Questões de Concurso Militar EsFCEx 2014 para Oficial - Magistério Química
Foram encontradas 70 questões
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre a vigilância terrestre no território brasileiro, é correto afirmar que (o) (a)
O campo brasileiro foi dominado pela grande propriedade ao longo da história.
Entre as décadas de 1950 e 1980, a monocultura e a mecanização foram estimuladas por sucessivos governos como modelo de desenvolvimento e crescimento econômico. Enquanto isso, a agricultura familiar esteve relegada a segundo plano na formulação de políticas agrícolas, [...].
Fonte: MOREIRA; SENE, 2010, p. 658
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre a agropecuária brasileira, é correto afirmar que
O(A)______________ é um recurso natural de grande importância na atualidade, pois é amplamente utilizado na fabricação de fios supercondutores e de turbinas de aviões, entre outros usos. O Brasil é o maior produtor desse mineral, respondendo por 96% da produção mundial em 2009.
Adaptado de: ALMEIDA; RIGOLIN, 2013, p. 696
Marque a alternativa que representa o preenchimento correto da lacuna, sobre o recurso natural em questão e seu maior produtor no Brasil.
A energia eólica é obtida do movimento dos ventos e das massas de ar, que por sua vez resultam das diferenças de temperaturas existentes na superfície da Terra. Trata-se de uma forma limpa e renovável de obtenção de energia que está disponível em muitos lugares do planeta. No Brasil, as usinas eólicas são viáveis onde a velocidade média dos ventos é superior a 6m/s.
(Adaptado de: SENE, 2010, p. 502)
Com base nas informações do texto acima e em seus conhecimentos sobre geração de energia no Brasil é correto afirmar que as áreas mais favoráveis e com o maior potencial eólico disponível e instalado encontra-se na Região:
Sobre a estrutura fundiária do Brasil, pode-se dizer que:
( ) A única forma de utilização do índio nessa fase da economia colonial foi a da escravidão.
( ) Religiosos e colonos tiveram atitudes semelhantes quanto à forma de utilização do trabalho indígena nesse período.
( ) Os religiosos preocuparam-se com a conversão dos índios, mas não foram indiferentes ao que tange à sua organização para o trabalho.
( ) Uma das razões para o declínio da prática de utilização dos índios para o trabalho foram as epidemias.
II. Por preferirem o trabalhador imigrante e livre, os produtores de café do oeste paulista não utilizaram a mão de obra de escravos.
III. De forma semelhante ao plantio da cana nordestina, o café era produzido no século XIX com a utilização de técnicas e ferramentas tradicionais, a exemplo da foice e da enxada.
I. É possível afirmar que o crescimento da capitania de São Paulo só se tornou possível, no início do século XVII, em consequência da descoberta das minas de prata pelos bandeirantes.
II. Ao longo do século XVII, em consequência das entradas em busca de índios, ganhou expressão a produção de gado e de gêneros de subsistência na capitania de São Paulo.
III. A trajetória econômica da São Paulo colonial, distanciada dos mercados externos, deveu-se à proibição do plantio da cana de açúcar na região.
( ) Conferiu caráter oficial à Igreja Católica.
( ) Inovando, estabeleceu uma divisão de poderes em Executivo, Legislativo, Judicial e Moderador.
( ) Foi aprovada pela reunião dos deputados em assembléia constituinte e legislativa.
( ) Estabeleceu que o sistema de voto no Brasil seria indireto e censitário.
I. A Constituinte estabeleceu o sistema federativo de governo.
II. A Constituinte estabeleceu a ligação entre o Estado e a Igreja Católica.
III. A Constituinte estabeleceu o poder de intervenção do governo central nos estados em certas situações.
IV. A Constituinte estabeleceu a possibilidade de contratação de empréstimos no exterior diretamente pelos estados-membros.
V. A Constituinte estabeleceu o voto feminino.
VI. A Constituinte estabeleceu o voto para os analfabetos.
1. Associação 2. Conexão
3. Reiteração
4. Substituição
( ) Recurso gramatical caracterizado pela retomada de informações no interior do texto por meio do uso de estruturas linguísticas como pronomes e advérbios.
( ) Mecanismo linguístico que se caracteriza pela seleção de palavras que fazem parte de um mesmo campo semântico ou de campos semânticos afins.
( ) Recurso linguístico que contribui para assegurar a continuidade de um texto por meio da retomada de elementos lexicais e gramaticais.
( ) Mecanismo responsável por estabelecer relações sintáticas e semânticas entre termos, orações períodos e até mesmo parágrafos de um texto.
( ) A composição é caracterizada como um processo de formação de palavras em que o vocábulo criado possui significado único e constante.
( ) A derivação é um processo de formação de palavras a partir da combinação de afixos a outras palavras classificadas como primitivas.
( ) As palavras livraria, padaria, reter, dentista e muralha são exemplos que servem para ilustrar o processo de formação por derivação sufixal.
I. O processo de coesão textual ocorre, sobretudo, por meio de recursos gramaticais, lexicais e pragmáticos, como a escolha correta do vocabulário e do interlocutor.
II. Os paralelismos, as paráfrases e as repetições são importantes recursos linguísticos e contribuem para garantir a coesão textual.
III. As substituições por sinonímia ou hiperonímia, as associações semânticas e o uso da elipse também são recursos capazes de garantir a coesão textual.
IV. As conexões são responsáveis por garantir a sequencialização adequada das diferentes partes do texto, o que é observado pelo uso correto da concordância verbal e nominal.
“______________ é um fenômeno linguístico, de origem semântica, caracterizado pela possibilidade de se atribuir mais de um significado a uma palavra ou mesmo uma sentença completa. Tal fenômeno pode promover problemas na comunicação quando ocorre no processo de interação entre os participantes de determinado discurso."