Questões Militares
Sobre serviço social no campo sócio jurídico em serviço social
Foram encontradas 13 questões
Ao notificar a um conselho tutelar um caso de abuso sexual, é eticamente aconselhável ao assistente social não informar a família para evitar a interferência nos desdobramentos.
O assistente social não deve registrar no prontuário os relatos referentes a episódios de maus-tratos para manter o sigilo e evitar o constrangimento da criança ou adolescente.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a Constituição Brasileira de 1988 em seu capítulo I, no que diz respeito aos direitos individuais e coletivos.
( ) É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
( ) Às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.
( ) A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
( ) A prática do racismo constitui crime que poderá ter fiança; contudo, está sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
De acordo com as afirmações, qual é a sequência correta?
Vicente (2008), em seu texto “O direito à convivência familiar e comunitária: uma política de manutenção do vínculo”, que compõe o livro de Kaloustian (2008), faz uma análise sobre a colocação em família substituta ou o abrigamento de crianças e adolescentes.
Segundo este autor o que corresponde à perda de vínculos que justifique um abrigamento ou colocação em família substituta?
Sobre a adoção, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Podem adotar os menores de vinte e um anos, independentemente de estado civil.
( ) A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotante e fundar-se em motivos legítimos.
( ) A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando.
( ) O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.
Avalie as afirmativas abaixo, adotando como referência o trabalho de Fávero (2013,p.2), intitulado “Instruções sociais de processos, sentenças e decisões”.
I. A construção do conhecimento na área do Serviço Social acerca de uma situação processual acontece geralmente por meio do estudo social.
II. No âmbito judiciário não é necessário ao Assistente Social ter clareza de qual é seu objeto de intervenção, já que quem determina isso é o juiz.
III. No meio Judiciário, o estudo social, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial, pode ser denominado perícia social.
IV. A perícia social pode ser registrada por meio de alguns documentos, entre eles, a informação técnica, o relatório, o laudo e o parecer.
Estão em conformidade com o pensamento de Fávero (2013,p.2) as afirmativas:
O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê, em seu capítulo III – do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, que toda criança ou adolescente inserido em programa de acolhimento institucional terá sua situação reavaliada.
Segundo esse mesmo capítulo, com qual periodicidade isso deve ocorrer?