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Q1040435 Pedagogia
Martin Dreher, em seu livro Coleção História da Igreja, afirma que, imediatamente posterior a Alexandre Magno (356-323 a.C), deparamo-nos com a invasão de cultos egípcios e orientais na Grécia. Grande difusão teve na época também a crença nas estrelas, com todos os mistérios da astrologia. Com os sucessores dos gregos, os romanos, o ingresso dos cultos orientais na região do Mediterrâneo alcançou seu ponto culminante, principalmente no século III. É correto afirmar que a situação religiosa no Império Romano, por volta do nascimento de Cristo, sofreu a influência
Alternativas

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Vamos analisar a questão sobre a influência religiosa no Império Romano no período próximo ao nascimento de Cristo. A questão avalia o conhecimento sobre quais cultos e crenças eram predominantes naquela época, destacando a influência de diferentes culturas na religião romana.

Alternativa Correta: A - de Cibele, a Grande Mãe, e de Attis, provenientes da Frigia.

Esta alternativa está correta porque Cibele e Attis eram deidades importantes no contexto religioso do Império Romano, provenientes da Frígia (atual Turquia). Cibele, conhecida como a Grande Mãe, e Attis, seu consorte, foram cultos que ganharam popularidade no Império Romano devido ao seu apelo místico e suas práticas ritualísticas, influenciando a religiosidade daquela época.

Justificativas para as alternativas incorretas:

B - de Ísis e Olorum, provenientes do Egito. Ísis realmente foi uma deidade egípcia que teve um culto importante no Império Romano. No entanto, Olorum não está correto neste contexto, pois é uma divindade africana, especificamente da religião iorubá, que não tinha influência no Império Romano.

C - dos Baalins, provenientes da Assíria. Os Baalins são deidades do antigo Oriente Médio, mas sua adoração não foi significativa no contexto romano próximo ao nascimento de Cristo. Portanto, esta alternativa não se aplica corretamente à situação descrita.

D - de Mithras, proveniente da Babilônia. Mithras era uma divindade muito venerada no Império Romano, mas sua origem não é babilônica. O culto a Mithras veio do Zoroastrismo persa, e não da Babilônia, o que torna a alternativa incorreta.

E - de Gadu, proveniente da Grécia. Gadu não é uma figura conhecida no panteão grego ou romano e, portanto, não é relevante para a situação religiosa no Império Romano descrita na questão.

Ao analisar questões como esta, é importante identificar as origens culturais das divindades e sua relevância histórica para o período em questão. Isso requer um bom entendimento das influências culturais e religiosas que convergiram no Império Romano.

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