissional ou sindical pode compreender algumas definições como:
I. a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas, cabe ao sindicato.
II. a assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei.
III. a filiação sindical é obrigatória e compulsória à todas as classes profissionais e trabalhadores urbanos e rurais.
V. a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho é facultativa e vinculada à aceitação das partes envolvidas.
V. o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais.
Os aspectos enumerados anteriormente que realmente estão compreendidos pelos desafios que o Assistente Social vive no presente são apenas
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
O controle social tem sua concepção advinda da _______________, enquanto instrumento de efetivação da ________________ no processo de gestão político-administrativa-financeira e técnico-operativa, com caráter democrático e descentralizado.
I a modernização conservadora no Brasil; II o cenário de lutas anterior e durante a ditadura militar; III a diversidade latino-americana; IV a crise do projeto societário social-democrata.
Estão corretos os itens
A política urbana, segundo o Estatuto da Cidade, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da prioridade urbana, de acordo com diretrizes. Assim, analise as proposições abaixo e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.
( ) Garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.
( ) Oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais.
( ) Gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano.
A opção que apresenta a sequência correta é: