Questões Militares
Sobre transformações societárias, mundo do trabalho e estado capitalista em serviço social
Foram encontradas 83 questões
(Almeida e Alencar. 2011. Pág. 31. Adaptado.)
Considerando as expressões do capitalismo contemporâneo e a esfera política, analise as afirmativas a seguir.
I. A esfera política é extremamente reduzida em suas potencialidades, sobretudo em relação à participação de diferentes sujeitos políticos nos processos decisórios e de legitimação do exercício do poder. II. A ampliação efetiva da sociedade civil nas últimas décadas não é um resultado mecânico da expansão do capitalismo, mas da intensa disputa pelo poder a partir de um conjunto cada vez mais amplo de sujeitos e instituições sociais. III. Historicamente põe-se em curso um enorme esforço de esvaziamento da dimensão política da sociedade civil, estabelecendo-se uma identificação entre sociedade civil e o termo emergente de terceiro setor. IV. A sociedade civil constituída com a ampliação do terceiro setor envolve, na verdade, uma forma de fortalecimento do Estado em sua dimensão social, de espaço de regulação dos conflitos sociais.
Está correto o que se afirma em
(Baptista, 2007. Pág. 14. Adaptado.)
Sabe-se da importância do planejamento enquanto processo permanente e metódico para o desenvolvimento da práxis profissional. Deve-se considerar as dimensões técnico-operativa, teórico-metodológica e ético-política no trabalho, pois tal racionalidade do agir profissional supõe uma sequência de atos decisórios, ordenados em momentos decisivos. Considere os supostos conhecimentos que ordenam esses momentos decisivos:
I. Teóricos. II. Científicos. III. Vulgares. IV. Técnicos.
Está correto o que se afirma apenas em
I. “A compreensão do Serviço Social inserida na ___________________, como um tipo de especialização do trabalho coletivo, permite conceber que o desenvolvimento das forças produtivas determina a funcionalidade da profissão no enfrentamento da questão social.” II. “Com o crescimento industrial ocorrido no Brasil, principalmente com o ciclo _________________ no pós-1964, o Serviço Social foi mobilizado pelas empresas para atenuar as tensões oriundas da exploração e da resistência dos trabalhadores, tendo em vista as necessidades de vigilância e controle da força de trabalho.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
(Giampaoli, 2013. Pág. 287.)
A realidade social da prática profissional, mediada por um processo, que emerge na década de 1970, bem como impõe mudanças nas operações de diferentes setores da atividade econômica capitalista, trata-se de:
(Netto, 2009. Pág. 74.)
Referente às fases do sistema capitalista, pode-se afirmar que a emergência profissional do Serviço Social é, em termos histórico-universais, uma variável do:
“Tenho 37 anos. Pareço ter 52. Algumas pessoas dizem que a vida nas ruas é livre e fácil...Ela não é livre nem fácil (...). O pagamento é a sua saúde e a sua estabilidade mental" (HARVEY, 1993, p. 300, adaptado).
O trecho acima aponta um dos efeitos da política neoliberal executada pelo governo do presidente Ronald Regan nos Estados Unidos, a partir dos anos de 1980. Tomando como parâmetro a obra referenciada, pode-se afirmar que foram consequências dessa política:
O comprometimento da renda do brasileiro com pagamento de juros e amortizações, em decorrência de dívidas, é o dobro da média registrada em uma lista de 17 países desenvolvidos - 12 europeus, além de Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e Coréia do Sul [...].O endividamento das famílias é uma forma de movimentar a economia e fazer com que os brasileiros tenham acesso a bens e serviços. O endividamento corresponde ao total da dívida, enquanto o comprometimento refere-se à parcela da renda destinada ao pagamento da mesma. No Brasil, o endividamento corresponde à metade da renda anual dos brasileiros, 55% [...]. "Os brasileiros investem menos em aquisição de imóveis, por exemplo, mas gastam muito com cartão de crédito, contribuindo para um aumento da taxa de juros, haja vista a falta de garantia típica desse tipo de crédito", avalia Kopschitz.
IPEA . Comprometimento de renda do brasileiro é caracterizado por dividas de prazo curto e juro alto. 2019. Disponível em:<htto://www.ipea.aov.br/portal/index.php?option=com content&view=article&id=34573&catid=3<emid=3> (adaptado).
A introdução massiva do cartão de crédito na sociedade revela apenas um dos instrumentos no qual o capitalismo contemporâneo vem se utilizando de inserção do crédito na população, o que vem causando expressivo endividamento e comprometimento da renda, conforme visto no levantamento do IPEA (2019), relativo ao caso brasileiro. De acordo com Bauman (2010), sobre a inserção do crédito na vida da população, marque a opção correta.
Behring e Boschetti (2013) citam que o centro da reforma do estado brasileiro, na década de 1990, foi o ajuste fiscal. O reformismo neoliberal trouxe em si uma forte incoerência entre o discurso da chamada reforma e a política econômica. Segundo as autoras, as políticas sociais não deixaram de existir, no entanto suas formulações foram capturadas por uma lógica de adaptação ao novo contexto. Daí decorre o trinômio do neoliberalismo para as políticas sociais.
Qual é este trinômio?
Nesta viragem do século XX para o século XXI, o capital, como resposta à sua crise estrutural, vem passando por uma reestruturação produtiva que repercute diretamente no processo de trabalho. Tais mudanças colocam novas exigências e condições de trabalho para o assistente social.
Com base nas transformações no mundo do trabalho e nas estratégias do capital para consolidá-las, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I . Essas transformações, decorrentes, por um lado, da própria concorrência intercapitalista e, por outro, dada pela necessidade de controlar o movimento operário e a luta de classes, acabaram por afetar fortemente a classe trabalhadora e o seu movimento sindical e operário
PORQUE
II . por meio de envolvimento manipulatório levado ao limite, o capital busca o consentimento e a adesão dos trabalhadores, no interior das empresas, para viabilizar um projeto que é aquele desenhado e concebido segundo os fundamentos exclusivos do capital. Sobre essas asserções, é correto afirmar que
Com relação aos mitos na retórica neoliberal presentes nos debates contemporâneos sobre a política social, analisados por Vianna (2012), coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção que apresenta sequência correta.
( ) O mito maniqueísta apresenta a seguridade social como uma matéria de natureza numérica, tratando-a de forma essencialmente burocrática e despolitizada.
( ) O mito tecnicista busca respaldar a visão de que a previdência está com os dias contados, utilizando-se de um discurso eivado de argumentos técnicos.
( ) O mito naturalista entende que o cicio de .vida da seguridade social estaria se encerrando em função de inevitáveis transformações econômicas.
( ) O mito maniqueísta apresenta as soluções para os problemas como excludentes, atribuindo superioridade a um sistema sobre o outro, por meio de fórmulas técnicas de eficácia e eficiência.