Questões de Concurso Militar CIAAR 2014 para Primeiro Tenente - Medicina Intensiva
Foram encontradas 30 questões
O Código de Ética Médica estabelece princípios vedados aos médicos relacionados à auditoria e perícia médica. Em relação a esses princípios, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É permitido ao médico assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificação médico-legal quando não tenha realizado pessoalmente o exame.
( ) É permitido ao médico ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.
( ) É vedado ao médico realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres humanos no interior de prédios ou de dependências de delegacias de polícia, unidades militares, casas de detenção e presídios.
( ) É vedado ao médico receber remuneração ou gratificação por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou de auditor.
Todo médico deve manter uma boa relação com pacientes e familiares, devendo seguir sempre os princípios do Código de Ética Médica. A respeito da relação com pacientes e familiares, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É vedado ao médico deixar de atender um paciente que procure seus cuidados profissionais em casos de urgência ou emergência, quando não haja outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo.
( ) É vedado ao médico opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.
( ) É vedado ao médico exagerar a gravidade do diagnóstico ou do prognóstico, complicar a terapêutica ou exceder-se no número de visitas, consultas ou quaisquer outros procedimentos médicos.
A dengue é a infecção viral transmitida por mosquito mais frequente no planeta. No Brasil, a incidência vem aumentando em sucessivas epidemias, com uma proporção crescente de casos graves. A qualidade da assistência prestada influencia diretamente o prognóstico da doença. Associe adequadamente as relações de cada fase e suas devidas características. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Febril
2. Crítica ou defervescência
3. Recuperação
( ) melhora da disfunção endotelial com gradual reabsorção do fluido extravascular, estabilização do hematócrito e recuperação progressiva das plaquetas. Pode aparecer um exantema do tipo “ilhas brancas em um mar vermelho”, prurido e bradicardia ao eletrocardiograma. Nesta fase, a administração de líquidos (e o uso eventual de diuréticos) deve ser criteriosa para evitar sobrecarga volêmica, insuficiência cardíaca congestiva e perpetuação da insuficiência respiratória e dos derrames serosos. Duração: 1 a 3 dias.
( ) febre, mialgia, cefaleia, artralgia, exantema; podem ocorrer manifestações hemorrágicas discretas, como gengivorragia e epistaxe.
( ) caracterizada pelas manifestações clínico-laboratoriais da disfunção
endotelial promovida pela infecção viral, com aumento da permeabilidade
capilar e extravasamento de plasma para o espaço extravascular. Esta
fase é marcada por alterações circulatórias e perfusionais (hipotensão e
choque de início hipovolêmico), derrames serosos (pleural e ascite) e
disfunções orgânicas, tais como insuficiência hepática, encefalite,
miocardite e distúrbios de coagulação.
Na fase terminal de enfermidades graves e incuráveis é permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente, garantindo-lhe os cuidados necessários para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, na perspectiva de uma assistência integral, respeitada a vontade do paciente ou de seu representante legal. De acordo com a Resolução nº 1805/2006, que dispõe sobre a efetivação do direito de morrer com dignidade, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente em fase terminal, de enfermidade grave e incurável, respeitada a vontade da pessoa ou de seu representante legal.
( ) Desde que o médico considere pertinente e necessário, o doente ou o seu representante legal tem o direito de solicitar uma segunda opinião médica.
( ) O médico tem a obrigação de esclarecer ao doente ou a seu representante legal as modalidades terapêuticas adequadas para cada situação.
A comunicação refere-se ao processo relacionado ao pensamento, às opiniões e às informações. Na UTI, a comunicação é um processo que envolve percepção do ambiente e do clima de trabalho, incluindo comunicação não-verbal da equipe multiprofissional até a interação médico/paciente e família. Estão envolvidos no processo da comunicação em UTI pacientes, seus familiares ou qualquer pessoa com proximidade afetiva, médicos, enfermeiros, psicólogos, religiosos e demais membros da equipe multiprofissional. A avaliação dos canais do processo, das principais barreiras de comunicação, dos elementos e estratégias da boa comunicação devem ser pontuados, reconhecidos e combatidos, ou seguidos, para que o processo se desenvolva. Associe corretamente os canais considerados críticos no processo de comunicação com seus respectivos conceitos. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Ruído
(2) Omissão
(3) Distorção
(4) Sobrecarga
( ) pode ocorrer quando o receptor não tem capacidade suficiente para captar o conteúdo inteiro da mensagem e somente recebe ou passa o que pode captar.
( ) pode ser causado(a) pela chamada “percepção seletiva” das pessoas: cada pessoa seleciona consciente, ou inconscientemente, estímulos e informações que lhe interessam e passa a percebê-los seletivamente, omitindo demais informações.
( ) é uma interferência estranha à mensagem, tornando a comunicação menos eficaz. Significa todo e qualquer distúrbio, ou barulho indesejável. Barulhos de conversa alta, telefone tocando, equipamentos etc.
( ) ocorre quando os canais de comunicação conduzem um volume de informação
maior do que sua capacidade de processá-la. Provoca omissão e contribui
enormemente para a distorção.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Em casos em que o paciente apresente um quadro de dengue grave, seu tratamento deverá ser conduzido em uma Unidade de Terapia Intensiva, devido à gravidade do quadro e o melhor suporte hemodinâmico que terá nesse local. Após o tratamento, o paciente deverá cumprir alguns critérios de alta para que possa ser liberado da UTI.
São parâmetros usados como critério na liberação de um paciente que estava com dengue grave, em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva: “pacientes que por mais de ______ horas permaneçam hemodinamicamente compensados __________________, com hematócrito ____________________ e plaquetas em ascensão > ________ mm3 , estabilidade ventilatória e com as eventuais disfunções orgânicas compensadas mesmo que artificialmente como, por exemplo, hemodiálise”.
Na prática paliativa é importante a interatividade de todos os envolvidos no processo, isto é, do paciente, de seus familiares e da equipe da saúde. Esses cuidados incluem, necessariamente, uma perspectiva multidisciplinar e uma dimensão institucional, voltadas também para as equipes de saúde. Uma abordagem ampla permite a inclusão dessa prática no sistema de saúde e na sociedade. Os cuidados paliativos podem e devem ser oferecidos concomitantemente a cuidados curativos/restaurativos, pois não são excludentes à prevenção e ao tratamento do sofrimento de pacientes e seus familiares. Sobre algumas ações paliativas na Unidade de Terapia Intensiva, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Todas as ações de prevenção e terapêuticas devem ser planejadas com a participação da família do paciente e da equipe assistencial.
( ) O paciente em cuidados paliativos não deverá receber visitas, pois como seu estado é crítico, o risco de adquirir alguma doença e acelerar o processo de morte deve ser evitado.
( ) A prevenção e o tratamento da dor devem ser incorporados como rotinas dos cuidados intensivos. O alívio da dor deve ser garantido, com exceção das situações de duplo efeito da medicação.
( ) Enquanto o paciente ainda estiver vivo, não se deve suspender os tratamentos fúteis, que prolonguem o morrer, como, por exemplo, drogas vasoativas, métodos dialíticos e nutrição parenteral total.