Questões de Concurso Militar CIAAR 2016 para Primeiro Tenente - Pneumologia

Foram encontradas 25 questões

Q737240 Medicina
As principais estratégias para a busca de casos de tuberculose são a busca passiva e a busca ativa. O Ministério da Saúde Brasileiro recomenda a coleta de duas a três amostras de escarro espontâneo para pesquisa direta de BAAR em pacientes com tosse por duas ou mais semanas. Sobre essas estratégias de busca, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q737241 Medicina
Na tuberculose primária, embora a radiografia de tórax seja um importante meio de diagnóstico, alterações pulmonares não são demonstradas em até 15% dos casos. Em relação às principais alterações radiológicas encontradas na tuberculose primária, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q737242 Medicina
Considerando a tuberculose multirresistente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q737243 Medicina
Segundo o Ministério da Saúde, o gênero masculino e o grupo etário 45-59 anos apresentam as maiores taxas de incidência de tuberculose. A comorbidade tuberculose/HIV ocorreu em 6,2% dos casos. Em relação ao tratamento da tuberculose em situações especiais e comorbidades (incluindo HIV), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os esquemas recomendados para pacientes HIV positivos são os mesmos dos pacientes HIV negativos com a possibilidade de substituição da Rifampicina pela Rifabutina em paciente utilizando terapia antirretroviral incompatível. ( ) A ocorrência de síndrome da Reconstituição Imune indica a suspensão tanto do tratamento da tuberculose quanto da terapia antirretroviral. Seu manejo inclui o uso de corticosteroides nos casos mais graves. ( ) Em indivíduos com insuficiência renal, o tratamento somente é modificado em casos de clearance de creatinina 30mL/min ou em diálise. ( ) A hepatotoxidade é causada pela dupla Rifampicina e Isoniazida. Assim, teoricamente, a alternativa no tratamento hepatopatas pode ser também o esquema de dois meses de Rifampicina, Estreptomicina e Etambutol e sete meses de Rifampicina e Etambutol.
Alternativas
Q737246 Medicina
O tabagismo passivo é a inalação por não fumantes da fumaça da queima de derivados do tabaco (cigarro, cigarro de palha, cigarro de cravo, charuto, cachimbo, narguilé etc.) Segundo a OMS, o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Recentes estudos têm sugerido que mesmo uma exposição à poluição tabagística ambiental de 30 minutos, já seria suficiente para afetar as células endoteliais das artérias coronárias de não fumantes. II. A exposição do feto ao fumo materno pode causar redução da função pulmonar no neonato e predisposição à DPOC na vida adulta. III. É recomendado como medida preventiva, que cardiopatas se mantenham afastados de ambientes com poluição tabágica. No entanto, não existem evidências de que a exposição aumente o risco de infarto agudo do miocárdio. IV. De acordo com evidências atuais disponíveis, a Bupropiona e a Vareniclina são recomendadas para o tratamento do tabagismo na gestante fumante. No caso de uso da terapia de reposição de nicotina, preferir as formas de liberação lenta (adesivos transdérmicos).
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: B
5: A