Questões de Concurso Militar PM-MG 2021 para 2º Tenente - Ginecologia
Foram encontradas 27 questões
I. Os microadenomas raramente progridem para macroadenomas e ambos têm origem monoclonal.
II. Antagonistas da dopamina podem ser usados para o tratamento da hiperprolactinemia induzida por fármacos se for desejada a ovulação e não for possível a suspensão do fármaco que induz hiperprolactinemia.
III. Os sintomas de aumento do macroadenoma incluem cefaleia intensa, alterações do campo visual e, raramente, diabetes insípido e cegueira.
IV. Em mulheres que não desejam engravidar, a conduta expectante pode ser usada tanto nos microadenomas quanto na hiperprolactinemia sem adenoma, enquanto a função menstrual estiver preservada.
Estão CORRETAS as assertivas:
I. Como a acetilcolina é o principal neurotransmissor usado na contração da musculatura vesical, praticamente todos os fármacos usados para controlar a hiperatividade do músculo detrusor têm propriedades anticolinérgicas.
II. A gravidez, o parto e a obesidade estão entre fatores causadores ou exacerbadores da incontinência urinária de esforço, sendo que o emagrecimento está relacionado à diminuição dos episódios de incontinência urinária
III. A hiperatividade do detrusor é uma observação urodinâmica caracterizada por contrações involuntárias do detrusor durante a fase de esvaziamento vesical, que podem ser espontâneas ou provocadas.
IV. Em pacientes com doenças pulmonares crônicas a IUE pode ser causada por tosse crônica.
Estão CORRETAS as assertivas:
( 1 ) Mamografia
( 2 ) Ultrassonografia
( 3 ) Ressonância
( ) Exame de escolha para o carcinoma oculto de mama.
( ) Em rastreamento de mulheres de alto risco, pode ser utilizado 10 anos antes da idade que foi diagnosticado câncer de mama em parente de 1º grau.
( ) Melhor método para guiar procedimentos percutâneos.
( ) Diferenciação de lesões sólidas e císticas.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
( 1 ) Entre 35 e 55 anos.
( 2 ) No início do período reprodutivo (15 a 25 anos).
( 3 ) Período reprodutivo maduro (25 a 40 anos).
( ) Fibroadenoma
( ) Dilatação ductal e descarga papilar
( ) Mastalgia cíclica e nodularidade generalizada
( ) Alteração fibrocística
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
( ) O ligamento sacroespinhoso pode ser utilizado para a suspensão vaginal, oferecendo a vantagem da via cirúrgica vaginal.
( ) Na colocação da faixa transobturadora para o tratamento da incontinência urinária podem ocorrer lesões do feixe neurovascular obturador que é conduzido pelo forame obturador.
( ) A artéria ovariana é ramo direto da aorta e origina-se logo abaixo da origem dos vasos renais.
( ) A ocorrência de metástases para linfonodos regionais é um dos elementos mais importantes no planejamento cirúrgico das neoplasias malignas ginecológicas e em seu prognóstico.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
I. O tratamento do câncer do colo do útero é feito com base no estágio da doença. A doença em estágio inicial (I a IIA) pode ser tratada por cirurgia radical ou radioterapia; o melhor tratamento da doença avançada (estágios IIB a IV) é a quimiorradioterapia (associação de quimio e radioterapia).
II. O tipo histológico mais comum de câncer do colo do útero é o escamoso, e a incidência relativa e absoluta do adenocarcinoma vem decrescendo principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil; os dois tipos histológicos são causados pela infecção por HPV.
III. O estadiamento do câncer do colo do útero é clínico, embora técnicas radiológicas modernas – tais como tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia ou tomografia por emissão de pósitrons – possam auxiliar o planejamento individual do tratamento.
IV. A traquelectomia radical é um procedimento que vem se tornando popular como opção de tratamento cirúrgico para mulheres com doença em estágio IA2 e IB2 que desejam preservar o útero e a fertilidade.
Estão CORRETAS as assertivas: