Sobre orçamento público, informe se é verdadeiro (V) ou fals...
Sobre orçamento público, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo.
( ) As contribuições previdenciárias não chegam a ser tributos, mas não deixam de ser receitas públicas e, como tal, devem estar sujeitas ao controle parlamentar.
( ) Nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos, salvo as exceções previstas em lei.
( ) Na classificação funcional-programática, o “subprograma” pode ser definido como um instrumento de programação para alcançar os objetivos de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, necessárias à manutenção da ação do governo.
( ) Em obediência ao Princípio do Orçamento Público, não poderá ser incluída, no orçamento, a Despesa Pessoal Líquida.
A alternativa que apresenta a sequência correta é
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O comentário da Hérica tá perfeito. Vou só complementar, a ultima afirmação sobre despesa líquida não se enquadra pois confrontaria diretamente o princípio do orçamento bruto.
Gabarito contestável,
A primeira alternativa se torna inconsistente ao passo que afirma haver controle parlamentar sobre as receitas de Contribuições Previdenciárias.
Porém, segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), as Contribuições Previdenciárias são entradas compensatórias, sendo classificadas como Receitas Extraorçamentárias, in verbs:
"Do ponto de vista orçamentário, ressalta-se que o empenho relacionado à folha de pagamento é realizado pelo valor bruto da remuneração do servidor. Nesse momento, deve ser utilizada a modalidade de aplicação direta da despesa (modalidade de aplicação 90), para registro da despesa total com pessoal. No momento da liquidação, o ente registra a entrada compensatória em montante equivalente ao valor da contribuição previdenciária retida, com o correspondente passivo. Assim, o repasse ao RPPS ocorre de forma extraorçamentária (entradas e saídas compensatórias)",
Sendo assim, complementa-se que tais receitas são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade. Portanto, devido ao fato de não integrarem o orçamento, todos os ingressos extraorçamentários não sofrem controle legislativo.
Desta forma, o gabarito correto deveria ser letra D.
Uma duvida, por que o segundo item é verdadeiro?
O item 2 e verdadeiro pq tá na Lei.
Programa – é a categoria que articula um conjunto de ações (orçamentárias e não orçamentárias)
suficientes para enfrentar um problema. Seu desempenho deve ser passível de aferição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo