No texto "Uma dificuldade no caminho da psicanálise", Freud ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q526774 Psicologia
No texto "Uma dificuldade no caminho da psicanálise", Freud (1917) disserta sobre como o narcisismo universal dos homens sofreu, ao longo da história humana, três severos golpes por parte das pesquisas científicas. Tratam-se dos golpes cosmológico, biológico e psicológico. Com relação ao golpe psicológico, pode-se afirmar que ele se baseia no fato de que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para entender a questão proposta, precisamos explorar o conceito de narcisismo universal dos homens segundo a perspectiva da psicanálise de Freud, em particular, seu trabalho sobre os golpes que abalaram esse narcisismo: o cosmológico, o biológico e, especificamente nesta questão, o psicológico.

Alternativa correta: E - o ego não é o senhor da sua própria casa.

A afirmação de que o ego não é o senhor da sua própria casa refere-se ao golpe psicológico que a psicanálise deu ao narcisismo humano, mostrando que o ego, ou a parte consciente da mente, não tem controle total sobre os processos psíquicos. Freud argumenta que grande parte de nossas ações e pensamentos são influenciados pelo inconsciente, desafiando a noção de que estamos sempre no controle de nós mesmos.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

A - as pulsões sexuais dominam as pulsões de autopreservação. Esta alternativa fala sobre a teoria das pulsões de Freud, mas não está diretamente relacionada ao conceito de golpe psicológico no contexto do narcisismo.

B - o inconsciente é estruturado como uma linguagem. Este conceito é mais associado a Jacques Lacan, que reinterpretou Freud através da lente da linguística, e não é diretamente pertinente ao golpe psicológico conforme discutido por Freud.

C - o psiquismo opera sobre o corpo à revelia da consciência. Embora essa afirmação seja verdadeira dentro da psicanálise, ela não se relaciona diretamente com o tema da perda de controle consciente do ego, que caracteriza o golpe psicológico que Freud menciona.

D - os mecanismos de defesa são falhos frente à força pulsional. Essa alternativa descreve a luta entre mecanismos de defesa do ego e forças pulsionais, mas não encapsula a ideia do golpe psicológico onde o ego perde seu status de 'mestre'.

Ao abordar questões como essa, é importante focar nas definições centrais que Freud apresenta sobre o inconsciente e como isso altera a percepção do controle consciente da mente. Assim, podemos identificar que a afirmação de que "o ego não é o senhor da sua própria casa" é fundamental para compreender o impacto psicológico que Freud descreve.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: 

 e)  o ego não é o senhor da sua própria casa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo