Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas frases abaixo e em se...
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas frases abaixo e em seguida assinale a sequência CORRETA:
( ) Delírios e alucinações eram considerados “sintomas acessórios”- não essenciais para o diagnóstico- na esquizofrenia por Eugen Bleuler.
( ) Com o advento dos antipsicóticos atípicos, a presença dos chamados “sintomas negativos” não apresenta mais um pior prognóstico na esquizofrenia.
( ) Aproximadamente 25% dos transtornos afetivos psicóticos apresentam-se com os “sintomas de primeira ordem” descritos por Kurt Schnneider.
( ) Evidências recentes sugerem que a condição de minoria étnica seja um fator de risco mais importante do que baixo nível socioeconômico para o desenvolvimento da esquizofrenia.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - V,F,V,V
Vamos analisar cada uma das afirmações para entender por que essa é a opção correta.
( ) Delírios e alucinações eram considerados “sintomas acessórios” - não essenciais para o diagnóstico - na esquizofrenia por Eugen Bleuler. Verdadeiro
Eugen Bleuler foi um psiquiatra que introduziu o termo "esquizofrenia". Ele considerava os delírios e alucinações como sintomas "acessórios", focando mais nos sintomas fundamentais, como a desagregação do pensamento e a ambivalência.
( ) Com o advento dos antipsicóticos atípicos, a presença dos chamados “sintomas negativos” não apresenta mais um pior prognóstico na esquizofrenia. Falso
Os sintomas negativos incluem apatia, redução da expressão emocional e retraimento social. Apesar dos antipsicóticos atípicos terem melhorado o tratamento, eles ainda indicam um pior prognóstico do que os sintomas positivos.
( ) Aproximadamente 25% dos transtornos afetivos psicóticos apresentam-se com os “sintomas de primeira ordem” descritos por Kurt Schneider. Verdadeiro
Kurt Schneider descreveu os "sintomas de primeira ordem", como alucinações auditivas e pensamentos inseridos ou retirados. Estudos mostram que esses sintomas aparecem em cerca de 25% dos transtornos afetivos psicóticos.
( ) Evidências recentes sugerem que a condição de minoria étnica seja um fator de risco mais importante do que baixo nível socioeconômico para o desenvolvimento da esquizofrenia. Verdadeiro
Pesquisas indicam que a condição de minoria étnica pode influenciar mais fortemente o risco de desenvolver esquizofrenia do que o nível socioeconômico, possivelmente devido a fatores de estresse social e discriminação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo