Questões de Concurso Militar EsFCEx 2019 para Oficial - Capelão Evangélico
Foram encontradas 20 questões
Escreveu o grego mais primitivo e é também, sob o ponto de vista do conteúdo, o evangelista de menos ideias preconcebidas... Seu texto se originou não pela justaposição de narrativas singulares e de logias singulares, mas de encadeamentos de tradições, que tinham nascido de exposições doutrinais.
(JEREMIAS, Joachim. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Paulinas).
Trata-se de
O termo “modalismo” foi introduzido pelo historiador alemão Adolf von Harnak para descrever o elemento comum a um grupo de heresias relacionadas à Trindade, que eram associadas, ao final do século II, a Noetus e Praxeas e, no século III, a Sabélio. Cada um desses escritores estava interessado em resguardar a unidade da Trindade, temendo um lapso que levasse a alguma forma de triteísmo, como uma decorrência da doutrina da Trindade. Essa vigorosa defesa da absoluta unidade de Deus (frequentemente conhecida como “monarquismo”, termo derivado da palavra grega monarchia, que significa “um único princípio de autoridade”) levou esses escritores a insistir na hipótese de que a revelação pessoal de um único Deus aconteceu de distintas maneiras e em distintas épocas. (MCGRATH, Alister E. Teologia Sistemática, histórica e filosófica. São Paulo: Shedd, 2005, p.382).
Considerando a doutrina de Sabélio exposta nesse texto, avalie as seguintes asserções:
I. O Deus único é revelado como criador do mundo e da lei. De acordo com esse modo, Deus é conhecido como “o Pai”. A primeira criatura de Jeová é, a seguir, revelado como salvador, na pessoa de Jesus Cristo. De acordo com esse modo, Deus é conhecido como “o Filho”. O mesmo Deus é, posteriormente, revelado como aquele que santifica e dá a vida eterna. De acordo com esse modo, Deus é conhecido como “o Espírito Santo”.
PORQUE
II. O modalismo nos convida a imaginar a Trindade como constituída por três seres iguais; independentes a autônomos, cada um dos quais é divino.
Segundo a doutrina de Sabélio, assinale a alternativa correta.
Segundo Leonhard Goppelt, em seu livro Teologia do Novo Testamento, as ordenanças da igreja local são os ritos externos ou observâncias simbólicas ordenadas por Jesus, que estabelecem verdades cristãs essenciais. O termo “ordenança” vem do latim ordo, que significa “fila” ou “ordem”, ou por extensão “algo imposto e tornado obrigatório pela autoridade apropriada”. As ordenanças são às vezes chamadas de sacramentos. A palavra “sacramento” significava originalmente “o sinal externo de uma obra interna”. Ou “sinal visível de uma obra invisível da graça”. As ordenanças observadas pela igreja primitiva são duas: o batismo nas águas e a ceia do Senhor.
Acerca dessas ordenanças, analise as afirmativas a seguir:
I. Desde os primórdios existia, entre os discípulos de Jesus, um batismo como rito de admissão e de iniciação.
II. O batismo era oferecido de maneira missionária.
III. O batismo provoca arrependimento e perdão porque o exaltado relaciona o batizando consigo.
Assinale
As tradicionais teorias e práticas teológico-pastorais contemporâneas encontram-se em busca de novos horizontes. Tem sido contestada pela emergência de novos sujeitos históricos: empobrecidos, populações indígenas, idosos, mulheres e crianças, pessoas de cor. Citando Metz, ele identifica crises que se defrontam com a teologia e que representam desafios à missão da igreja. (SATHLER-ROSA, Ronaldo. Cuidado Pastoral em tempos de insegurança. São Paulo: Aste, p.51).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A teologia ensimesmada, envolvida em controvérsias acerca de seus próprios fundamentos, é levada a buscar novo relacionamento com a história e a sociedade.
PORQUE
II. Esgotou-se o monocentrismo cultural; agora a teologia depara-se com um mundo culturalmente policêntrico.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Howard J. Clinebell, em seu livro Aconselhamento Pastoral, menciona que há seis dimensões da integralidade.
Assinale a alternativa que apresente corretamente as seis dimensões do crescimento.
Alister E. McGrath, em seu livro Teologia sistemática, histórica e filosófica, menciona que o termo “reforma” é usado pelos historiadores e teólogos com referência a um movimento da Europa Ocidental – cujo centro foi em torno de indivíduos como Martinho Lutero, Ulrico Zuínglio e João Calvino, o qual tinha por objetivos as reformas moral, teológica e institucional da Igreja cristã naquela região. Inicialmente até cerca de 1525, pode-se considerar que a Reforma girava em torno de Martinho Lutero e da Universidade de Wittenberg, na Alemanha. Entretanto, no início da década de 1520, o movimento também ganhou força, a princípio de maneira independente, na cidade de Zurique, com João Calvino. O projeto de reforma variava de um pais para outro. Assim, as questões teológicas relevantes em um país (por exemplo, na Alemanha) tinham impacto relativamente pequeno em relação aos demais (por exemplo, na Inglaterra). A Igreja Católica, em reação à Reforma, por ordem do papa Paulo, convocou o Concílio de Trento com uma finalidade.
Assinale-a.
A respeito da Teologia da Esperança, de Moltmann, analise as afirmativas a seguir:
I. Toda teologia cristã deve modelar-se pela escatologia.
II. O presente em si não é importante. O importante é que o futuro se apodere da pessoa no presente.
III. A meta do futuro não é a plena manifestação da glória de Cristo; é a edificação da utopia na terra.
Assinale
Com base na visão teológica de Paul Tillich, analise as afirmativas a seguir:
I. Para Tillich, afirmar a existência de Deus é tão ateu quanto negá-la, isso porque o Ser transcende à existência.
II. A responsabilidade sobre as tensões cotidianas da vida moderna remete ao conceito clássico de pecado.
III. Para Tillich, a ressurreição significa simplesmente que Jesus foi restituído à sua dignidade na mente dos discípulos.
Assinale