Um homem de 78 anos, internado em um hospital geral para tr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883582 Psiquiatria
Um homem de 78 anos, internado em um hospital geral para tratamento de uma pneumonia, apresenta-se deprimido e não tem conseguido colaborar adequadamente com as atividades fisioterapêuticas necessárias a sua recuperação. Esse paciente não tem comorbidades clínicas além da pneumonia. Seu médico assistente solicita um parecer ao psiquiatra para saber se haveria alguma alternativa de tratamento antidepressivo que pudesse oferecer uma resposta marcadamente mais rápida ao paciente que os inibidores seletivos de recaptação da serotonina, sem causar sedação, de modo a permitir que ele conseguisse realizar as atividades de fisioterapia e saísse do hospital. No hospital, não há eletroconvulsoterapia disponível.

Nesse caso, o psiquiatra poderia recomendar
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta, que envolve o tratamento de um paciente idoso com sintomas depressivos em um contexto hospitalar. O objetivo é encontrar uma alternativa de tratamento antidepressivo que ofereça uma resposta mais rápida do que os inibidores seletivos de recaptação da serotonina, sem causar sedação, para que o paciente possa participar das atividades de fisioterapia.

Alternativa correta: A - metilfenidato.

Justificativa: O metilfenidato é um estimulante do sistema nervoso central que é usado principalmente para tratar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mas também pode ser utilizado para melhorar sintomas depressivos, especialmente em idosos debilitados. Ele pode proporcionar uma resposta mais rápida e não causa sedação, o que é ideal para o contexto apresentado.

Analisando as alternativas incorretas:

B - Lítio: O lítio é um estabilizador de humor usado principalmente no tratamento do transtorno bipolar. Não é indicado para episódios de depressão aguda sem histórico de bipolaridade, pois sua ação é mais lenta e não se adequa ao objetivo de resposta rápida.

C - Imipramina: A imipramina é um antidepressivo tricíclico que pode ser eficaz, mas está associado a efeitos colaterais significativos e sedação, o que não é desejável neste caso.

D - Mirtazapina: A mirtazapina é um antidepressivo que pode ser sedativo, especialmente em doses baixas. Portanto, não é indicado para um paciente que precisa estar alerta para a fisioterapia.

E - Quetiapina: A quetiapina é um antipsicótico que, em baixas doses, pode ser usado para depressão, mas seu efeito sedativo é uma contraindicação para este caso específico.

Para resolver questões como essa, é importante compreender as características dos medicamentos, suas indicações e contraindicações. Avalie sempre o contexto clínico e os objetivos do tratamento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo