Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Dentista - Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Foram encontradas 50 questões

Q2089598 Odontologia
De acordo com Souza (2021), a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 222/2018 veio regulamentar as boas práticas de gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e se refere a todos os serviços geradores de RSS, cujas atividades envolvam qualquer etapa do gerenciamento, sejam instituições públicas ou privadas, civis ou militares, com fins filantrópicos, incluindo as que exercem ações de ensino e pesquisa. Considerando tal resolução, lâminas de bisturi, brocas, limas endodônticas e demais materiais perfurocortantes são classificados como resíduos do grupo: 
Alternativas
Q2089599 Odontologia
No processo etiológico da doença cárie ocorre uma disbiose acompanhada pelo domínio de bactérias acidogênicas (produtoras de ácidos a partir do metabolismo anaeróbico do açúcar) e acidúricas (vivem bem em ambiente ácido). Além disso, tais bactérias são capazes de produzir substâncias que aumentam o potencial de aderência entre bactérias, servem como reserva energética, protegem as bactérias contra agentes antimicrobianos e dificultam a sua remoção mecânica pela escovação. Trata-se da substância:
Alternativas
Q2089600 Odontologia
Paciente, 50 anos de idade, irá realizar uma cirurgia para instalação de implantes. Durante a anamnese, o cirurgião-dentista suspeitou de uma alteração sistêmica e solicitou um hemograma do paciente. No resultado havia a informação de que o paciente tinha uma anisocitose. Tal fato evidencia: 
Alternativas
Q2089601 Odontologia
Durante a consulta inicial odontológica cabe ao cirurgião-dentista a realização da anamnese, o exame físico e o uso de demais manobras semiológicas. Uma delas é a aferição da pressão arterial, por meio da qual, são determinados os valores de pressão sistólica e diastólica. “A pressão sistólica é a pressão ____________ necessária para que o sangue ____________, impulsionado pelo ventrículo ____________, alcance as células do corpo com o oxigênio.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q2089602 Odontologia
Durante a realização de um procedimento odontológico, o cirurgião-dentista optou por realizar a anestesia empregando a técnica de Gow-Gates. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2089603 Odontologia

A importância de superfícies para o crescimento microbiano foi reconhecida desde a década de 1920, quando um número de pesquisadores notou, de modo independente, que o crescimento de bactérias em lâminas de vidro submersas no solo era diferente daquelas que podiam ser cultivadas em meio de cultura (caldo). No entanto, somente após cinquenta anos, as populações microbianas sésseis foram consideradas suficientemente diferentes dos micro-organismos de vida livre para merecerem seu próprio nome, sendo criado o termo biofilme.

(Teughels et al. 2020. Adaptado.)


O biofilme bacteriano é um fator etiológico diretamente relacionado aos casos de periodontite e gengivite. Sobre tal estrutura, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Alternativas
Q2089604 Odontologia
Cortical, ou linha radiopaca, que coincide com o contorno da raiz dentária e forma a fossa alveolar, sendo vista em sua normalidade como uma fina linha branca (radiopaca) que reveste o interior dos alvéolos dentários. É também chamada de lâmina dura. Em geral, tem um significado importante para a existência de uma patologia, embora, conforme a condição estrutural do osso, não possa ser vista. Tal descrição se refere a qual estrutura vista em uma radiografia periapical?
Alternativas
Q2089605 Odontologia
O bloqueio do nervo alveolar superior anterior é uma técnica bastante utilizada em odontologia e altamente segura. É indicada para procedimentos que envolvem dois ou mais dentes anteriores superiores. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2089606 Odontologia
Considerando que o Capítulo VIII do Código de Ética Odontológico trata dos honorários profissionais, NÃO representa uma infração ética: 
Alternativas
Q2089607 Odontologia
De acordo com o Código de Ética Odontológica, em seu Art. 51, “os preceitos deste Código são de observância obrigatória e sua violação sujeitará o infrator e quem, de qualquer modo, com ele concorrer para a infração, ainda que de forma indireta ou omissa, às penas previstas no Art. 18, da Lei nº 4.324/1964”. Diante do exposto, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2089608 Odontologia
O Art. 11 do Código de Ética Odontológica trata do relacionamento dos profissionais com o paciente. São consideradas infrações éticas, EXCETO: 
Alternativas
Q2089609 Odontologia
Considerando que o Art. 3º do Código de Ética Odontológica denota sobre os objetivos da atenção odontológica, a finalidade de toda a atenção odontológica é a saúde do ser humano. “Caberá aos _________________________________, como integrantes da equipe de saúde, dirigir ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência à saúde, preservação da autonomia dos indivíduos, participação da comunidade, hierarquização e _____________ político-administrativa dos serviços de saúde.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q2090480 Odontologia
A principal lesão potencialmente maligna de boca é a leucoplasia. O maior desafio para o manejo de pacientes portadores de lesões potencialmente malignas de boca é o dilema de tentar prever com mais clareza qual evoluirá para carcinoma epidermoide, uma neoplasia com prognóstico geralmente ruim. Sobre a leucoplasia verrucosa proliferativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A gengiva é um local frequentemente acometido. ( ) Raramente regridem independente do tratamento empregado. ( ) Apresentam forte predileção por homens. ( ) Apresentam grande associação com o uso do tabaco.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090481 Odontologia
Subsítios para o carcinoma orofaríngeo incluem palato mole, base de língua, região tonsilar e parede posterior da faringe. Sobre o carcinoma epidermoide orofaríngeo, analise as afirmativas a seguir.
I. Dentre os subsítios para o carcinoma orofaríngeo, a região de base de língua é o local preferido para os carcinomas associados ao papilomavírus humano. II. No momento do diagnóstico, a proporção de casos com metástase cervical é maior nos casos de carcinoma de orofaringe papilomavírus humano positivo do que nos casos de carcinomas de língua. III. Os carcinomas epidermoides de orofaringe papilomavírus humano positivos apresentam melhores resultados terapêuticos em comparação com os carcinomas papilomavírus humano negativos. IV. Carcinomas epidermoides de orofaringe papilomavírus humano positivos com frequência são muito diferenciados e queratinizantes.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2090482 Odontologia
Defeitos de desenvolvimento da região oral e maxilofacial compreendem uma série de alterações que apresentam uma grande diversidade de características clínicas e de evolução. Sobre os defeitos de desenvolvimento que apresentam associação com síndromes, analise as afirmativas a seguir.
I. O lábio duplo, a blefarocalásia e o aumento atóxico da tireoide compreendem a síndrome de Melkersson-Rosenthal. II. A síndrome de Treacher-Collins é uma craniossinostose que apresenta caracteristicamente nas radiografias do crânio um aspecto de metal martelado.
III. A síndrome de Van der Woude é a forma mais comum de fendas (labial e palatina) sindrômicas. IV. A macroglossia é um achado comum na síndrome de Beckwith-Wiedemann.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2090483 Odontologia
A história natural de infecção pelo herpes-vírus humano do tipo 1 (HSV-1) inclui a infecção primária, a latência e a infecção recorrente. Sobre a infecção por HSV-1, analise as afirmativas a seguir.
I. Um possível local de latência do vírus inclui o gânglio nodoso do nervo vago. II. A infecção dos olhos por HSV-1 é conhecida como paroníquia herpética. III. A lidocaína viscosa pode ser utilizada em pacientes pediátricos para garantir o alívio dos sintomas. IV. Mais da metade da população transmite o HSV-1 de forma assintomática.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2090484 Odontologia
A Doença Renal em Estágio Final (DREF) refere-se à deterioração bilateral progressiva dos néfrons, a unidade funcional dos rins. A doença resulta em uremia e pode levar à morte. Um homem de 75 anos de idade com quadro de DREF apresentou lesões líticas multiloculares, assintomáticas e expansivas na mandíbula, com evolução de cinco meses. Biópsia incisional foi realizada e o laudo histopatológico descreveu o seguinte quadro: células gigantes multinucleadas dispersas em estroma vascular com proliferação de fibroblastos. Diante do quadro apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se da deficiência do metabólito ativo da vitamina D. II. Relaciona-se com a produção excessiva de paratormônio. III. Relaciona-se à falha na função dos osteoblastos. IV. O diagnóstico da patologia em mandíbula é de lesão central de células gigantes.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2090485 Odontologia
“Lesões __________ chamadas de __________________, cuja etiologia está associada ___________________, podem estar presentes _____________________.” Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2090486 Odontologia
A varfarina antagoniza a ação da vitamina K, elemento necessário para síntese de fatores de coagulação (II, VII, IX e X). Qual a melhor conduta, dentre as elencadas a seguir, para um paciente com história de trombose que deverá realizar a exodontia do incisivo central superior esquerdo e que toma 2 mg/dia de varfarina? 
Alternativas
Q2090487 Odontologia
Mulher, 68 anos, com história de hipertensão, apresentou-se ao serviço odontológico com dor espontânea referida ao terceiro molar inferior esquerdo. Ao exame radiográfico foi observado que o dente em questão se apresentava totalmente irrompido e com cárie extensa. Após uma criteriosa avaliação, um diagnóstico de pulpite irreversível associada ao dente 38 foi definido. Na anamnese, a paciente relatou que tomava diariamente um anti-hipertensivo da classe dos antagonistas dos receptores da angiotensina; porém, havia esquecido de tomar tal medicação no dia da referida consulta de urgência odontológica. Outras informações clínicas não foram dignas de nota. O tratamento proposto foi a exodontia do dente responsável pela dor com a utilização de uma solução de prilocaína 3% com felipressina (dois tubetes). Diante do quadro hipotético apresentado, qual o limite máximo da pressão arterial verificada no momento da consulta, para que a paciente possa se submeter ao tratamento preconizado, com um risco pequeno de resultado adverso? 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: E
5: E
6: C
7: A
8: D
9: E
10: B
11: A
12: B
13: E
14: C
15: E
16: B
17: A
18: A
19: B
20: E