Questões de Concurso Militar EsFCEx 2017 para Oficial - Biblioteconomia
Foram encontradas 70 questões
“O processo de industrialização da agricultura tem eliminado gradativamente a separação entre a cidade e o campo, entre o rural e o urbano, unificando-os dialeticamente. Isto quer dizer que campo e cidade, cidade e campo formam uma unidade contraditória.”
(Ariovaldo Umbelindo de Oliveira)
Analise as afirmativas abaixo a partir da leitura do texto acima, colocando entre parênteses a letra “V” quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A exemplo disto, pode-se observar uma unidade onde a diferença entre os setores da atividade econômica (agricultura, pecuária e outros, em um; indústria, o comércio etc, em outro) vai sendo soldada de um lado pela presença, na cidade, do trabalhador assalariado (“boia-fria”) do campo.
( ) A partir do avanço da tecnologia e a globalização, as indústrias estão ofertando empregos que exigem um alto grau de formação atualizada ao mercado e bons salários.
( ) O desenvolvimento do capitalismo esta tornando cada vez maior a separação do campo e da cidade. A separação que o capitalismo uniu durante a transição feudalismo/capitalismo envolvendo camponeses-servos e artesões.
( ) A cidade revela estas contradições. Ela é, pois, palco e lugar das lutas rurais feitas em áreas urbanas e/ou lutas urbanas que ocorrem em áreas rurais.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo:
A integração do território pela(o)s ___________ e a expansão da frota nacional de __________permitem, entre outras coisas, descrever a imposição do sistema de circulação_____________ no Brasil em um país continental com grande disponibilidade hídrica.
Inovações técnicas e organizacionais na agricultura concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra. O aproveitamento de momentos vagos no calendário agrícola ou o encurtamento dos ciclos vegetais, a velocidade de circulação de produtos e de informações, a disponibilidade de crédito e a preeminência dada à exportação constituem, certamente, dados que vão permitir reinventar a natureza, modificando solos, criando sementes e até buscando, embora pontualmente, impor leis ao clima.
(FONTE: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 2ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2001.)
Assinale a alternativa correta que se refere ao texto acima:
Sobre os conceitos, as características e as áreas de ocorrência no Brasil do bioma Caatinga, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. Um bioma que apresenta em suas espécies a xeromorfia, um revestimento dos tecidos que ajuda a perder menos água por transpiração.
II. Tem como designações locais o carrasco, uma formação de matas secas onde predomina o pau-pereiro, os juazeiros, os angicos, o pau-ferro e a barriguda.
III. Ocupam terrenos planos ou levemente convexos do Brasil Central, com algumas ocorrências isoladas na Amazônia, em São Paulo e em Minas Gerais. Uma das principais influências da topografia está na drenagem, que se caracteriza por rios perenes ladeados por matas de galeria e buritizais.
IV. Costumam ser muito homogêneas.
Analise as afirmativas sobre a divisão regional do Brasil, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foi criado no governo de Getúlio Vargas, com a finalidade de conhecer melhor o território nacional e os dados estatísticos da população brasileira. Para tanto, foi necessário considerar as enormes diferenças existentes nas diversas áreas do Brasil.
( ) A região Sudeste foi criada na divisão regional do país de 1969, que passou a adotar o critério de regiões homogêneas, fazendo também desaparecer a antiga região Leste o que incluiu os Estados da Bahia e de Sergipe na região Nordeste.
( ) A atual divisão regional, baseada em macrorregiões homogêneas, manteve as mudanças operadas a partir da Constituição de 1988, com o Estado de Goiás desmembrado e o surgimento do Estado de Tocantins passando a integrar a região Centro-Oeste.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo.
Também conhecida como floresta pluvial tropical, a ______________ é um dos biomas mais importantes à preservação da biodiversidade brasileira e mundial, mas é o mais ameaçado, restando atualmente apenas 7% da sua área original, que chegava a cobrir uma área de 1 milhão de km2.
Com relação às atividades econômicas no período colonial brasileiro, pode-se afirmar que tiveram como sentido principal “fornecer ao comércio europeu gêneros tropicais ou minerais de grande importância; o açúcar, o algodão, o ouro...”
(FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. P. 118)
Entendendo o sentido colocado no texto, analise as afirmativas,
colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa
verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Estruturou-se sobre a grande propriedade, a monocultura e o trabalho escravo.
( ) Proporcionou o enriquecimento de um grupo de poderosos traficantes de escravos.
( ) A produção aurífera foi desenvolvida sob rígida fiscalização da metrópole.
Analise as proposições abaixo sobre a população indígena no Brasil colonial e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos do tronco tupi.
II. O povo Tupi encontrado pelos portugueses praticava a agricultura, dentre os roçados estavam o da mandioca, o do milho e o do tabaco.
III. A unidade linguística e cultural dos povos indígenas contribuíram para a formação de duradoras confederações regionais que impediram o inimigo de conquistar várias áreas do litoral.
IV. A prática da antropofagia foi iniciada com a chegada dos portugueses
como uma forma de amedrontrar os invasores.
Em relação à vinda da família real portuguesa para o Brasil e os fatos relacionados a esse evento, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
FATOS
1. Bloqueio Continental (1806).
2. Abertura dos Portos (1808).
3. Tratado de Comércio e Navegação (1810).
4. Tratado de Aliança e Amizade (1810).
5. Congresso de Viena (1815).
CARACTERÍSTICAS DO FATO
( ) Foi marco impulsionador para D. João assinar o decreto que elevou o Brasil a categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.
( ) Ato que pôs fim a trezentos anos de sistema colonial, uma vez que rompeu com o exclusivismo comercial entre a Metrópole e Colônia.
( ) Tomou os produtos ingleses mais
competitivos que os demais países,
inclusive Portugal .
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna abaixo.
“O______________ foi marcado por um debate que girava em tomo de dois programas políticos antagônicos: o centralismo da corte, de um lado, e o autogovemo provincial, de outro. Além de ter sido um período dinâmico, em que estourou rebeliões em várias províncias, que reivindicavam autonomia e criticavam as instâncias decisórias.”
Assinale a alternativa qüe completa corretamente a lacuna abaixo.
“Na _______________ não houve martírios, nem grandes heroísmos, foi um mero sintoma da generalização do pensamento liberal que vai explodir na geração seguinte. As reuniões ocorriam na Sociedade Literária. A devassa se realizou de dezembro de 1794 a fevereiro de 1795. Entre os presos processados estavam Silva Alvarenga e Afonso Arinos.”
Com relação aos fatores que contribuíram no processo de crise final do império brasileiro e, consequentemente, com o advento da república, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. O conjunto de incidentes entre a Marinha e o Governo Imperial.
II. A intensificação da campanha abolicionista, que a acanhada Lei do Ventre Livre não conseguiu amenizar.
III. O monopólio da elite cafeeira paulista, ao longo do Segundo Reinado, no cargo da presidência do Conselho.
IV. Os conflitos entre as ordens do Papa católico e as determinações do Imperador, relativas a questões da Igreja Católica no Brasil.
“A _____________________ traz a simplicidade como princípio básico e preconiza que o produtor do texto deve primar pela __________________ , ou seja, deve dizer o que está relacionado ao tópico conversado ou, caso contrário, pode provocar problemas de _______________ _ numa produção textual.”
Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Em “Todos os candidatos foram ótimos nas tarefas teóricas e péssimos nas tarefas práticas.” há dois adjetivos superlativos absolutos.
( ) Em “Indivíduos anoréxicos geralmente apresentam aparência macérrima e parcíssimo índice de nutrientes no organismo.” há dois adjetivos superlativos sintéticos.
( ) Em “José Teixeira fez o melhor projeto para a empresa, sendo considerado mais habilitado que os outros candidatos para assumir a vaga de diretor geral.” há dois adjetivos superlativos relativos.