Paciente masculino, 32 anos, com histórico de transtorno de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q679799 Psiquiatria
Paciente masculino, 32 anos, com histórico de transtorno de humor bipolar, em uso de antipsicóticos e lítio, chega à emergência com quadro de confusão mental, febre de 39,2°C, agitação psicomotora, aumento da pressão arterial, taquicardia, sudorese e rigidez muscular. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre o paciente com transtorno de humor bipolar e identificar a hipótese diagnóstica mais provável com base nos sintomas apresentados.

A alternativa correta é: C - Síndrome neuroléptica maligna.

Para entender por que esta é a escolha correta, vamos analisar os sintomas do paciente: confusão mental, febre de 39,2°C, agitação psicomotora, aumento da pressão arterial, taquicardia, sudorese e rigidez muscular. Esses são sintomas clássicos da síndrome neuroléptica maligna, uma condição rara e potencialmente fatal que pode ocorrer em indivíduos que utilizam antipsicóticos.

A síndrome neuroléptica maligna caracteriza-se por uma tríade principal de hipertermia (febre alta), rigidez muscular e alterações autonômicas (como pressão alta e taquicardia), além de alteração do estado mental. O uso de antipsicóticos e a presença desses sintomas ajudam a fechar o diagnóstico.

Vamos explorar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Intoxicação por lítio: Esta alternativa não é a mais provável porque a intoxicação por lítio geralmente se manifesta com sintomas como tremores, náuseas, vômitos, diarreia, e em casos graves, convulsões. A rigidez muscular e a febre alta não são típicas da intoxicação por lítio.

B - Agudização do quadro psiquiátrico de transtorno de humor: Um episódio agudo de transtorno bipolar, como mania ou depressão severa, não costuma causar febre alta, rigidez muscular ou alterações autonômicas significativas, como taquicardia ou aumento da pressão arterial.

D - Impregnação por neurolépticos: Este termo refere-se ao acúmulo de efeitos dos antipsicóticos, que poderia causar efeitos extrapiramidais (como tremor e rigidez), mas não é associado a febre alta e mudanças autonômicas intensas, como o que ocorre na síndrome neuroléptica maligna.

Assim, a descrição dos sintomas e o histórico de uso de antipsicóticos apontam de maneira clara para a síndrome neuroléptica maligna como a hipótese diagnóstica mais provável.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo