Questões de Concurso Militar CIAAR 2017 para Primeiro Tenente - Clinica Geral Odontológica

Foram encontradas 30 questões

Q820010 Odontologia
Pode-se afirmar que os materiais de moldagem são utilizados na Odontologia para registrar ou reproduzir a forma e a relação dos elementos dentários e tecidos orais. Assim sendo, sobre os materiais de moldagem, é correto afirmar que
Alternativas
Q820011 Odontologia
Os cimentos ionômeros de vidro são materiais restauradores à base de água, cuja reação de presa envolve uma reação ácido-base. Qual das alternativas abaixo traz informações verídicas a respeito dos cimentos ionoméricos?
Alternativas
Q820012 Odontologia
A língua pilosa é o termo clínico utilizado para se referir à condição de crescimento excessivo das papilas filiformes na superfície dorsal de uma língua que exibe cor variável. Em relação à língua pilosa pode-se afirmar que
Alternativas
Q820013 Odontologia
Os cistos odontogênicos calcificantes são lesões odontogênicas de desenvolvimento que, ocasionalmente, apresentam recorrência. Sobre os cistos odontogênicos calcificantes é correto afirmar que
Alternativas
Q820014 Odontologia
O amálgama é conceituado como uma liga composta por mercúrio e um ou mais metais. Posto isto, determine qual das assertivas abaixo é correta em relação ao amálgama dentário e suas ligas.
Alternativas
Q820015 Odontologia

Mesmo que um determinado elemento dentário apresente um dos requisitos para sua remoção, em algumas situações, o dente não deve ser removido devido a outros fatores ou contraindicações para a exodontia.

Assim sendo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre as contraindicações para extração dentária.

( ) Dentes localizados dentro de uma área de tumor maligno não devem ser extraídos.

( ) Pacientes que possuem hipertensão maligna devem ter as extrações adiadas.

( ) A presença de uma infecção aguda contraindica a exodontia de qualquer dente.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

Alternativas
Q820016 Odontologia

O odontopediatra deve assumir o papel do profissional que, juntamente com a família, cria condições para que o bebê possa continuar desfrutando de um estado saudável e harmônico dos elementos dentários, tecido mole e oclusão ao atingir a adolescência. Para atingir tal objetivo, o odontopediatra pode estruturar o tratamento do seu paciente em 4 (quatro) fases. Assim sendo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre tais fases.

( ) A fase 1 (um) é o momento em que o profissional deve colher o histórico médico, o histórico odontológico e dados sobre o aspecto comportamental da criança.

( ) A fase 2 (dois) compreende a adaptação do comportamento associada com a terapia restauradora e a ortodôntica preventiva/interceptora.

( ) A fase 3 (três) é denominada como fase de manutenção preventiva e tem por objetivo a manutenção da saúde do paciente.

( ) A fase 4 (quatro) é denominada como fase reabilitadora ou restauradora.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

Alternativas
Q820017 Odontologia
Na odontologia pediátrica não é raro o profissional se deparar com pacientes portadores de elementos dentais decíduos com lesões pulpares irreversíveis. O tratamento endodôntico é indicado quando essas alterações pulpares degenerativas estão avançadas ou levaram a polpa à necrose pulpar. Porém, o tratamento de canais em dentes decíduos pode ser contraindicado em determinadas situações específicas. Em relação à indicação e contraindicação do tratamento de canais é correto afirmar que dentes decíduos
Alternativas
Q820018 Odontologia
Um dos sistemas de classificação para impactação de terceiros molares mandibulares é a classificação de Pell e Gregory, também conhecida como Pell e Gregory classes I, II e III. Para esta classificação, é importante que o cirurgião-dentista examine cuidadosamente a relação entre o dente e a parte anterior do ramo da mandíbula. Quanto à classificação de Pell e Gregory classes I, II e III, qual das alternativas abaixo está correta?
Alternativas
Q820019 Odontologia

O conhecimento das particularidades anatômicas normais dos dentes humanos é de suma importância para o cirurgião-dentista, bem como as possíveis anomalias que podem acometer os mesmos. Assim sendo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as anomalias dentárias.

( ) As anomalias de volume são também denominadas heterometrias e, de acordo com a parte do elemento dentário, podem ser: coronárias, radiculares e totais.

( ) As anomalias de número são de três tipos: anodontia (ausência de dentes), oligodontia (diminuição do número de dentes) e poliodontia (aumento do número de dentes).

( ) As anomalias de posição são também denominadas heterotopias e podem ocorrer por transposição, migração ou gênese.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

Alternativas
Q820020 Odontologia

A anestesia local profunda é necessária para prevenir dor durante as extrações, para isso, é necessário que o cirurgião-dentista lembre precisamente das inervações de todos os dentes e tecidos moles adjacentes. Assim sendo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a inervação sensitiva dos dentes e do tecido circundante.

( ) A inervação sensorial do nervo alveolar inferior atinge todos os dentes mandibulares e o tecido mole vestibular dos pré-molares, caninos e incisivos inferiores.

( ) A inervação sensorial do nervo palatino anterior atinge todos os dentes incisivos centrais e laterais superiores e o tecido mole palatino dos incisivos centrais e laterais superiores.

( ) A inervação sensorial do nervo bucal longo atinge todos os molares inferiores e o tecido mole vestibular dos molares e do segundo pré-molar.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

Alternativas
Q820021 Odontologia
O controle de qualidade de esterilização na área odontológica é de fundamental importância. Para o referido controle ou monitorização do processo de esterilização são utilizados marcadores físicos, químicos e testes biológicos. Em relação ao controle de qualidade de esterilização na área odontológica é correto afirmar que
Alternativas
Q820022 Odontologia
O sucesso de uma restauração depende não só de suas qualidades físicas, mas também da qualidade biofísica ou fisiológica dos tecidos de suporte. O que se pode afirmar em relação às propriedades físicas às quais os materiais odontológicos estão sujeitos?
Alternativas
Q820023 Odontologia

A endocardite bacteriana é uma infecção séria das válvulas cardíacas ou das superfícies endoteliais do coração. Procedimentos odontológicos invasivos geram bacteremia, podendo causar endocardite bacteriana.

Considere a endocardite bacteriana e aponte a alternativa correta.

Alternativas
Q820024 Odontologia
Se não for detectado e tratado precocemente, o câncer de boca apresenta altos índices de mortalidade. Qual das alternativas abaixo é correta, em relação a essa doença?
Alternativas
Q820025 Odontologia
Todos os procedimentos indicados para desinfecção de materiais de moldagem e modelos estão relacionados corretamente, exceto
Alternativas
Q820026 Odontologia
O amálgama dentário é um dos materiais amplamente utilizados em Odontologia. Sobre as vantagens das restaurações de amálgama é correto afirmar que
Alternativas
Q820027 Odontologia
O advento das resinas compostas possibilitou a realização de restaurações estéticas em dentes posteriores. Em relação às vantagens das restaurações de resina composta direta em dentes posteriores, é correto afirmar que
Alternativas
Q820028 Odontologia
Em relação aos critérios de escolha de um material dentário para a fase de adequação do meio bucal, dentro da filosofia de promoção de saúde em Odontopediatria, o material deve
Alternativas
Q820029 Odontologia

Sobre o diagnóstico das lesões cervicais não-cariosas informe, se as afirmativas a seguir, são verdadeiras(V) ou falsas (F).

( ) A abrasão é a perda da estrutura dentária ocorrida pelo desgaste mecânico que, geralmente, acontece pela constante fricção de um corpo estranho.

( ) A erosão é a lesão causada pela perda de estrutura dental devido a microfraturas do esmalte desencadeada por tensões de tração e compressão provenientes de forças oclusais mal dirigidas ou exageradas.

( ) A abfração é a perda patológica, crônica, localizada e indolor de estrutura dentária promovida pela dissolução por ácidos não bacterianos provenientes de alimentos, medicamentos e, ainda, por ácidos do próprio organismo.

( ) A corrosão é a perda patológica, crônica, da estrutura dental, promovida pela diferença de gradiente dos diferentes materiais dentários utilizados nas restaurações, causando a retirada da hidroxiapatita e deposição de íons galvânicos.

( ) Lesão multifatorial resulta da interação de dois ou mais fatores etiológicos sendo que, na prática clínica, é difícil fazer o diagnóstico dessas lesões.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: C
5: C
6: B
7: A
8: A
9: B
10: A
11: B
12: C
13: A
14: C
15: B
16: C
17: D
18: C
19: D
20: B